TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROCESSOS: GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.523 Palavras (23 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAQUAQUECETUBA

GESTÃO COMERCIAL

 

 

GESTÃO DE PROCESSOS: GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO (BPM)

 

 

ALEX ROBERT TEIXEIRA MAIA

ANDERSON FIRMINO DE SOUZA

FELIPE DE OLIVEIRA SOUZA

WAGNER LIMA DOS SANTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ITAQUAQUECETUBA - SP

2017

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAQUAQUECETUBA

GESTÃO COMERCIAL

 

 

GESTÃO DE PROCESSOS: GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO (BPM)

 

 

ALEX ROBERT TEIXEIRA MAIA

ANDERSON FIRMINO DE SOUZA

FELIPE DE OLIVEIRA SOUZA

WAGNER LIMA DOS SANTOS

 

 

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para avaliação da disciplina Programa de Integração Multidisciplinar em Tecnologia II, sob a orientação do Professor Me. André Luiz Osvaldo Herzer. 

 

 

  

ITAQUAQUECETUBA - SP

2017

RESUMO

O papel dos processos de negócio tem ganhado cada vez mais atenção por parte das organizações por se tratar de um diferencial para alcance de vantagem competitiva e consolidação no mercado. A capacidade das organizações em configurar e gerenciar de forma adequada operações de negócio é vista como fator chave de flexibilidade e agilidade, o que impacta diretamente no desempenho organizacional. Tal capacidade passa diretamente pelo gerenciamento de processos de negócio, em inglês Business Process Management (BPM), metodologia amplamente aplicada na busca pela melhor forma de modelagem, controle e otimização de processos. Sob a perspectiva dos estudos em tecnologia e sistemas de informação, destacam-se os esforços em desenvolver recursos para que, a partir da automatização de processos e unificação de fluxos de informações, organizações possam aprimorar o desempenho, reduzir custos e diferenciar-se em relação aos concorrentes. Na busca por esse suporte tecnológico para processos de negócio, o BPM tornou-se uma das ferramentas mais utilizadas para promoção de integração interdepartamental e criação de bases e fluxos unificados de informação, reduzindo redundâncias e aumentando a ligação entre as diferentes áreas envolvidas no negócio das organizações.

INTRODUÇÃO

Melhoria contínua é um termo bem conhecido para as organizações que desejam se manter competitivas no mercado atual. Hoje com a disposição dos mais variados modelos, métodos e processos de gestão, algumas organizações têm conseguido alcançar seus principais objetivos que são: manter crescimento, reduzir gastos e aumentar lucros.

As organizações que conseguem alcançar suas metas, em geral são as que possuem processos internos e externos bem definidos, estão sempre em constante mudança organizacional e se adaptam rapidamente a elas, geralmente possuem uma ótima estrutura da Tecnologia da Informação (TI) alinhada ao seu processo de negócio.

A maior dificuldade das empresas é criar uma solução tecnológica adequada que agregue valor ao seu negócio possibilitando a empresa, ter uma forte flexibilidade para acompanhar as constantes mudanças de processos e informações.  

A aplicação do Business Process Management (BPM) permite mapear os processos organizacionais da empresa, buscando a integração funcional e proporcionando maior agilidade nas atividades que envolvem pessoas, tarefas, máquinas, aplicações de software e outros elementos coordenados para atingir os objetivos do negócio. A empresa pode documentar os modelos criados e entender melhor seus processos em diferentes níveis, facilitando desse modo o entendimento dos participantes dos processos de negócio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMA

Gestão de Processos

 

TEMA DELIMITADO

Gerenciamento de Processo de Negócio (BPM)

 

PROBLEMA DE PESQUISA

As organizações no tempo atual estão alcançando vantagens no mercado através do BPM?

 

OBJETIVO GERAL

Entender o conceito e relevância que o BPM causa nas empresas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Analisar o impacto que a ausência do BPM causa nas organizações.

Pesquisar instituições que obtiveram êxito no implante de processos de negócio

Verificar a importância do BPM nas organizações no tempo atual.

 

JUSTIFICATIVA

Demonstrar que o Business Process Management (BPM) é de extrema importância para as organizações e que suas contribuições agregam mais valor ao negócio tornando a empresa mais competitiva no mercado.

HIPÓTESE

A implementação de um sistema BPM trará benefícios a uma organização em termos de otimização de processos de negócios.

 

METODOLOGIA

Podemos definir este trabalho como uma pesquisa qualitativa e exploratória pois tem o objetivo proporcionar maior familiaridade com o assunto abordado, foi utilizado diversos autores por meio de livros, artigos publicados e sites, para discutir o tema em questão e colaborar com o entendimento do assunto. Foram pesquisadas empresas que obtiverem sucesso na implantação do Sistema de Gerenciamento de Processos (BPM).  

 

1 O QUE SÃO PROCESSOS ?

Segundo o Dicionário Houaiss Online da língua portuguesa pelo menos treze significados para a palavra processo, destacamos os significados que são mais compreendidos em um sentido lato, e que poderão ser úteis para compreensão deste trabalho.


Substantivo masculino; 1 ação continuada, realização contínua e prolongada de alguma atividade; seguimento, curso, decurso ‹ p. de decifrar uma mensagem › ‹ p. de aprender a ler ›; 2 sequência contínua de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade; andamento, desenvolvimento, marcha ‹ p. de apuração dos votos ›; 3 modo de fazer alguma coisa; método, maneira, procedimento ‹ descobriu um p. novo de fazer champanhe › ‹ p. criativo de um escritor ›; 4 adm conjunto de papéis, documentos, petições etc., relativos a um assunto qualquer, que se encaminha a um órgão oficial ‹ p. de pedido de aposentadoria › (HOUAISS, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (214 Kb)   docx (250.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com