TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIMENTO DA CRIATIVIDADE

Trabalho Universitário: GERENCIMENTO DA CRIATIVIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

Identificando os Bloqueios Mentais

Temos diversos fatores que influenciam a criatividade. Fatores que veem da sociedade (apoio de outras pessoas, liberdade de expressão, crítica, aceitação) ou do interior de cada um (medo de errar, falta de confiança em si próprio, coragem). Porém também pode-se identificar os vários fatores que bloqueiam a capacidade de criar. Esses precisam ser conhecidos e compreendidos para serem solucionados.

A Cultura da Criatividade

O pensamento e aprendizagem fragmentada e lógica e a suposição antecipada cultivada em nossa sociedade como que tudo tenha que ter utilidade, dar certo, ser perfeito, de não poder discordar de normas ou culturas impostas, sonhar acordado, evitar duplo sentido de compreensão faz com que muitos de nós usemos pouco das nossas fontes de criação.

Arieti, um autor distinto, destaca que a criatividade não ocorre por acaso. Antes é influenciada por fatores ambientais e sociais que envolvem a cultura e recursos físicos.

Exemplo : Beethoven nunca conseguiria ser um grande músico se tivesse surgido na África do Sul no século de XVIII devido a inexistência de informações e condições ao estudo da música naquele local (fator cultural) assim com a falta de mármore, madeira, tinta, partituras, instrumentos musicais e etc (fatores físicos).

Outra referência citada por ele seria a influência direta que vem de alguma obra, livro ou feito de outras pessoas e a influência direta que parte do contato próximo entre pessoas de uma determinada área como o professor e o aluno possibilitando uma troca mútua de ideias e informações.

Os Bloqueios Mentais

Os bloqueios mentais são frutos de aprendizagem impostos pela sociedade que começa desde os primeiros anos de vida de cada um de nós. A obediência as normas é um dos valores mais cultivados pelos agentes socializadores que nos ensinam que não podemos errar para não fracassarmos, passarmos vergonha ou ter sentimento de culpa. Que nos inibem de exploras nossas ideias e tudo o que possa ser considerado ridículos ou motivo de crítica nos olhos alheios. Isso faz com que se sintam ameaçados com a possibilidade de mudanças o que faz com que hostilizem pessoas que divergem das normas.

A necessidade de ser aceito no ambiente familiar, educacional, profissional dentre outros também faz com que as pessoas abram mão de suas ideias e limitem seu crescimento ou maneira de se expressar.

Certos atributos de personalidade que se associam a criatividade são divididos pela nossa cultura de acordo com o sexo. A espontaneidade, sensibilidade e intuição são bem vistos quando apresentados por uma mulher. Do homem se espera mais a razão e a lógica. A inversão dos papéis implica muitas vezes em não aceitação e acaba inibindo e reduzindo o crescimento do potencial do indivíduo.

Barreiras Perceptuais

Tem a ver com a maneira de como as pessoas processam os dados que recebem do mundo exterior. A mente seleciona o que é mais importante para a pessoa que por consequência origina um padrão que influencia a percepção em situações parecidas o que pode impedir as pessoas de perceber claramente os problemas e o que ação é necessária para resolvê-lo.

Outros fatores que influenciam a nossa percepção são os estereótipos que são aliados as nossas atitudes, crenças e valor.

Barreiras Emocionais

Dificultam fortemente a utilização da nossa criatividade. Segue abaixo alguns exemplos.

• Apatia.

• Medo de mudança.

• Medo do fracasso e cometer erros.

• Insegurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com