TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçao, Administraçao De Cargos, Salários E Beneficios+educaçao Corporativa+gestao De Conhecimento

Exames: Introduçao, Administraçao De Cargos, Salários E Beneficios+educaçao Corporativa+gestao De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

O objetivo desse trabalho é compreender o comportamento e as necessidades de uma organização, abordando as inovações nos dias de hoje. Analisar situações dentro de uma empresa, podendo assim trazer benefícios para que a organização tenha melhor desempenho, gerando um convívio melhor entre os colaboradores.

O comportamento organizacional está se estabelecendo como um meio próprio de estudo, analisando suas teorias e técnicas de pesquisa. Apesar do estudo ser sistemático e rigoroso, é evidente a necessidade de ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de comportamento organizacional leva em conta toda uma estrutura contingencial.Assim serão examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

O comportamento organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.

2. Desenvolvimento

2.1 Conceitos de Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional estuda os comportamentos dos indivíduos de uma empresa, bem como o controle do mesmo para que o trabalho se desenvolva de maneira eficaz, aumentando assim a produtividade, a qualidade e a motivação, estimulando mudanças inovadoras.

Segundo John A. Wagner III, o comportamento organizacional prevê a compreensão dentro do ambiente de trabalho, influenciando também para que ocorram modificações no comportamento humano. O comportamento organizacional estuda também o comportamento e as atitudes dos funcionários de um ambiente de trabalho, e o efeito que isso causa no grupo informal sobre os sentimentos e as manifestações dos trabalhadores, assim como a eficácia e eficiência.

As organizações, devido à ampla concorrência de mercado, têm que incentivar e preparar cada vez mais seus colaboradores, com estratégias e métodos que sejam bons para ambos: empresa e funcionário.

2.2 Quadro comparativo em sistema aberto e sistema fechado

A teoria do sistema aberto e fechado foi desenvolvida por Ludwig Von Bertalanffy com o objetivo de sintetizar as idéias comuns a varias disciplinas, conforme exemplo a seguir.

Segue abaixo um quadro comparativo:

Sistema aberto dentro de uma organização Sistema fechado dentro de uma organização

Interação ao meio ambiente Não sofre influência do meio ambiente

Troca informações e pode ser influenciado Comportamento pré-determinado

Mantém-se operante devido à adaptação E definido pelo conteúdo

É definido pela forma Não resiste a mudanças

Mantém-se resistente a mudanças Conserva a matéria

Sociedade/seres vivos Objetos físicos/máquinas

O comportamento organizacional é importantíssimo para uma empresa, tendo como meta a adequação das prioridades da organização e o processo de evolução.

3. Pesquisa Conceito de Inovação

Cintia Toledo de Castro – Vendedora Interna

R – Inovar seria se atualizar, andar sempre com a tecnologia que avança a cada instante.

Silvia Do Carmo Rosa– Analista de Suporte de Sistemas

R – Criar novas ideias para ter algo para inovar, e estar apto a mudanças.

Camila Bergamin– Assistente de RH

R – Tentar algo novo, algo inédito, inovar seria novas experiências.

Marcelo Venâncio – Analista de TI

R – Inovar é uma como uma novidade, e acredito que é uma iniciativa revolucionaria para uma organização.

Gisele Vicentine – Assistente de Faturamento

R – Inovação é sempre tentar objetivos novos.

Rubia Marcela Miranda– Vendedora Interna

R – Inovar é explorar o sucesso de novas ideias.

Guilherme Peres Vieira– Vigilante

R – Inovar é tudo que produz benefícios.

Terezinha Botelho Ferreira– Encarregada Produção

R – Inovar é abrir sua mente.

Juliele Picarelli – Assistente Administrativo

R – Todo crescimento em geral vem das inovações, inovar sempre é preciso.

Anderson Soares– Auxiliar de Almoxarifado

R – Inovar é tudo aquilo que lhe traz um ótimo retorno.

Guilherme Silva- Auxiliar Administrativo

R – Estar pronto e disponível a mudanças, isso é inovar.

Eliana de Paula – Operadora de Caixa

R – As pessoas que se abrem para inovar estarão em vantagens em relação aos demais.

Jorge Mario Fusussi– Operador de Máquina

R – Traçar uma nova rota, ser flexível a mudanças.

Flavio Alexandre Rocha – Enfermeiro

R – Inovar é melhoria, ideias novas.

Carlos Henrique Penteado- Estudante

R – Inovar é fundamental para manter-se no mercado atual.

Sandra Momentel – Recepcionista

R – Inovação é o desejo que vem de dentro de cada um para ser melhor a cada dia.

João Rosa– Gerente Comercial

R – Inovar é ter ambição para melhorar.

William Aparecido Gomes – Analista de Suporte

R – Inovar é buscar sempre traçar outros caminhos para colher novos frutos.

Aline Araujo – Auxiliar de Faturamento

R – As melhores empresas sempre estão se inovando, buscando novos recursos, isso não pode parar.

Eliese Corradine – Estudante

R – Mudança sempre para melhor.

4. Vantagem Competitiva

Um grupo sempre necessita restituir valores, como união, respeito e participação, essa restituição também é essencial para a sociedade, pois alguns podem acabar se tornando individualistas.

Habilidade, mudança e necessidade são as três características principais para alcançar uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Para que o grupo consiga adquirir experiência e conhecimento, se faz necessário a presença de um líder, que irá consequentemente guiá-los através do melhor caminho, conseguindo atingir desafiadores resultados. O trabalho em equipe é fundamental para que a organização consiga atingir suas metas. A presença do líder será importante para que a equipe trabalhe em sintonia, pois através dele os funcionários encontraram motivações para sempre se aperfeiçoar e se dedicar, a fim de concluir um trabalho sem erros e transtornos.

4.1 Por que fracassam os planos de mudança?

As organizações se encontram em constante estado de mudanças. O líder tem um papel muito importante no fracasso das mudanças, pois ele tem o poder de convencer as pessoas nas negociações, e isso pode antecipar problemas dentro da organização. O equilíbrio dos objetivos e organizações dentro de uma empresa e junto das pessoas é e sempre será um dos desafios que preenchem as mentes dos líderes.

Quando um líder não tem capacidade de antecipar situações que podem ser ameaçadoras para a organização, as mudanças também ficam ameaçadas, geralmente o fracasso dos planos de mudança dentro de uma organização é a falta de conhecimento do líder, como também a falta de comunicação, esses são os pontos fracos que impossibilitam o sucesso.

5. A percepção e a comunicação dentro da arte de administrar.

Um administrador deve sempre estar atento as mudanças que ocorrem dentro da empresa, junto da equipe de trabalho, a comunicação e a percepção fazem diferença nesse momento.

A percepção está atribuída aos estímulos sensoriais, ou seja, ao histórico de vida, é assim que se consegue organizar e interpretar o significado desses estímulos, como na aquisição e interpretação das informações obtidas.

Um líder ideal teve ter os seus sentidos, olfato, tato, paladar e visão, aguçados para que ele consiga perceber qualquer problema que possa estar ocorrendo em sua equipe, podendo assim encontrar a solução ideal para que ninguém seja prejudicado, e esses sentidos são a percepção.

A percepção, porém para ser eficaz, deve estar aliada a comunicação, que é a principal ferramenta para persuadir os funcionários a seguirem as regras e os padrões esperados, mas a comunicação tem que ser cautelosa, para que não haja um desentendimento entre o líder e a equipe, o primeiro tem que saber ouvir cada funcionário e assim encontrar a solução que agrade a ele e não prejudique a empresa.

5.1 Comunicação

A comunicação é o senso de compreensão de um emissor para um receptor, existem ainda alguns elementos fundamentais para que isso ocorra, o emissor tem que entender a mensagem que poderá causar ou não uma motivação, e consequentemente atingir o receptor, podendo assim realizar ou não um feedback, alcançando o ambiente ideal e a convivência perfeita entre líder, equipe e empresa.

Para que a liderança seja eficaz, o líder nunca deve deixar de comunicar os interessados do grupo, de qualquer mudança que venha a ocorrer, pois se esta falha acontecer, pode prejudicar o desenvolvimento e os resultados do trabalho.

Eficiência é a competência do administrador em obter produtividade e desempenho com a menor quantidade de recursos e tempo possíveis, ou seja, ele concretiza uma tarefa da melhor

...

Baixar como  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »