TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que as organizações devem implementar um projeto de educação corporativa relacionado à gestão do conhecimento?

Projeto de pesquisa: Por que as organizações devem implementar um projeto de educação corporativa relacionado à gestão do conhecimento?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP PÓLO – ARAÇOIABA DA SERRA

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos_IV (PROINTER_IV)

Tutor EAD:

Tutor Presencial: Monique Pereira

Alunos:

ELISABETE FIGUEIREDO GUEDES MARTINS RA 432234

JOCINÉIA BARBOSA LEMES RA 432238

JESSICA

ARAÇOIABA DA SERRA / SP

16 de Outubro de 2014

Apresentação

Porque as organizações devem implantar um projeto de Educação Corporativa aliada a Gestão do Conhecimento? De que forma a área de Cargos, Salários e Benefícios podem contribuir?

Competência profissional, de acordo com a Resolução CNE/CP nº 3/2002, pode ser compreendida como a capacidade pessoal de mobilidade e articulação, a ser desenvolvida pelo discente, para colocar em prática conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que serão necessários e relevantes para o eficaz e eficiente desempenho das atividades profissionais. Relativo às Habilidades: Lidar com modelos de gestão inovadores; Resolver situações com criatividade, flexibilidade e adaptação diante de problemas e desafios organizacionais; Ordenar atividades e programas, de decidir entre alternativas e de identificar e dimensionar riscos; Selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses interpessoais e institucionais; Selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns.

Para que possamos responder estas perguntas vamos estar durante trabalho debatendo alguns tópicos para que possamos analisar e concluir com respostas coerentes e para isso devemos conhecer o que vem a ser:

- Administração de Cargos Salários e Benefícios;

- Educação Corporativa;

- Gestão do Conhecimento.

Administração de Cargos Salários e Benefícios: Programa de Cargos e Salários, a fim de apresentar-lhe os benefícios motivacionais que poderão impactar na atenção de talentos. Este desafio é importante na construção de novas dimensões para sua formação profissional, e para ampliar seu conhecimento, desenvolvendo habilidades necessárias na promoção de estratégias voltadas para as atividades de Gestão de Recursos Humanos.

Educação Corporativa: Vivemos em um país em que existe um déficit de qualidade na educação básica, mas que, mesmo assim, cresce e demanda conhecimentos específicos de profissionais, muitas vezes pouco preparados para as funções oferecidas. Cabe às empresas, então, diagnosticar essas deficiências e oferecer capacitação para suprir suas demandas.

Gestão do Conhecimento.

A gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente nas organizações, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

Debate e confecção do ensaio acadêmico:

1 - Qual a importância de se diagnosticar as demandas educacionais por parte das organizações?

A Educação Corporativa, surgiu devida pela 'incapacidade' do Estado em fornecer para o mercado mão-de-obra adequada. Com o desenvolvimento acelerado não da para esperar as organizações são pressionadas as agir para se manterem no mercado. Desta forma, as organizações chamam para si essa responsabilidade de proporciona uma qualificação aos seus colaboradores papel este que o Estado deveria oferecer as escolas cursos gratuitos de profissionalização, em alguns Estados existe parcerias entre o Estado e as escolas mais ainda é pouco para demanda do mercado. A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais” (Quartiero & Cerny, 2005, p.24).

As organizações precisam de pessoas qualificadas e como está havendo dificuldade para contratar profissionais elas vem usando a mão de obra que já tem proporcionando benefícios a todos os envolvidos, o modelo educativo oferecido pelas empresas abrange várias modalidades de ensino, tais como: cursos técnicos (inglês, informática, etc.), educação básica (ensino fundamental e médio), pós-graduação lato sensu, entre outros. Fazendo com que o trabalho do colaborador rende mais e proporciona a ele um plano de carreira dentro da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com