TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usando o conceito de probabilidade

Artigo: Usando o conceito de probabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Artigo  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

A teoria das probabilidades com BLAISE PASCAL

Segundo as pesquisas caro leitor ,as probabilidades tiveram as suas primeiras origens na idade média com os tradicionais jogos de azar que se faziam na corte.

Apesar de Cardano, Pacioli e Tartaglia terem feito observações sobre esse assunto foi com Blaise Pascal que a teoria das probabilidades surgiu. através de um problema que de mére colocou a pascal acerca do jogo que ele se interessou por esse tema. e juntamente com Pierre de Fermat seu amigo de longa data também matemático, onde expunha seu raciocínio chegou a conclusões que ainda hoje não são válidos....

Destacamos um trecho desses teoremas que se pode ver a seguir..

Diz-se que foi a correspondência entre dois matemáticos que marcou o nascimento da teoria das probabilidades, apesar de não terem publicado essas cartas elas vieram através de Huygens, matemático que deu o impulso definitivo ao cálculo das probabilidades...

Teoria das probabilidades com Pierre Simon Laplace

Laplace foi um grande matemático e parte de sua existencia foi dedicada á astronomia matemática onde foi desenvolvido várias obras primas e foi um dos primeiros cientistas a pressupor a existência de buracos negros e a noção do colapso gravitacional, ele é lembrado como um dos maiores cientistas de todos os tempos.dentre suas pesquisas como matemático físico outro tema principal dos esforços de sua vida era a teoria da probabilidade.

Laplace projetou um sistema de raciocínio indutivo baseado em probabilidades, que hoje coincidem com as ideias Bayesianas. Uma fórmula bem-conhecida surgida de seu sistema é a regra de sucessão. pressuponha que um processo só tenha dois possíveis resultados, rotulados "sucesso" e "falha": sob a suposição de que pouco ou nada é conhecido a priori sobre as plausibilidades relativas dos resultados, Laplace derivou uma fórmula para a probabilidade de que o próximo processo seja um sucesso.

onde s é o número de sucessos anteriormente observados e n é o número total de processos observados. Ele ainda é usado como estimativa para a probabilidade de um evento se soubermos o espaço do evento, mas tivermos apenas um pequeno número de amostras.

A regra da sucessão tem sido objeto de muita crítica, parcialmente devido ao exemplo que Laplace escolheu para ilustrá-la. Ele calculou que a probabilidade de que o Sol nascerá amanhã, dado que ele nunca falhou em fazê-lo no passado, era

Onde d é o número de vezes que o Sol nasceu no passado. Este resultado tem sido ridicularizado como absurdo e alguns autores concluíram que todas as aplicações da regra da sucessão eram absurdas por extensão. Porém, Laplace tinha total noção da absurdidade do resultado; imediatamente após o exemplo, ele escreveu, "Contudo, este número(isto é, a probabilidade de que o Sol nascerá amanhã)é bem maior para aquele que, vendo na totalidade dos fenômenos o princípio regulando os dias e as estações, percebe que nada no atual momento pode impedir o caminho dele."

CONCLUSÃO DO GRUPO

A Todos os dias somos confrontados com situações, que nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com