TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE NEGÓCIOS EM CENTRO DE ESTÉTICA

Artigos Científicos: GESTÃO DE NEGÓCIOS EM CENTRO DE ESTÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO.................................................................................................03

2DESENVOLVIMENTO.....................................................................................04

2.1 ANÁLISE SWOT..........................................................................................05

2.2 PREÇO DE VENDA.....................................................................................06

3CONCLUSÃO..................................................................................................09

4REFERÊNCIAS...............................................................................................10

INTRODUÇÃO

SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em uma metodologia bastante popular no âmbito empresarial. É um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico.

A análise SWOT corresponde à identificação por parte de uma organização e de forma integrada dos principais aspetos que caracterizam a sua posição estratégica num determinado momento, tanto a nível interno como externo (forma como a organização se relaciona com o seu meio envolvente).

A análise SWOT é um passo importante na sua análise situacional. Avaliar os pontos fortes da sua empresa, fraquezas, oportunidades e ameaças do mercado, através de uma análise SWOT é um processo muito simples, que pode oferecer uma visão poderosa para os possíveis problemas e críticas que afetam um empreendimento.

DESENVOLVIMENTO

2.1 ANÁLISE SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, como a criação de um blog, até mesmo a gestão de uma multinacional.

A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.

Pode-se dividir a análise SWOT em duas partes: a análise do ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e os fracos, e a análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades.

O ambiente interno da empresa é formado pelo conjunto de recursos físicos, humanos e financeiros, entre outros, sobre os quais é possível exercer controle, pois resultam das estratégias definidas pelos gestores. Nesse ambiente é possível identificar os pontos fortes, correspondentes aos recursos e capacidades que juntos se transformam em uma vantagem competitiva para a empresa em relação aos seus concorrentes, e os pontos fracos que são as deficiências que a empresa apresenta em comparação com os mesmos pontos dos seus concorrentes atuais ou em potencial.

Já o ambiente externo é composto por fatores que existem fora dos limites da organização, mas que de alguma forma exercem influência sobre ela. Este é um ambiente sobre o qual não há controle, mas que deve ser monitorado continuamente, pois constitui base fundamental para o planejamento estratégico. A análise do ambiente externo é comumente dividida em fatores macro-ambientais (questões demográficas, políticas, econômicas, tecnológicas e etc.) e fatores micro-ambientais (consumidores, parceiros, fornecedores e etc.) que devem ser constantemente acompanhados, antes e após o delineamento das estratégias da empresa. Desta forma, através deste acompanhamento será possível identificar em tempo hábil as oportunidades e as ameaças que se apresentam, pois considerando que os fatores externos influenciam de forma homogênea todas as empresas que atuam em um mesmo mercado alvo, só aquelas que conseguirem identificar as mudanças e tiverem agilidade para se adaptar é que conseguirão tirar melhor proveito das oportunidades e que menos danos sofrerão com as ameaças.

2.2 PREÇO DE VENDA

O preço de venda, como tal, é o dinheiro que deve abonar o consumidor para comprar um produto. Num mercado livre, o preço de venda é determinado através da lei da oferta e da procura: se aumentar a oferta, o preço cai; pelo contrário, se a oferta diminuir (ou seja, quando os produtos oferecidos começam a escassear), o preço sobe. O preço de venda é o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, as despesas variáveis, como impostos, comissões, etc. As despesas fixas proporcionais, ou seja, aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore, etc., e ainda, sobrar um lucro líquido adequado.

A composição do preço de venda compreende:

• custo unitário da mercadoria;

• despesas variáveis;

• despesas fixas;

• lucro líquido.

Todos eles são igualmente importantes e devem ser conhecidos precisamente pelo empresário, pois para cada um as estratégias, as negociações e as decisões serão fundamentais para que se chegue de forma mais acertada ao preço de venda.

Custo unitário das mercadorias:

De forma geral, o custo da mercadoria representa o valor gasto para tê-la em sua empresa. É importante:

• Ter controle dos valores gastos;

• Negociar vantagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com