TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão E Orcamento Empresarial

Casos: Gestão E Orcamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  4.128 Palavras (17 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 DEFINIÇÕES CONCEITOS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE 4

1.1 PRINCÍPIO DA ENTIDADE 4

1.2 PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE 5

1.3 PRINCÍPIOS DA COMPETÊNCIA 5

2 REGIME DE APURAÇÃO 6

3 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE 7

4 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS 8

5 OPERAÇÕES FINANCEIRAS 13

5.1 CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA. 13

5.2 TAXAS EQUIVALENTES 13

6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 14

6.1 BALANÇO PATRIMONIAL 14

6.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DE EXERCÍCIO (DRE) 15

7 CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS 16

CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar vários temas da contabilidade comercial e nos aprofundar mais sobre os conceitos da contabilidade e o regime de apuração, também aprofundar nosso conhecimento sobre gerenciamento de estoques, formas de impostos e operações financeiras, para que se possa analisar as demonstrações contábeis e abordamos sobre a tendência da contabilidade.

Este trabalho tem por objetivo aprofundar o conhecimento a respeito da contabilidade comercial, abordando temas de grande relevância como seus conceitos e princípios fundamentais. Também desenvolveremos sobre os impostos, a sua importância e incidência. Ademais, poderemos contemplar as perspectivas da contabilidade comercial na sociedade contemporânea.

1 DEFINIÇÕES CONCEITOS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

Princípio da Contabilidade atua nas entidades para que as regras e normas sejam finalidade de lucro ou não, evidenciado as diversas variações ocorridas no patrimônio , auxiliando assim a administração por isso é classificada como a ciência contábil.

Segundo Marion (2003), existem regras de aplicação geral que orientam as práticas e procedimentos contábeis, porém essas regras, conceitos ou princípios, objetivam um tratamento contábil uniforme, servindo como guia para avaliar a qualidade dos relatórios contábeis desenvolvidos.

Segundo alguns teóricos da contabilidade dividem três grupos de princípios: os postulados ambientais, os princípios contábeis propriamente ditos, e as convenções/restrições.

Os postulados ambientais da contabilidade, segundo Marion (2003), são o Postulado da Entidade Contábil e o Postulado da Continuidade.

1.1 PRINCÍPIO DA ENTIDADE

Qualquer empresa, indivíduo, grupo de empresas ou entidades, que realize movimentações financeiro-monetárias, desde que necessite de controles contábeis, ou seja, de uma contabilidade, é assim considerado uma entidade contábil.

Iudícibus, Martins e Gelbcke (2003, p. 54), relatam que “entidade é um conjunto de pessoas, recursos e organizações capazes de exercer atividade econômica, como meio ou como fim”.

Entidade contábil, tem uma característica fundamental que é a manutenção dos registros contábeis que separam a entidade/empresa, da figura dos sócios, pois os dois não se misturam. Pois a Contabilidade tem o objetivo relatar fatos contábeis da entidade para os sócios e a outros usuários dos relatórios contábeis.

A contabilidade não pode impedir certos acontecimentos que venham ferir um princípio básico, mas pode estabelecer corretivo e, disciplina aos sócios atrás das normas contábeis e sua importância

1.2 PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

As empresas são contabilmente consideradas empreendimento em operação, andamento, continuidade. E é com base na continuidade da empresa que ela realiza diversos investimentos, como: construções, financiamentos, aquisição de tecnologias, etc.

Já para Iudícibus, Martins e Gelbcke (2003), o Postulado da Contabilidade tem outro sentido mais profundo que é o de encarar a entidade como algo capaz de produzir riquezas, e gerar valor continuadamente, sem interrupções, ou seja, as operações produtivas da entidade têm uma continuidade: compra – produção – venda, até iniciar outro ciclo produtivo.

Resolução nº 750/93 alterada Res 1282/10

Art. 5º O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará

em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos

componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

1.3 PRINCÍPIOS DA COMPETÊNCIA

O Princípio da Competência trata do reconhecimento das receitas e a confrontação das despesas, evidenciando que as receitas devem ser reconhecidas no momento em que acontecem e as despesas no momento em que são ocorridas, de modo com que as duas se confrontem. Segue alguns artigos abaixo.

Resolução nº 750/93 alterada Resolução 1282/10

Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e

outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem,

independentemente do recebimento ou pagamento.

Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade

da confrontação de receitas e de despesas correlatas

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

2 REGIME DE APURAÇÃO

Para que se possa conhecer o resultado de um exercício é preciso confrontar o total das despesas e total das receitas correspondentes ao respectivo exercício.

Conforme o regime contábil que a empresa adota será definido quais despesas e receitas deverão ser consideradas na apuração do resultado do respectivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com