TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócios "Centro de Lavagem e Manutenção Automotiva"

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.215 Palavras (21 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Aulus Moura

Daniela Goulart

Renan de Alcântara

Ivanir Ribeiro

Antônio Jone

Priscila Gonçalves

Paloma Oliveira

PLANO DE NEGÓCIOS

“Centro de Lavagem e Manutenção Automotiva”

Trabalho apresentado à todas as disciplinas do quinto período do curso de administração do período da manhã da Faculdade de Minas.

Belo Horizonte

2013

Plano de Negócios

“Centro de Lavagem e Manutenção Automotiva”

A elaboração deste plano de negócios visa a criação de um empreendimento de lavagem e manutenção automotiva, no estacionamento da Faminas-BH. Tendo em vista que anteriormente à faculdade, no local se instalava uma concessionária automotiva, herdou-se do antigo espaço físico duas baias fechadas, com vala, que anteriormente eram usados para fins de reparo e manutenção de veículos. Aproveitando-se deste espaço, o empreendimento prestaria um serviço terceirizado especializado à faculdade ofertando a mesma um diferencial competitivo frente a outras instituições de ensino. O negócio tem como público alvo os alunos e funcionários da instituição e visa a otimização do tempo dos mesmos, que sabidamente tem uma rotina de estudos e trabalho apertada, visto que ao se fazer um curso superior é demandado muito tempo de estudo além do requerido por seus respectivos empregos e deslocamento. O empreendimento prestaria sempre um serviço de qualidade, visando à plena satisfação e fidelização de seus clientes.

Tendo como grande diferencial competitivo um serviço exclusivo prestado dentro de uma instituição de ensino, onde enquanto o cliente realiza suas tarefas dentro da faculdade são prestados serviços como: lavagem automotiva, troca de óleo, troca de filtros de olho e ar, regulagem de freio e embreagem, podendo até ser acrescidos mais serviços de acordo com a demanda e a respectiva análise de viabilidade.

A futura empresa vê como uma grande oportunidade sua localização, onde se encontram vários veículos todos os dias, sendo que todo veículo requer manutenção além do cuidado com sua limpeza. Vendo como ameaça a concorrência, que existe em grande quantidade, e funcionando há mais tempo no mercado, tendo um know how maior na execução do serviço, podendo inclusive ter um custo operacional mais baixo.

O empreendimento levaria o nome “Centro de Lavagem e Manutenção Automotiva” e seria localizado no estacionamento da faculdade FAMINAS-BH que se encontra na Avenida Cristiano Machado, 12.001, ao lado da Estação Vilarinho de Metrô / Shopping Estação BH - Vila Clóris Belo Horizonte.

Tipo de Negócio: Prestação de serviço

Tipos de serviços: Limpeza em automóveis entre outros serviços

Entende-se por prestação de serviços toda realização de trabalho oferecido ou contratado por terceiros. (comunidade ou empresa).

A prestação de serviço se caracteriza pela intangibilidade e inseparabilidade produzido e utilizado ao mesmo tempo e não resulta na posse de um bem.

No caso da prestação de serviço não se dá muita importância ao produto físico e sim na obtenção do serviço proporcionado. Assim quando compramos um carro, na verdade o que nos interessa realmente é o serviço de transporte que ele fará, pois de nada valeria ter um carro se o mesmo não estiver em perfeito estado.

Nosso cliente faz parte da grande maioria dos brasileiros que levam uma vida corrida, cheia de compromissos, que sai de casa cedo e dividem seu dia entre trabalho, estudo e vida pessoal de uma geração onde o tempo é valioso e que a cada dia fica mais distante das tarefas simples como lavar um carro.

O principal interesse é prestar um serviço de limpeza e pequenas manutenções em veículos, enquanto o cliente cuida de outras atividades unindo a ele a satisfação de ter um serviço prestado ao mesmo tempo em que realiza suas atividades cotidianas, sem a necessidade de alterar sua agenda.

Segmento de mercado

O lava jato utiliza o segmento de prestação de serviços.

O canal de distribuição do lava jato será instalado na FAMINAS BH onde será ofertado nosso serviço. Foi feita uma boa análise do mix de marketing para este tipo de serviço.

O nosso produto (serviço de lavagem) visa satisfazer as necessidades e as expectativas dos nossos clientes que serão acadêmicos e docentes da FAMINAS BH, pois muitos possuem seu patrimônio pessoal (automóvel) e tem o desejo de cuidar dele, porém não possuem tempo o suficiente e também a restrição do uso de água em condomínios.

O preço final do nosso serviço deverá ser o suficiente para cobrir os custos, impostos e margem de lucro envolvido na operação do lava jato. Contudo, o preço deve ser compatível com o nível de serviço oferecido e os preços praticados pela concorrência. Isto nos levará a identificar quem são nossos concorrentes e os serviços oferecidos por eles. Administrar os custos de operação e garantir a viabilidade do negócio.

A praça é um fator importantíssimo e também muito crítico de sucesso de qualquer negócio, pois principalmente para um lava jato a escolha de um bom ponto pode representar uma significativa redução de custos.

A promoção será feita de acordo com a divulgação dos nossos serviços aos clientes, senão eles não saberão da sua existência e não poderão adquiri-los. Como forma de divulgação do nosso trabalho será feita com banners e letreiros que chamem a atenção para os serviços oferecidos. Também será realizada a panfletagem e a propaganda boca a boca.

Pessoas, neste caso contar com uma boa equipe pontual, uniformizada, treinada e que se preocupe com a satisfação do cliente, tratando-o de forma cordial e pronta, isso é determinante para o sucesso em qualquer profissão.

 Esses fatores levam esses grupos a utilizarem o nosso serviço de lavagem de automóvel. A segmentação de mercado será feita no lava jato com muito esforço para elaboração de programas de marketing eficientes na empresa, e maior posicionamento do serviço em relação à concorrência.

O nível de segmentação utilizado no lava jato é o Marketing de Nicho que foi criado especificamente para um grupo de estudantes e funcionários da FAMINAS-BH, cuja esse mercado as necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas. Nesse sentido cabe avaliar que o Marketing de Nicho possui suas vantagens onde atraem menor concorrência se comparado a segmentos; possibilidade de cobrar preços “Premium” por suas ofertas.

Para chegarmos até na base para segmentação do lava jato, foi necessário à realização de uma análise de região, os tipos de pessoas, se o local é quente ou frio. Análise de base de segmentação utilizada é a psicográfica e comportamental, onde o nosso público alvo estará dividido em diversos tipos de grupos como: estilo de vida; classe social; personalidade; Como também em base comportamental ocasiões; benefícios; índice de utilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (259.9 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com