TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Casos: GESTAO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO 4

2.1 ORÇAMENTO GERAL 4

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 4

3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 6

3.1 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 6

3.2 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 6

3.2.1 ISENÇÃO TRIBUTARIA 6

3.2.2 IMUNIDADES TRIBUTARIAS 7

3.2.2.1 IMUNIDADE ESPECIFICA 8

3.2.2.2 IMUNIDADE EM RELAÇÃO ÀS CONTRIBUIÇÕES SOCIAS 8

3.2.2.3 IMUNIDADES COM RELAÇÃO AS TAXAS 8

4 BALANÇO PATRIMONIAL 9

4.1 ATIVO 9

4.2 PASSIVO 9

4.3 PATRIMÔNIO LIQUIDO 9

5 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 10

6 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 11

7 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS METODOS QUANTITATIVOS 12

8 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O estudo que se segue trás definições pratica do orçamento e sua importância como ferramenta de gestão, características e aprofundamento, para compreensão dos assuntos propostos.

O orçamento surgiu da necessidade do mercado, levando as empresa em busca da perfeição e da concorrência. Devido a Globalização, esta em constantes mudanças vem ocorrendo no ambiente dos negócios, fazendo com que as empresas aprimorem seus processos de planejamento, avaliação, e controle, tanto do seu fluxo de caixa, quanto das operações de receitas, despesas e investimentos, assim surge a ferramenta Orçamento para avaliação da empresa e controle de objetivos, tendo como pilar o orçamento de vendas.

Com o orçamento pronto e a empresa já trabalhando temos melhor condições de administra-la, pois já temos um objetivo, mas caso haja uma divergência entre o orçado e o realizado é preciso fazer uma comparação entre esses dois e fazer um novo orçamento para que haja o atendimento da necessidade.

Dessa forma segue descrições de orçamentos para uma empresa e sua finalidade.

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO

Segundo o dicionário temos varias definições para Orçamento, mas a mais adequada para esta questão é de “custo estimado de algo”, ou seja, é uma expressão quantitativa de um plano de ação proposto pela administração por um período curto ou longo que tem como objetivo abranger todas as fases das operações para um período futuro organizado por todas as partes da empresa.

Devido à necessidade de se organizar para eventos futuros o homem criou o orçamento para promover uma comodidade para si, atendendo suas necessidades desde a comida nos tempos das cavernas ate nos dias de hoje com as empresas e vidas pessoais.

2.1 ORÇAMENTO GERAL

O Orçamento Geral expressa os planos operacionais e financeiros da administração para um período especifico seja-o curto, com prazo de um ano ou menos ou longo quando cobrem períodos maiores de um ano, onde dependendo da natureza das operações da empresa, na qual exige a necessidade de antecipação de vários anos em termos de estudo de mercado, competição e investimentos, planos de dez anos são bastantes comuns, e é composto das seguintes peças orçamentárias: orçamento de vendas, orçamento de produção, orçamento de matérias primas, orçamento de mão de obra direta, orçamento de custos indiretos de fabricação, orçamento do custo de produção e do custo de vendas, orçamento de despesas comerciais e administrativas, orçamento do fluxo de caixa, orçamento do resultado, orçamento do balanço patrimonial.

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

O orçamento flexível é aquele que se ajusta para as mudanças no volume de vendas e outras atividades direcionadoras de custo onde existem grandes variações entre o orçamento e o desempenho real da empresa. Isso ocorre porque o orçamento é feito com base numa determinada quantidade de operações que muitas vezes difere das operações reais.

Para essas variações foram desenvolvidos procedimentos que ajustam os valores orçados aos níveis reais de operação. O orçamento que contem, alem dos valores totais, informações unitárias para os itens variáveis, é qualificado como flexível ou variável, onde os limites totais de despesas variam em função do nível de operações adotadas.

Tendo como objetivo auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado.

Aplicabilidade: Esse tipo de orçamento avalia e controla os custos de despesas operacionais e de fabricação.

3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

Impulsiona o planejamento e a implementação estratégica de planos

Proporciona uma estrutura para avaliação do desempenho

Motiva administradores e funcionários

Promove a coordenação e a comunicação entre subunidades dentro da empresa

3.1 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO

É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributarias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos a seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto a situação fiscal da empresa pode levá-la a sofrer seria conseqüências, como contratempos oriundos de autuações fiscais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descrédito junto aos credores. (SANVICENTE; SANTOS,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com