TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções de um controller

Tese: Funções de um controller. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

A Controladoria é o departamento ou setor que tem como objetivo servir os gestores com informações tempestivas, fiéis e que de fato estejam formatadas para permitir análises e, em decorrência, tomadas de decisões. Este artigo tem por objetivo investigar a aderência das funções de controladoria executadas nas empresas com aquelas preconizadas na literatura. Adotou-se como premissa as funções de Controladoria descritas por Almeida, Parisi e Pereira (2001). Para a realização da pesquisa escolheu-se uma organização de médio porte sediada no Estado de Goiás, esta com filiais em Brasília-DF. Em 2006, a organização passou a adotar a Controladoria com o objetivo de melhorar o sistema de informação para decisão, sendo este serviço terceirizado a uma empresa de consultoria e assessoria, fato inovador sob o ponto de vista de tomada de decisão. Para colher os dados das atividades desempenhadas pela Controladoria utilizou-se de entrevista estruturada, cujas perguntas foram feitas ao Controller. As análises permitiram extrair as seguintes conclusões: 1) A Controladoria na empresa foi criada sem definição de elementos chaves como missão e função; 2) As funções exercidas na entidade, pela Controladoria, estão atreladas ao assessoramento; 3) As funções exercidas pela Controladoria não guardam relações diretas com àquelas previstas pelos autores citados.

Palavras-chave: Controladoria. Sistema de informações. Terceirização.

ABSTRACT

The Controllership is the departament or sector that has the goal of serving the managers with timely, faithful iformation, and of fact are formatted to permit analysis and, as result, decision-making. This paper has to goal to investigate the adherence’ controllership functions implemented in enterprises with those avocated in the licterature. Adopted as premise in this study the controllership functions described by Almeira, Parisi and Pereira (2001). To carry out the research chose a medium-size company headquartered in Goiás State, this with branches in Brasília-DF. In 2006, the organization passed to adopt the Controllership with the aim of improving the management information system, to this service makes a outsourcing to a consulting and advisory enterprise, a innovation under the viewpoint of decision-making. To collect data about the performed activities by the Controllership maked use of structured interview, wich the questions were asked to the controller. The analysis enabled draw the following conclusions: 1) The company’s controllership was developed without definition of keys elements such as mission and function; 2) The functions performed in the company, by the Controllership, are conected to the advisory; 3) The functions performed by Controllership does not direct relationships with those provided by the authors cited.

Key words: Controllership. Information System. Outsourcing.

1 INTRODUÇÃO

As organizações modernas vêm aderindo à prática de Controladoria para auxiliar na condução da gestão. A Controladoria ainda é recente e seu desenvolvimento ganhou força no final da década de 80 e na década de 90, com o aparecimento do GECON (Gestão Econômica), na Universidade de São Paulo. Os seus criadores, professor Armando Catelli e outros renomados pesquisadores, orientaram diversas dissertações e teses sobre o assunto, permitindo ampla discussão da função Controladoria nas empresas, bem como a sua evolução.

A partir dos estudos acadêmicos houve também um crescimento na literatura sobre o assunto. O objetivo do profissional de controladoria é variado, como pode ser visualizado na seção 2 (dois) deste artigo. Foi em razão desta gama de atividades de apoio ao processo decisório exercidas pela Controladoria é que nasceu a dúvida que levou a realização deste artigo: a Controladoria executada nas empresas tem similaridade com as funções destacadas pelos principais doutrinadores do assunto? A partir deste problema objetiva-se com a pesquisa levantar os pontos de convergência com a literatura e também estabelecer aqueles que divergem dela. É importante elucidar que neste artigo assumiu a premissa de que as funções de controladorias são aquelas descritas por Almeida, Parisi e Pereira (2001), quais sejam: subsidiar o processo decisório, apoiar a avaliação de desempenho, apoiar a avaliação de resultado, gerir os sistemas de informações e atender aos agentes de mercado.

Para a realização desta pesquisa optou-se por estudar um caso único: uma empresa comercial que explora a atividade de fertilizantes e o comércio de produtos agropecuários. Escolheu-se esta empresa porque a criação do setor de controladoria decorreu de um processo natural de evolução dos negócios e pela decisão ser considerada inusitada, pois houve na verdade a terceirização desta área, o que não é um fato comum em termos de referencial bibliográfico sobre o tema.

A pesquisa é classificada como de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com