TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CARREIRA

Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO DE CARREIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta sobre a gestão de carreira como funciona o clima organizacional e a motivação para com o funcionário como se comportar se deve comportar em ambiente de trabalho, como elaborar um currículo e de que forma deve-se comportar durante uma entrevista de emprego.

Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória realizada através de pesquisas bibliográficos desenvolvidos a partir de material já existente, principalmente livros e artigos científicos e impressos diversos em meio eletrônico ou livros existentes na biblioteca da Faculdade Pan Amazônica.

Também foi realizada uma pesquisa para saber de que forma se dá a gestão de carreira dentro de um empreendimento turístico no caso a foi escolhido o hotel Crowner Plaza Belém.

2 GESTÃO DE CARREIRA E SEUS CONCEITOS, DEFINIÇÕES, CLIMA ORGANIZACIONAL E MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

As pessoas constituem o recurso eminentemente dinâmico das organizações. Entre os vários recursos organizacionais, as pessoas destacam-se por ser o único recurso vivo e inteligente, por seu caráter eminentemente dinâmico e por seu incrível potencial de desenvolvimento. As pessoas tem enorme capacidade para aprender novas habilidades, captar informações, adquirir novos conhecimentos, modificar atitudes e comportamentos, bem com desenvolver conceitos e abstrações. As organizações lançam mão da ampla variedade dos meios para desenvolver as pessoas, agrega-lhes valor e torna-las cada vez mais capacitadas e habilitadas para o trabalho.

A gestão de Carreira é um instrumento gerencial que visa estabelecer trajetórias de carreira, assegurando que os colaboradores tenham perspectivas de desenvolvimento e de ascensão profissional, conciliando as diferentes expectativas de carreira das pessoas com as necessidades organizacionais. (em:< http://intelectusconsultoria.com.br/servicos/gestao-de-carreira/>. Acesso em 18 de Nov. de 2013).

Segundo Morais em texto vinculado a internet a gestão de carreira na atualidade passa por um processo de mudança:

O Processo de gestão de carreira passa por uma adaptação de rota devido às emergentes necessidades no ambiente empresarial, o foco técnico enfatizado como guia fundamental recebe hoje um aliado importante: O Desenvolvimento de competências humanas, de valores de caráter e comportamento. Percebe-se que os investimentos na formação técnica e desenvolvimento profissional feito pelas organizações, podem se perder pela falta de competência dos profissionais nas relações humanas, ou seja, forma-se um excelente técnico e o perde em seguida devido a problemas nas relações com cooperadores e clientes. (MORAIS, Mucio <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/gestao-de-carreira-desafios-e-perspectivas-na-busca-da-excelencia/39073/> Acesso em 18 de Nov. de 2013).

Uma empresa que tem um plano de carreira bem definida mantém seus colaboradores motivados e alinhados aos objetivos empresariais, uma vez os colaboradores sabem que podem crescer dentro da empresa. Investindo no desenvolvimento dos potenciais profissionais, a organização terá, em troca, comprometimento do indivíduo e maior produtividade. O plano de carreira irá colaborar para a valorização dos profissionais da organização, concebendo-os como seres pensantes e possuidores de talentos, de conhecimentos, de capacidades, de anseios e de necessidades diversas, de tal forma a serem capazes de contribuir, e muito, para que a empresa faça a diferença no mercado.

3 COMO SE COMPORTAR EM AMBIENTE DE TRABALHO

A imagem profissional, não transmite mensagem somente sobre o funcionário, mas também a respeito da organização. Para os clientes os funcionários são a empresa. É essencial reconhecer a responsabilidade quando estiver na presença de clientes ou do público em geral. Sendo comportamento inadequado pode ser interpretado como a posição da empresa.

Não basta somente vestir-se bem e ter um bom desempenho. No ambiente de trabalho, é fundamental também ter um bom comportamento: é a soma desses atributos, desempenho e comportamento, que faz o funcionário distinguir de maneira positiva, gerando credibilidade, respeito e também simpatia.

O chegar ao trabalho cumprimente todas as pessoas indistintamente, quer sejam porteiros, serventes, colegas ou chefes. Lembre-se de que existem pessoas com culturas, educação e maneiras de ser diferentes da nossa.

Segundo Norma Pereira os funcionários devem se comportar da seguinte forma quando funcionários da empresa.

Devem respeitar a empresa e as suas regras, ser um empregado leal, Comunicar-se de modo eficaz, com correção, clareza, precisão, objetividade, oralmente ou por escrito, evitar gírias e use gestos com moderação, ouvir com atenção, pois um bom ouvinte tem habilidades para manter fortes relacionamentos profissionais, evitar falar alto e coloque o celular sempre no silencioso, para não perturbar o ambiente de trabalho, ser gentil, ter uma postura correta, não se deve comer, nem beber quando estiverem ao telefone, se devem adquirir hábitos de higiene (barba feita, roupas limpas, cabelo penteado, unhas aparadas e bem cuidadas (evitar roer unhas), cuidar do patrimônio da empresa, evitando prejuízos, aprender a lidar com conflitos: manter a calma, controlar as emoções durante o período de conflitos é importante, conduzir negócios de maneira ética e honesta: ética gera honestidade e transparência, ser pontual, flexível, estar aberto a mudanças e a novas ideias, pois as coisas estão sempre mudando no mundo dos negócios, manter relacionamentos apropriados com colegas de trabalho: conserve sua vida pessoal fora da vida profissional, demonstrar simpatia, preocupando-se com o bem estar das pessoas: sempre que for necessário, use expressões como “obrigado”, “desculpe”, “por favor”, pois o bom profissional deve ser capaz de agradecer e retribuir gentileza, manter-se de bom humor, respeitar as diferenças entre as pessoas: é preciso tolerância e respeito, trabalhar com prazer fazendo tudo o que for necessário, manter sempre a mesa de trabalho organizada e limpa, interaja e crie alianças com os colegas, tornando as relações interpessoais eficazes e produtivas e trabalhe plenamente para alcanças as metas.( PEREIRA, Norma <em: http://normapereira.com.br/29-dicas-de-como-se-comportar-ambiente-de-trabalho/>. Acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com