TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Que Processo ?

Pesquisas Acadêmicas: Processo Que Processo ?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Muitas empresas querem organizar-se por processos, mas não em uma noção clara dos passos a seguire das providencias que devem ser tomadas. Outras não estão certas da decisão a tomar a respeito da sua estruturação por processos e podem beneficiar-se de um raciocínio que as ajude a decidir. Existem tambem as empresas que não sabem ao certo o que significa seremorganizadas por processos e as que não tem certeza sea sua forma organizacional atual adequada para a gestão por processos. Finalmente, temos, ainda, as empresas que precisam de mais esclarecimentos sobre o assunto para que possam analisar as vantagens da gestão porprocessos. A distinção entre os processos de negócio e os pro-cessos auxiliares ou de suporte pode ajudar muito na identificação dos processos essenciais da empresa. Geralmente, os processos essenciais estão diretamenteassociados às regras básicas do negócio (Gonçalves, 2000). No caso de uma seguradora, por exemplo, a empresa propõe-se a garantir cobertura no caso de determinados sinistros ocorridos com os clientes selecionados com as quais ela faz contrato de seguro. Paraisso, ela deverá: a) selecionar os clientes e fazer contrato de seguro com eles, b) reembolsar os pedidos de indenização por motivo de sinistro nos casos devidos e c) manter vínculo contratual com os clientes selecionados. Esses são os grandes processos essenciais numa seguradora padrão. Para organizar a empresa por processos de negócio, precisamos colocar o foco no cliente externo, já que os processos de negócio começam e terminam nele.

Os processos enxergam uma linha de atividades que começa com o entendimento exato do que o cliente externo deseja e termina com o cliente externo adquirindo o que ele precisa e deseja de um negócio. Os processos são a fonte das competências “específicas da empresa” que fazem a diferença em termos de concorrencia, alêm da influência que podem ter a estratégia, os produtos, a estrutura e a industria (Keen, 1997). Os processos não criam apenas as eficiencias de hoje mas também garantem o futuro por meio de habilidades que se aplicam aos novos produtos. A rapida inovação dos processos pode resultar em capacitações organizacionais (Kanter, 1997) melhoradas que permitem, por exemplo, que os novos produtos sejam desenvolvidos mais rapidamente.

Ao realizarmos uma análise retrospectiva, notamos que alguns objetivos distintos orientaram os esforços de revisão do funcionamento das empresas em diferentes momentos nos últimos anos: redução dos custos gerais das empresas e dos custos operacionais em particular; aumento das condiçıes de competitividade das empresas, especialmente dos atributos de flexibilidade e agilidade.

Ainda é muito importante pensar em revisão de processos nas empresas. Depois da febre de reengenharia que assolou o mundo empresarial entre 1994e 1997, muita gente pensou que o assunto estava terminado. Outros acharam que esse modelo logo seria substituído por outra idéia da moda.

Os processo owners desempenham uma função permanente, responsável pelo projeto do processo essencial e pela sua monitoração e adaptação em função

das condiçıes que se alteram constantemente. Sua presença é indispensável e, se o processo owner não estiver presente, o modelo convencional antigo reassume.

Exatamente pelo fato de as organizações por processos exigirem que as pessoas trabalhem de maneira tão diferente, é freqüente perceber que faltam as ferramentas e os modelos sociais, psicológicos e humanos para ajustar os grupos internos às novas condiçıes. As alterações nos pressupostos que deram base para a formação inicial da empresa, tais como o perfil da concorência, o mercado, a demanda dos clientes e a conjuntura do país, levam a empresa a procurar outra configuração que seja adequada à nova situação.

Sistemas e Métodos

Prof Gualberto Rabay

Atividade: Processos

Em duplas – entrega via portfólio.

Cada aluno ou dupla de alunos dever ler o texto Gestão por Processos (Processo, que processo.pdf que está em LEITURAS e fazer um resumo de no mínimo uma página ( fonte times roman 11, espaçamento simples, justificado) e postar no portifólio.

Responder as seguintes perguntas:

1. Qual as diferenças entre as organizações tradicionais e as empresas estruturadas por processos?

R: Estruturas tradicionais:

• Projetadas com foco na realidade interna

• Grande enfase na estrutura funcional da empresa

• Estruturas hierarquicas pesadas e rigidas

• Trabalho individual e voltado a tarefas

• Gestão por funcões

Estrutura de Processo

• Projetadas com foco na visão do cliente

• Menor enfase na estrutura funcional da empresa

• Gestão horizontal e por processo

• Os processos de negócio começam a terminar no cliente

• Equipe e sendo de propriedade do processo

• Identificação de processos essenciais potencializando desempenho

2. Quais as vantagens da gestão por processos sobre modelos tradicionais?

R: São a fonte das competências “específicas da empresa” que fazem a diferença em termos de concorrência, além da influência que podem

ter a estratégia, os produtos, a estrutura e a industria (Keen, 1997). Os processos não criam apenas as eficiŒncias de hoje mas também garantem o futuro por meio de habilidades que se aplicam aos novos produtos. A rapida inovação dos processos pode resultar em capacitaçıes organizacionais (Kanter, 1997) melhoradas que permitem, por exemplo, que os novos produtos sejam desenvolvidos mais rapidamente.

3. Quais as impliações ao se migrar uma empresa de gestão tradicional para uma empresa gerida por processos?

R: Atribuir a responsabilidade pelo andamento de cada processo essencial a um “process owner”. Minimizar os deslocamentos de pessoas e as transferências de material, Reduzir esperas, erros e cruzamento de fronteiras,organizar as atividades ao longo dos processos. Maximizar o agrupamento das atividades Equipes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com