TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções do mercado de capitais

Tese: Funções do mercado de capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Uma das principais funções do mercado de capitais é oferecer títulos que são representativos do capital das empresas, neste caso, as ações. Lima (2006) mostra que as ações das empresas dividem basicamente em dois tipos: Ações Preferenciais (PN) e Ações Ordinárias (ON).

As ações preferenciais têm a preferência na distribuição dos lucros e no reembolso do capital, no caso de dissolução da sociedade. Todas as preferências ou restrições que as ações possuem devem estar visíveis nos estatutos da companhia. Os investidores que escolhem as ações ordinárias recebem um percentual menor em relação aos investidores que optam pelas ações preferenciais, mas estes não possuem direito de voto.

As ações preferenciais têm direito a voto quando a empresa acionária não pagar ao seu comprador seus dividendos por três anos consecutivos. (FORTUNA, 2005).

Nas ações ordinárias, os acionistas têm direito de participar das assembléias, onde se discute as diretrizes da empresa e sendo como característica principal das ações ordinárias o direito do voto. Cada ação ordinária representa um voto, por isso a quantidade de ações da empresa interfere no peso do voto do acionista.

As características mais importantes dos direitos gerais de um acionista ordinário são adotar e corrigir o estatuto da companhia; eleger a junta de dirigentes; autorizar a venda do ativo fixo ou imobilizado; mudar a quantia autorizada das ações ordinárias e autorizar a emissão de ações preferenciais, debêntures e outros tipos de títulos, onde são estabelecidas por lei (PINHEIRO, 2005).

Visando que o peso do voto que é correlacionado com a quantidade de ações, fica interessante para o investidor ter ações ordinárias o que têm o intuito de participar das decisões da empresa. Então para o pequeno investidor, o melhor é aplicar nas ações preferenciais que lhe garantem vantagens no recebimento de dividendos.

Para Lima, Galardi e Neubauer (2006), quanto à valorização das ações no mercado, não existe influência significativa para os tipos ON ou PN.O valor de um ativo, tal como uma ação ordinária ou um título, é influenciado por três principais fatores: fluxo de caixa do ativo, taxa de crescimento do fluxo de caixa e risco ou incerteza do fluxo de caixa. Um aumento no montante do fluxo de caixa tende a aumentar o preço de um ativo. Inversamente, se o fluxo de caixa tornar-se mais incerto, o preço declina.

Existem três condições desejáveis para um crescimento contínuo no valor de qualquer ativo:

1. O ativo deve produzir fluxo de caixa continuamente;

2. O fluxo de caixa deve ter uma taxa de crescimento positiva, ou seja, o fluxo deve crescer com o passar do tempo;

3. O risco deve ser controlado.

Para encontrar o preço corrente de um ativo, então, os fluxos de caixa futuros devem ser descontados e trazidos ao valor presente a uma taxa adequada que reflita cada aspecto do risco. Portanto, o preço de um ativo é igual ao valor presente de seus fluxos de caixa futuros.

Como determinar o valor de um título:

1. Calcular o valor presente dos pagamentos de juros;

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com