TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE NEGOCIOS EM CENTROS DE ESTÉTICA

Por:   •  2/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODIÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5

3 CONCLUSÃO .........................................................................................................6

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................................8

INTRODUÇÃO

Durante a última década, as empresas notaram um deslocamento fundamental das atitudes do consumidor, em relação ao preço e a quantidade. Muitas delas modificaram suas abordagens de preço para alinhá-los com as mudanças nas condições econômicas e nas percepções de preço do consumidor. Cada vez mais, as empresas adotam estratégias de preço baseado em bom valor, oferecendo a exata combinação de qualidade e bons serviços a um preço justo.

O objetivo do centro de estética é atrair novos clientes, prometendo-lhes preço justo, a fim de manter os clientes atuais e proporcionar sua satisfação. O bom marketing é essencial para o sucesso de toda organização. A empresa deve identificar seus pontos fortes e pontos fracos e observar suas oportunidades e ameaças.

DESENVOLVIMENTO

A análise SWOT tem como objetivo geral: apresentar e avaliar a sua eficiência, sua consonância de sua aplicabilidade e simplicidade e no embasamento para o processo decisório, tanto estratégico como gerencial, suprindo ou não, as necessidades dos gestores.

As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspetos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.

A evolução competitiva influencia nas estratégias de grandes e pequenas cooperações, impõe que indispensavelmente, as estéticas utilizem de metodologias as quais possam ser oferecidas informações mais relevantes aos seus gestores, os quais as utilizarão nas tomadas de decisões.

No mercado empresarial, é necessário que as estéticas tenham estratégias bem alicerçadas e com pouca margem para erros através do trabalho. É necessário também que seja feita uma ambientação de organização perante o ramo de atividades analisando o planejamento.

Ambiente Interno

Pontos Fortes - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

Fraquezas- Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

Ambiente Externo

Oportunidades - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.

Ameaças - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.

Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com frequência de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Evitar ameaças nem sempre é possível, no entanto pode-se fazer um planejamento para enfrentá-las, minimizando seus efeitos.

A combinação destes dois ambientes, interno e externo, e das suas variáveis, Forças e Fraquezas; Oportunidades e Ameaças irão facilitar a análise e a procura para tomada de decisões na definição das estratégias de negócios da empresa.

A análise SWOT permite que de uma forma bem interessante e que indica para um simples e eficiente procedimento, tenha evolução em se tornar possível, mostrando ser uma poderosa ferramenta para tal finalidade. Logo, da mesma eficiência deve ser refletida na gestão da empresa de grande porte, sendo o estudo traçado através de entrevistas com os gestores e embasamento com as correlações do sistema sendo definidas e conceituadas. Além disso, é possível perceber inferir essa ambientação em todos os tipos de organizações e a concretização dos objetivos propostos. A análise SWOT produz uma capacidade de visualização clara e transparente, interna e externa da organização com objetivo de possibilitar ao gestor maximizar os pontos fortes, minimizar os pontos fracos, tirar proveito das oportunidades e se proteger das ameaças.

É importante citar que esse tipo de abordagem, isoladamente, não pode satisfazer todas as necessidades estratégicas e de gestão dos tomadores de decisão. A partir dela é que são possíveis as maximizações dos processos organizacionais.

Os pontos fortes da organização devem ser determinados e a partir dessa visualização, usados e explorados, pois é através deles que a empresa obtém seus principais retornos, tanto financeiros como não financeiros. Esses pontos podem ser representados por recursos, infraestrutura, habilidade, Market, Share, patentes, capital humano entre outros.

As ameaças e fraquezas representam os pontos negativos, desde seus controles internos até os valores agregados à margem da empresa. São pontos próximos da realidade. É de suma importância buscar os pontos fracos, pois podem se acumular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com