TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futuro Profissional Secretariado

Artigos Científicos: Futuro Profissional Secretariado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  4.201 Palavras (17 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

O FUTURO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO

SÃO PAULO

2013

O FUTURO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO

Pré Projeto do Trabalho de Conclusão do Curso de Automação de Escritórios e Secretariado apresentado a FATEC-SP

Orientadora: Prof. Me. Cathia Lima Petroni

SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................................. 04

2. REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................................05

3. METOLOGIA DA PESQUISA.......................................................................................18

4. CRONOGRAMA.............................................................................................................19

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................20

1. INTRODUÇÃO

A profissão de secretária (o) vem sofrendo mudanças drásticas nos últimos 50 anos, por esse motivo decidi basear minha pesquisa focando nas atividades atuais e o papel que esse profissional desempenhará no futuro, com base na premissa da evolução constante do mercado de trabalho, o que irá impactar diretamente nas competências e aptidões desses profissionais.

A secretária atual já é polivante, poliglota, líder e criativa, então em um futuro próximo, quais serão as competências que ela deverá apresentar para se destacar e continuar desempenhando um papel importante na organização?

O meu intuito é primeiramente apresentar os detalhes da profissão e mostrar qual a sua importância e como esse perfil irá se moldar para atender às novas tendências de mercado.

O objetivo geral está em mostrar o que será exigido da secretária no mercado de trabalho futuro, mercado este que tende cada vez mais a ser competitivo e agressivo, e relacionando às transformações que vêm acontecendo no mundo globalizado e capitalista, mais detalhadamente, essa pesquisa como objetivos específicos demonstrar o grau de importância que a secretária tem para o executivo, elucidar a importância do seu papel na empresa, evidenciar o diferencial da empregabilidade que a secretária precisa ter e quais serão as competências deverá desenvolver.

Desse modo, a delimitação do objeto de estudo está no levantamento de dados que mostrem o papel profissional da secretária na atualidade, evidenciando o seu verdadeiro e novo papel nas organizações.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Um dos pilares do meu estudo foi livro “Secretária, uma parceria de Futuro”, da autora Stefi Maerker, que trabalhou como secretária durante muitos anos, ela tem uma visão muito objetiva desse profissional e como esse perfil evoluiu no decorrer dos anos, deixando de exercer um trabalho operacional e atuando como gestora de muitos processos organizacionais.

No decorrer da pesquisa, foi possível observar que a secretária deve acompanhar toda a mudança em conjunto com as demais profissões burocráticas, acrescida de especialidades relacionadas ao papel de secretária, no que se refere a aspectos pessoais no âmbito de crescimento pessoal, emocional e psicológico. O diferencial que a secretária precisa ter está atrelado à maturidade, ao tempo que ela exerce sua profissão, ao seu desenvolvimento como ser humano, à sua história de vida, aos seus projetos vinculados com o que sempre buscou e com as qualidades que possui em querer ajudar as pessoas a resolver seus problemas de maneira objetiva e organizada.

As demais pesquisas realizadas foram para ampliar a minha visão sobre a profissão de secretária, conhecer as exigências do mercado de trabalho, os tipos de liderança e compreender o perfil dos executivos, tanto o do século passado quanto o contemporâneo.

Desde seu início, a profissão de secretariado está em constante evolução acompanhando sempre o ambiente empresarial e adaptando-se às tendências do mercado que está cada vez mais exigente, como podemos observar no decorrer da história da profissão.

Não há muitos registros da origem da atividade secretarial, mas vários autores acreditam que fora na antigüidade e que se iniciou no Egito há 500 a.C com os escribas que eram exclusivamente do sexo masculino, responsáveis pelos registros e pela guarda de pergaminhos dos Faraós.

Observando a descrição do trabalho realizado pelos escribas, nota-se que existe bastante semelhança com as atividades que o profissional de secretariado desenvolve atualmente, de acordo com as características da época.

A profissão teve destaque na década de 30 principalmente com a entrada do sexo feminino no mercado de trabalho devido à Segunda Guerra Mundial. As portas se abriram realmente para o sexo feminino na profissão, por conseqüência da falta de mão-de-obra masculina que foi redirecionada para os campos de batalha.

Na década de 50, com a chegada das multinacionais da indústria automobilística no Brasil, os profissionais de secretariado começaram a executar algumas técnicas secretariais, como: atendimento telefônico, anotações de recados, organização de arquivos, taquigrafia e datilografia, e neste mesmo período os profissionais de secretariado começaram a atuar no Brasil.

Na década de 60 os profissionais de secretariado começaram a ser aceitos e valorizados pelos empresários brasileiros. O profissional de secretariado tornou-se um símbolo de status gerencial e foi também nesta década que Christopher Sholes inventou a máquina de escrever e sua filha Lilian Sholes testou o invento, tornando-se a primeira mulher a usar a máquina de escrever em público. Lilian nasceu em 30 de setembro de 1850, por ocasião do centenário do seu nascimento as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com