TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA QUIMICA PRIMEIRO BIMESTRE

Por:   •  16/9/2019  •  Abstract  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Cinetica química é a parte que estuda a velocidade das reações químicas. Dentro das reações químicas temos reações que são muito lentas como a formação do diamante, que leva milhões de anos para acontecer, assim como, a formação do petróleo.  E as reações rápidas, como uma explosão, o acionamento de um air bag, que desde a colisão do veiculo até o seu acionamento tem vários eventos que acontecem até que ele se infle imediatamente onde se envolve reações químicas para que isto ocorra. No momento do choque inicia-se a reação química, onde o gás Nitrogênio (N) é gerado e infla o airbag.

A reação química começa a partir dos reagentes onde vão originar os produtos. Os reagentes serão consumidos durante o processo reacional, e os produtos serão formados durante o processo reacional.

Velocidade média de uma Reação:

A velocidade media de uma reação pode ser medida em função de qualquer reagente ou produto da reação

3 A + B = 2C

Genericamente nesta equação         podemos determinar a velocidade media em função do reagente A ou B, ou do produto C. Realizamos este calcula através da seguinte equação:

[pic 1]

Vm = velocidade média (mol/L/s)
[pic 2]variação de concentração (mol/L)
[pic 3]variação de tempo (s, min)

A velocidade media em relação ao A, é a variação de concentração do A em função do tempo. Como o A é um reagente, teremos ao final da reação, uma quantidade menor do que tínhamos no começo, isso fará com que a variação seja negativa (-). Para que isso seja evitado usamos o modulo |  | na equação.

[pic 4]módulo (resultado tem que ser positivo, a velocidade tem que ser positiva)

Exemplo:

Foi feito em um laboratório um experimento de medida da concentração de A em função do tempo, é necessário determinar a Vm de A em um intervalo de 0 a 8 min.

[A] (mol/L)

12,8

6,4

3,2

1,6

0,8

0,4

Tempo (min)

0

2

4

6

8

10

              Vma =        Vma =         Vma=1,5 mol/L.min[pic 5][pic 6][pic 7]

Teoria das colisões

A teoria das colisões explica como uma reação química acontece. Essa teoria diz que a reação ocorre através do choque entre as moléculas dos reagentes, quando ocorre um choque efetivo há formação de um produto. Quando não ocorre o choque efetivo, as moléculas de se chocam e não geram produto. O Choque efetivo é aquele que ocorre com orientação favorável espacial, e com energia suficiente para formar um complexo ativado.

Orientação favorável é quando as moléculas se chocam corretamente como no exemplo abaixo:

[pic 8]

É mais provável ocorrer uma choque não favorável espacialmente, do que um choque favorável espacialmente como o do exemplo acima.

Abaixo um exemplo de choque sem orientação espacial favorável:

[pic 9]

As moléculas se chocam e se separam sem originar nenhum produto, pois a molécula de cima não bateu na molécula de baixo. A segunda imagem também não gerou produto pois as molecular da parte de fora não se chocou com a outra molécula que também estava na parte de fora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (644.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com