TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO CURSO TECNOLÓGICO EM RECURSOS HUMANOS

Tese: GESTÃO DO CURSO TECNOLÓGICO EM RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Tese  •  2.895 Palavras (12 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 12

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA III ( PROINTER III)

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇAO A DISTANCIA

POLO PRESENCIAL VITÓRIA–ES

CURSO TECNÓLOGO GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

GRUPO:

ARNALDO MARIANO RA 412672

LUENE BREMENKAMP DE ANDRADE RA 405593

MARLETI BROEDEL BATISTA RA 426689

ROMULO LIMA RA 7932712951

VITÓRIA-ES

12/06/2014

SUMÁRIO

Resumo da Introdução 3

Conceito ..................................................................................................................................4

Contextualização da Pesquisa .................................................................................................6

Considerações gerais 7

Relatório final ..........................................................................................................................9

Bibliografias 11

RESUMO

A situação próxima ao pleno emprego em que se encontra o país torna ainda mais necessário o investimento das empresas em capacitação de profissionais para a condução apropriada das relações sindicais e das negociações coletivas. A gestão estratégica das relações sindicais evitam paralisações, minimizam conflitos trabalhistas e promovem um melhor clima organizacional.

Recrutamento e seleção as duas palavras que geralmente andam juntas, Recrutamento e Seleção, vêm sendo cada vez mais utilizadas por empresas que pretendem contratar funcionários, sejam eles fixos ou temporários, tornando-se desta maneira, cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Mas afinal, o que é Recrutamento e Seleção?

Uma boa gestão de pessoal é condição necessária para o sucesso de uma empresa/organização, e é através do Recrutamento e Seleção que é dado o primeiro passo a fim de que a gestão de pessoas seja iniciada. O processo de recrutamento e seleção permite às empresas suprirem suas necessidades de recursos humanos de acordo com os seus objetivos. Trata-se de um conjunto de práticas e métodos para atrair candidatos qualificados a ocupar posições dentro das corporações. É fundamentalmente, um sistema de informação por onde a empresa anuncia ao mercado de recursos humanos a vaga que pretende preencher.

A Saúde e segurança do trabalho tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho.

As relações sindicais e negociações trabalhistas tem como objetivo estudar os meios de políticas de recursos humanos utilizados principalmente no recrutamento de seleção pessoal de praticada nas empresas. Como o processo de recrutamento e seleção, as melhores formas de se avaliar o candidato e como tornar esse processo agradável, utilizando revisão bibliográfica presente no texto e na bibliografia.

Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal é um assunto que tem preocupado os profissionais de Recursos Humanos, devido às mudanças e transformações que acontecem na sociedade.

CONCEITO

.CONCEITOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Recrutamento

O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos potencialmente qualificados no mercado de trabalho, dentro ou fora da empresa, para abastecer seu processo seletivo, comunicando e divulgando as oportunidades de emprego que pretende preencher. Ele pode estar focado na busca de candidatos para preencher cargos vagos ou em adquirir novas competências que agreguem valor a empresa, aumentando a competitividade.

Recrutamento interno

O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização, promovendo-os ou transferindo-os para outras atividades mais complexas ou motivadoras. Ele está focado em buscar competências internas, oferecendo um plano de carreira a esses funcionários.

Recrutamento externo

O recrutamento externo atua sobre candidatos que estão fora da empresa, submetendo-os ao seu processo de seleção pessoal, estando focado em adquirir competências externas.

A Segurança do Trabalho corresponde ao conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais atividades da segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndios.

No Brasil, a segurança e saúde ocupacionais estão regulamentadas e descritas como Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que está regulamentado em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4) e, portanto, na legislação trabalhista brasileira.

Na NR-4, está descrito como devem ser organizados os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, buscando diminuir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Para alcançar esses objetivos e cumprir com suas funções, o SESMT deve ser constituído por: médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de segurança do trabalho, auxiliar de enfermagem, sendo o número de profissionais necessários determinado pelo número de trabalhadores e grau de risco.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com