TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTOR DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO

Trabalho Escolar: GESTOR DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  7.055 Palavras (29 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 29

RESUMO

A escola é sem dúvida uma das instituições que mais se renova,se remodela em todas as épocas da sociedade, em decorrência de ser um lugar onde todas as possibilidade de transformação comportamento,de conhecimento e aprendizagem se dão primeiro. Nas três ultimas décadas as mudanças em virtude da globalização e a quantidade de avanços tecnológicos que surgiram aconteceram de forma vertiginosa exigindo da sociedade uma mudança de postura diante de uma necessidade de se trabalhar em equipe e portanto havendo uma valorização nas relações interpessoais. Com isso, torna-se essencial a necessidade da reformulação dos princípios de gestão escolar. Buscando-se então adequar os perfis de profissionais que trabalham neste setor ao de um profissional que seja ousado e dinâmico, com ideias e ideais de participação e igualdade e sem medo de arriscar-se diante das novas formas de ensinar e que traga para dentro da escola tanto a comunidade como as mais recentes inovações tecnológicas com o propósito de democratização de ensino. Priorizando estes dois aspectos, este texto procura apresentar o perfil, as atribuições e os principais desafios impostos e com os quais se depara o gestor escolar que tem como objetivo se adequar e acompanhar as mudanças que a sociedade lhe cobra.Explicitando ainda quais são as atribuições desse profissional no contexto da escola pública, seu papel fundamental na tarefa de direcionar e transformar atitudes de profissionais em sua escola, do desafio de implantar novas tecnologias,principalmente as TICs e ainda liderar como um gestor democrático

.

Palavras-chave: Gestor democrático -desafios –mudanças –tecnologias-transformações.

ABSTRACT

The school is undoubtedly one of the institutions that renews itself, reshapes itself in all ages of society, as a result of being a place where all possibility of transformation behavior, knowledge and learning take place first. In the last three decades the changes due to globalization and the amount of technological advances that occurred arose steeply requiring a change in society's attitude towards a need to work in teams and therefore there is a recovery in personal relationships. With this, it is essential the need for reformulation of the principles of school management. Seeking to then tailor the profiles of professionals working in this sector to a professional who is bold and dynamic, with ideas and ideals of participation and equality and without fear of venturing forth new ways of teaching and bring into the both the school community and the latest technological innovations in order to democratize education. Prioritizing these two aspects, this paper seeks to profile, assignments and key challenges and which faces the school manager that aims to adapt and keep up with changes that the company charges you. Explaining further what are the duties of the profession in the public school context, their role in the task of directing and transforming attitudes of professionals in your school, the challenge of implementing new technologies, especially ICTs and still lead as a manager democratic.

Keywords: Manager-democratic challenges-technology-changes-changes.

Introdução

A partir da década de 1990, a educação escolar brasileira, impulsionada pelas grandes e necessárias transformações nas áreas econômicas e social, diante de um mundo cada vez mais globalizado começa a alterar seus princípios de melhoria de aprendizagem.

O objetivo era a construção de uma escola com ideais democráticos e metodologias inovadoras que pudesse oferecer um ensino que atendesse as demandas de um mercado de trabalho cada vez mais automatizado e informatizado.

Mas para que essas mudanças acontecessem era necessário que o modelo de gestão vigente fosse substituído por outro, com um gestor de pensamentos progressistas e uma visão de mundo diferente do atual, mundo este que está mais do que nunca em constante transformação principalmente em decorrência aos inúmeros artefatos tecnológicos que vão surgindo, do aumento da velocidade de informação e da comunicação.

. Neste panorama, a TV, o videocassete (superada depois por aparelhos de DVDs, CDs), o retroprojetor (integrados a kit multimídia posteriormente), os aparelhos celulares entre outros meios foram dividindo com a escola a aquisição do conhecimento.

Surgem os computadores com o acesso à rede universal de computadores, possibilitada pelos avanços das telecomunicações deixava claro a abrangência da revolução tecnológica que vinha se consolidando na comunicação com o mundo.

Para a escola, este aumento nas tecnologias informáticas, trouxe a perspectiva da procura e acesso rápido à informação e também de servir como um elemento de representação do conhecimento.

Não obstante, numa visão muito otimista a respeito da incorporação de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nas escolas públicas, passou a ter como elemento dificultador a presença de gestores autoritários desarticulados e sem preparo técnico pedagógico para que este processo de se desse com sucesso.

Além do despreparo do gestor outro fator de grande relevância era o medo que os professores tinham com relação às conseqüências que estas novas tecnologias causariam em sua forma de ensinar e na vida pessoal. O medo do desemprego, de não saber manuseara vergonha de errar, são fatores preponderantes para que a entrada de novas tecnologias deslanchasse.

Deste modo, a importância de um gestor com uma visão mais ampla de democratização de ensino faz-se mais que necessário para que a escola venha acompanhar e inserir em suas metodologias às inovações tecnológicas que a sociedade precisa.

Partindo destas considerações, pretende-se neste artigo provocar uma reflexão acerca das questões de caráter político-pedagógicos que permeiam a relação TIC e educação, na perspectiva de uma escola pública com princípios democráticos.

Explicita também a grande relevância que tem a participação do gestor neste processo de renovação não só da aprendizagem, mas também de valores, atitudes e ideais que devem permear todo estabelecimento de ensino formal na atualidade.

1-A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com