TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discriminação Com O Profissional De Secretariado

Artigos Científicos: Discriminação Com O Profissional De Secretariado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  1.733 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Andrade e Vilas Boas (2008, p.91), o Secretário Executivo vem sofrendo um enorme preconceito em sua profissão desde o início do século passado, quando a mulher adentrou o mercado de trabalho. O tema apresenta uma possível evolução de conceitos sobre o perfil desse profissional, demonstrado a partir de uma linha cronológica da profissão, baseando-se em amostras de filmes, novelas e até mesmo músicas que retratam a imagem do profissional. Exemplificam como o profissional de secretariado é um objeto de preconceitos e estereótipos variados (os estereótipos variam em função do momento histórico e contexto corporativo).

A problemática trata de estereótipos equivocados traçados ao longo dos anos, e espalhado pela sociedade, com relação ao profissional de Secretariado Executivo, “cuja predominância de gênero é a feminina”.

Diante de tantas mudanças dentro das organizações, investigou-se sobre o atual perfil do profissional de Secretariado, pois se sabe que já passou o tempo em que esse profissional se dedicava apenas a cuidar da agenda, barrar telefonemas indesejáveis e digitar cartas ditadas pelo chefe.

A Secretária é uma funcionária qualificada que presta assessoria administrativa ao executivo e que necessita de aptidões tais como: capacidade de expressão escrita, domínio da gramática, língua estrangeira falada e escrita, interpessoal, conhecimentos das técnicas secretariais, conhecimento das áreas de direito, economia, política e sociologia dentre outros itens para que possa exercer sua profissão com sucesso.(Garcia, 1999, p.52)

Hoje o Secretário Executivo desempenha um papel importantíssimo e fundamental nas organizações, atuando como gestor, empreendedor e consultor de processos. Além de ser responsável pela organização como um todo, administrando desde serviços de segurança até atividades de suporte, também organiza o fluxo de informação. Indispensável no mundo corporativo, seja qual for seu porte ou área de atuação, o Secretário Executivo ocupa uma função mais estratégica, executando tarefas que exigem uma influência e grande capacidade de percepção no desempenho de suas funções. Mas, mesmo com todas responsabilidades e prática profissional, o Secretário ainda se vê às voltas preconceitos e rótulos vazios, os quais são perpetuados e mantidos pela sociedade, e talvez, pela própria categoria (Andrade e Vilas Boas, 2008, p.92).

O objetivo geral deste trabalho é compreender os estereótipos e preconceitos para com o profissional de secretariado identificando o motivo pelo qual ainda existem. Para isso, pretende-se definir a história do profissional de secretariado, e apontar o que mudou do século passado até os dias de hoje, e para um maior esclarecimento do assunto será definido o estereótipos, preconceitos e mitos, bem como analisar a influencia da mídia na formação dessa imagem e identificar ações adotadas pelos órgãos de classe e da categoria, como FENASSEC e SINSESP e, para finalizar, será feita uma pesquisa quantitativa, investigando a opinião dos estudantes quanto a imagem do secretário dentro do mercado de trabalho e/ou ambiente acadêmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com