TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CONHECIMENTOS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Tese: GESTÃO DE CONHECIMENTOS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Tese  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA 1

- GESTÃO DO CONHECIMENTO A Importância do Conhecimento: – “O diferencial competitivo das organizações é o conhecimento. A criação e a difusão do conhecimento são a chave competitiva para o sucesso das organizações”. (SILVA, FILHO, 2005, p. 24). A Importância do Conhecimento: – “Interessa gerar e disseminar o conhecimento, e produzir inovações. A INOVAÇÃO é vista como um dos elementos determinantes da competitividade empresarial. Na verdade, a vantagem competitiva da organização decorre de sua capacidade de criar e inovar sempre.” (SILVA, FILHO, 2005, p. 24).

- AÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO: – Comprometimento da alta administração. – Objetivos da Gestão do Conhecimento devem estar ligados ao Planejamento Estratégico. – Formação de equipes de trabalho. – Estímulo ao desenvolvimento do profissional. – Adquirir conhecimento. – Apoio da Tecnologia para compartilhamento de informação e conhecimento. – Estabelecimento de parcerias com organizações que detém conhecimento relevante. – Visão Sistêmica. – Cultura Organizacional. – Estímulo a Criatividade.

- COMPROMETIMENTO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO – Definir as áreas nas quais os funcionários da organização devem focalizar seus esforços de aprendizado. – Estabelecer metas desafiadoras. – Criar culturas organizacionais voltadas à inovação, à experimentação e ao aprendizado contínuo – Estar comprometida com resultados de longo prazo. – Estar comprometida com a otimização de todas as áreas da empresa.

- OBJETIVOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO LIGADOS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – “A Gestão do Conhecimento trata da administração do conhecimento em ambientes organizacionais. Parte do pressuposto de que o conhecimento é propriedade individual que pode ser compartilhada, e que gera valor para processos e tarefas a serem desempenhadas pelos seus detentores” (SILVA, FILHO, 2005, p. 69). – “A Gestão do Conhecimento insere‐se no Contexto de negócios, dependente da missão e estratégia da organização” (SILVA, FILHO, 2005, p. 70).

- FORMAÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO. - “Em um desenvolvimento paralelo, números crescentes de funcionários estão passando uma parte maior do seu tempo trabalhando em equipes ou grupos de projeto”. (PROBST, RAUB, ROMHARDT 2002, p. 137). – “O que sua colaboração faz para todo o projeto? Como ele compartilha seu conhecimento com os colegas e como ele usa o conhecimento deles? Os funcionários cada vez mais dependem da ajuda mútua para realizarem tarefas complexas com êxito.” (PROBST, RAUB, ROMHARDT 2002, p. 137). – “O sucesso de um projeto ou de uma equipe está estreitamente relacionado com a eficiência do compartilhamento de conhecimento no grupo.” (PROBST, RAUB, ROMHARDT 2002, p. 137).

- FATORES INIBIDORES DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO: (Segundo FILHO, SILVA, 2005, P. 75) – Falta de confiança. – Cultura, vocabulário diferentes. – Falta de tempo e local para encontros. – Ausência de recompensas e incentivos para a partilha. – Falta de capacidade de absorção do conhecimento. – Crença de que o conhecimento é uma prerrogativa de grupos particulares.

- ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO DO PROFISSIONAL. – “O desenvolvimento do Conhecimento inclui todos os esforços administrativos nos quais a organização se empenha conscientemente para adquirir as competências que não têm, ou criar competências que ainda não existem dentro ou fora da empresa.” (PROBST, RAUB, ROMHARDT 2002, p. 109).

- ADQUIRIR CONHECIMENTO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com