TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  11/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

        ESCOLA ESTADUAL VINÍCIUS DE MORAIS[pic 1]

CURSO TÉCNICO DE RECURSOS HUMANOS

RECRUTAMENTO

E

SELEÇÃO

ADRIANE LEMOS

ANA LUIZA DA CRUZ

ARIANA MATOSO

THAISA YORRANA

RAIANE CRISTINA

TATIANE LAÍS

                                        CONTAGEM, DEZEMBRO DE 2018

SUMÁRIO

SUMÁRIO.....................................................................................................................1

INTRODUÇÃO.............................................................................................................2

DESENVOLVIMENTO...............................................................................................3,4

CONCLUSÃO..............................................................................................................5

REFERÊNCIAS...........................................................................................................6

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade executar pesquisa e adquirir novos conhecimentos no que se refere aos Headhunters (caça talentos) exemplificando as atividades e funções executadas dentro da seleção de novos colaboradores das áreas estratégicas de uma organização.

DESENVOLVIMENTO

Headhunter é um profissional altamente especializado em recrutamento e seleção de executivos de alto escalão de um determinado segmento de mercado ou departamento de uma empresa. É um intermediário entre o cliente (empresa contratante) e o candidato ao emprego. Tem todo o know-how necessário para localizar o profissional ideal que ocupará uma vaga específica na empresa e suas responsabilidades passam por identificar no mercado os melhores candidatos, analisar criteriosamente o perfil desses profissionais e selecionar o mais apto.

A maior diferença entre um recrutador e um Headhunter é sua rede de relacionamentos, ou seja, o networking. Normalmente ele é muito bem relacionado, alguém que gera confiança e que sabe onde encontrar as pessoas certas, para o cargo certo. O Headhunter é uma pessoa muito confiável e que possui muita credibilidade para obter a confiança do candidato e da empresa. Em alguns casos faz propostas para que o candidato saia da empresa em que se encontra e paga uma “luva” ou mesmo maiores benefícios para que valha a pena sair de onde se encontra para se aventurar em outra empresa.

Os caça talentos como também são conhecidos, não possuem formação específica em Recursos Humanos, mas sim conhecimento técnico e experiência em uma área específica do mercado, poder de negociação, convencimento, argumentação e de ser um bom coaching para ouvir os dois lados (empresa e candidato). Eles têm que entender e conhecer bem a empresa e suas necessidades, avaliando detalhadamente o cargo, função e muitas vezes até mesmo o perfil da pessoa que estará diretamente ligada ao candidato, para que ambos possam estabelecer um relacionamento duradouro, de confiança e acima de tudo de produtividade.

Não existe uma formação ou uma maneira pré-estabelecida para se tornar um headhunter, visto que as habilidades necessárias para o desempenho desta função são provenientes de experiências próprias, capacidade de negociação e uma ampla rede social e, por isso, conhece a fundo as habilidades necessárias à pessoa que irá ocupar o cargo. Estes profissionais são contratados por uma empresa para procurar dentro do mercado de trabalho os melhores executivos e profissionais pré-definido, isto pode ocorrer de forma sigilosa ou não.

Ter uma rede social ampla é a principal ferramenta que o headhunter utiliza para selecionar um candidato e ofertar uma vaga. A ampliação das redes sociais destas pessoas ocorre de forma natural, uma vez que os profissionais, sabendo da existência de um headhunter, procuram se aproximar e estabelecer vínculos que lhes proporcionarão um bom emprego futuramente. Entretanto, é preciso ter bastante atenção com pessoas que se auto intitulam headhunters. Em alguns casos, as promessas de ótimos cargos, onde o candidato tem que pagar diversas taxas e cursos, não passam de golpes. Os headhunters não cobram nenhum valor de pessoa física, valores são cobrados da própria empresa contratante de seus serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com