TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

Por:   •  12/6/2017  •  Abstract  •  5.286 Palavras (22 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

GESTÃO FINANCEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II

Titulo:

Avaliação das Propostas Financiadas pelo Ministério da Saúde e Canceladas do Programa Requalifica UBS:

Região Nordeste

Brasília, 08 de Junho de 2017

Resumo

O presente documento apresentará a avaliação das propostas financiadas e canceladas do Programa Requalifica UBS nos componentes (Ampliação, Construção e Reforma) no período de 2009 a 2016, e sujeitas à devolução dos recursos aos cofres públicos da região Nordeste.

Para tanto o documento foi dividido em 05 seções:  Apresentação dos dados, Motivos de Cancelamentos, Da Devolução de Recursos do Programa Requalifica UBS.

Pensado em um maior controle e fiscalização no andamento da execução das propostas aprovadas e habilitadas no Programa.

O Departamento de Atenção Básica-DAB, está implantando novas normas, prazos e atualizando Sistemas que melhorará o acompanhamento das obras por parte do Ministério da Saúde, bem como Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e Casa Civil da Presidência da República, órgãos externos que acompanham o Programa, e também dos órgãos de controle como Tribunais de Contas e Controladoria Geral da União.


Sumário

1- (Sumário) está errado, os pontos têm que ir até o final da página).

2- Seu sumário não está condizente com os temas contidos e páginas informadas.

3- Sumário desconfigurado.

RESUMO........................................................................................................................................3

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................................…….5

2 OBJETIVOS……………………………………………………………………………………………………………………………..7

2.1 OBJETIVO GERAL……..………………………………………………………………………………………………………….7

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICO……………………………………………………………………………………………………….7

3 CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS……………………………………………………………………………………….7

3.1 CONDIÇÕES SOCIAIS E DETERMINANTES DE SAÚDE...............................................................7

3.1.1 REGIÃO NORDESTE..…………………………………………………………………………………………………………7

4 APRESENTAÇÃO DOS DADO.………………………………………………………………………………………………….8

4.1 CRISTÉRIOS DE FINANCIAMENTO.......................................................………………………………….9

5 MOTIVOS DE CANCELAMENTOS………………………….............................................................…….13

 6 DA DEVOLUÇÃO DE RECURSOS………………………………...............................................................18

 7 ORIENTAÇÕES PARA DEVOLUÇÃO DE RECURSOS DO PROGRAMA REQUALIFICA UBS…………19

7.1 PROPOSTAS QUE JÁ ESTÃO CANCELADAS NAS PORTARIAS Nº 1.663 DE 02/10/2015 E PORTARIA Nº 21 DE 03/01/2017…………………………………………………………………………………………....19

8 NOVAS SOLICITAÇÕES DE CANCELAMENTOS POR PARTE DO MUNICÍPIO…………………………….20

9 ORIENTAÇÕES PARA DEVOLUÇÃO DE SALDO RAMENESCENTE…………………………………………….22

10 CONCLUSÃO..…………………………………………………………………………………………………………………....25


  1. INTRODUÇÃO

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), foi instituída em 2009, é resultado da experiência acumulada de vários atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). O Plano Nacional de Implantação de Unidades Básicas de Saúde para Equipes de Saúde da Família, por meio da Portaria GM/MS nº 2.226 de 18 de setembro de 2009, republicada no DOU de 20 de novembro de 2009.

Em 2011, por meio da publicação da Portaria GM/MS nº 2.206, de 14 de setembro de 2011, foi instituído o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde - UBS e seu respectivo Componente Ampliação, bem como o Componente Reforma de UBS por meio da Portaria GM/MS nº 2.394 de 11 de outubro de 2011. O programa tem como objetivo criar incentivo financeiro para a ampliação, construção e reforma de UBS, provendo condições adequadas para garantir a assistência à saúde da população, promovendo melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica.

Contudo, visando integrar os tipos de estruturação física das Unidades Básicas de Saúde, o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde – DAB/MS publicou, em março de 2013, três novas Portarias que redefinem os Componentes Ampliação, Construção e Reforma do Programa de Requalificação de UBS e revogou as Portarias citadas anteriormente.

A Portaria GM/MS nº 339 redefine o componente Ampliação; a Portaria GM/MS nº 340 redefine o Componente Construção e a Portaria GM/MS nº 341 redefine o Componente Reforma, ambas publicadas em 04 de março de 2013.

  Nesse sentido, o Departamento de Atenção Básica-DAB passou desenvolver instrumentos que possibilitem maior controle do andamento da execução das obras habilitadas no Programa.

As obras habilitadas passaram a ser monitoradas por meio do Sistema de Monitoramento de Obras – SISMOB e na hipótese de descumprimento dos prazos definidos em portarias o ente federativo beneficiário ficaria sujeito à devolução imediata dos recursos financeiros repassados, acrescidos da correção monetária prevista em lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (704.8 Kb)   docx (296 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com