TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futuro Introdução De Algebra Usando Construção De Um Dado, E Aplicando Probabilidade No sétimo Ano Do Ensino Fundamental.

Pesquisas Acadêmicas: Futuro Introdução De Algebra Usando Construção De Um Dado, E Aplicando Probabilidade No sétimo Ano Do Ensino Fundamental.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 4

Artigo de opinião

Título: Álgebra, aprendizagem, dificuldades, meios e fins..

Nome do autor: Francisco de Paula da Silva Mariano.

Objetivo: Demonstrar as dificuldades do mundo da álgebra, suas regras, como aprender os modelos e utiliza-la.

Introdução da teoria de probabilidade, para depois o aluno trabalhar com álgebra, construir um dado com cartolina de forma sustentável, aproveitando o máximo de cartolina, cola e respeitando o meio ambiente jogando na lata do lixo o que não deu para se utilizar, lixeira reciclavel.

Competências e habilidades a serem desenvolvidas: as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos ao realizarem a atividade, identificar, transformar, fazer a leitura e transformação para variáveis, observar os matemáticos, teorias, teoremas, usá-los de forma espontânea para resolução de problemas.

Introdução: Usar a historia e filosofia da ciência, demonstrando suas ideias, suas necessidades teóricas e a matemática moderna. Como introduzir aos alunos a mudança de paradigma atinge a todos e seus macetes de identificação.

Material necessário: livro texto utilizado pelos professores do ensino fundamental, do sétimo ano, a apostila utilizada pelo governo do estado de São Paulo. A lousa, a apresentação da sequência de ideias, utilização de cartolina, cd ROM para guardar os conteúdos e as atividades pelos mesmos.

Sequência de atividades: Apresentação das teorias, apresentação de vídeos e aplicação da mesma, utilização de cartolina para desenvolver os cálculos e utilizar pen drives ou cd rons para guardar os resultados.

Para os alunos foi apresentado o desenho de um quadrado, com abas, e suas medidas para que fosse desenhado na cartolina, com medida aproximada de 15 cm.

Na lousa foi apresentado que o dado é uma figura em três dimensões, com o alvo de construir a mesma com cartolina, com seis quadrados de mesma medida e cada um contendo os valores representados como bolinhas: •, .

Lembrando que os alunos, recortaram e montaram seus dados, jogando o resto do material num lixo reciclável, respeitando o meio ambiente, e trabalhando de forma sustentável.

Os alunos tiveram contato com o desenho de um dado aberto e com as respectivas abas para serem colados respectivamente.

Os alunos foram divididos em grupos de 4 pessoas por grupos fazendo o desenho apresentado, fazendo-o na cartolina, já com os números desenhados e depois colando e apresentando ao professor. Foi pedido que tirassem fotos nos seus celulares para ser colocado no “facebook”.

Dentro da ciência e filosofia da ciência foram apresentado as ideias de Leonardo Da Vinci, como sua matemática era usada na pintura de seus quadros, a famosa proporção:

a/b= b/(a-b)

Conteúdo necessário para alavancar a utilização da apostila de matemática do terceiro bimestre do sétimo ano.

Também na mesma apostila foi abordado sobre o conteúdo de probabilidade utilizando as chances de sair um número num dado. Como exemplo pede-se para uma turma de alunos com quatro participantes que jogue seu dado, e qual a chance de sair o número 1?

Usando os cálculos: temos um total de seis lados, os lados do dado são (1,2,3,4,5,6), portanto vai sair o número 1: temos as probabilidade de 1/6.

Quatro grupos foram tinham quatro dados, jogando-os ao mesmo tempo qual a chance de se obter o número 2?

Pela teoria são quatro dados, 6X4 = 24, total de lados que poderão sair, e são quatro números 2: resultado igual a 4/24, sendo simplificado dará 1/6.

Resultados, discussão ou conclusão: trata-se de um momento importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com