TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE OPERAÇÕES EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO DE OPERAÇÕES EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade trabalhar o conteúdo do eixo temático, auxiliar no aplicar de conceitos e conteúdos estudados nas disciplinas do semestre. Neste texto iremos tratar de assuntos relacionados sobre o empreendedorismo, diferenciar o empreendedorismo tradicional e o intraempreendedorismo, também o que é empreendedorismo hospitalar.

Na conclusão será falado sobre os principais dados apresentados na parte da pesquisa do artigo “ Intraempreendedorismo em Organizações hospitalares ilusão ou realidade?”

E contudo de que forma as concepções tratadas no artigo podem auxiliar na realização das atividades como gestor.

DESENVOLVIMENTO

Empreendedorismo significa criar empresas ou produtos novos, agregar valor, é saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. O conceito de empreendedorismo foi empregado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950.

Empreendedorismo é criar riqueza por meio de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.

O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações, modificando assim o cenário econômico.

A diferença entre o Empreendedorismo e o intra empreendedorismo é que no Empreenedorismo Tradicional usa-se o próprio capita, cria toda a estrutura operacional, tem o maior poder de ações sobre o ambiente, o fracasso parcial pode significar perda de dinheiro, o fracasso total significa falência, o próprio empreendedor é o chefe, monta a sua própria equipe; já no Intraempreendedorismo é usado o capital da empresa, usa-se a estrutura operacional da empresa, tem maior depedência das caracteristicas da cultura corporativa, o fracasso parcial significa somente erro e realinhamento do projeto, o fracasso total significa o aborto do projeto e no maximo a demissão, se reporta a um ou mais chefes, é obrigatório se relacionar com quem já está na empresa.

O empreendedor arrisca o seu emprendimentoe o seu capital , ointraempreendedor arrisca sua carreira e emprego. São diferenças importantes.

No empreededorismo hospitalar a função primordial do hospital segundo Schulz é prestar assistência às necessidades do paciente, devendo-se atentar para as diversas dimensões que envolvem este indivíduo.

Os hospitais possuem diversas áreas funcionais que se relacionam de forma interdependente, o que exige um funcionamento eficiente de todos os grupos e de todos os seus membros. Sua estrutura é caracterizada ainda por uma extensa divisão do trabalho especializado, realizado basicamente em equipe, o que mobiliza habilidades e esforços de grande número de profissionais, implicando em alta concentração de especialização, com formações distintas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com