TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EM MARKETING AULA TEMA: ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES DE MERCADO: DEMANDA E AMBIENTE

Artigo: GESTÃO EM MARKETING AULA TEMA: ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES DE MERCADO: DEMANDA E AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 4

NOME Adriana Monteiro de Oliveira 1299907483

GESTÃO EM MARKETING

AULA TEMA: ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES DE MERCADO: DEMANDA

E AMBIENTE

SÃO BERNARDO DO CAMPO

ABRIL DE 2013

Análise das oportunidades de mercado: Demanda e ambiente

Após leitura nos capítulos referentes a consumidor, marketing, estratégias e comportamento são possíveis chegar à conclusão que as empresas devem estar atentas às mudanças no mercado, e que o consumidor está cada dia mais exigente.

Questões:

a) As cinco ferramentas que verificam o desempenho do plano anual de Marketing

Análise de vendas: É uma mediação para se avaliar se as vendas atingiram as metas estipuladas, através de ferramentas específicas como a análise de variação de vendas, que mede quais fatores contribuiu para um desvio no desempenho de vendas, e a micro análise, que examina por que alguns produtos não atingiram as vendas esperadas em alguns lugares.

Análise de participação de mercado: É uma análise baseada ao seu desempenho, e para isso é preciso observar sua participação no mercado, como porcentagem de vendas e a fidelidade dos clientes. Tudo isso é um modo de analisar o desempenho sobre a concorrência.

Análise das despesas de marketing em relação às vendas: A administração analisa se a empresa não está gastando um valor a mais para atingir suas metas de vendas.

Análise financeira: É um método para identificar os fatores que afetam a taxa de retorno sobre o patrimônio líquido da empresa. É a análise composta pelo que se tem em caixa, o que se tem a receber e o que se gasta, para se ter um gerenciamento equilibrado.

Análise do desempenho em relação ao mercado: As empresas preparam análises baseadas no mercado, com fins de evitar problemas futuros. É uma forma de se antecipar aos equívocos. Para isso, é preciso analisar os clientes com objetivo de identificar um sinal de insatisfação e melhorar a qualidade nos serviços, e também analisar o grupo de interesses, como funcionários e fornecedores, por exemplo, se estão satisfeitos com o andamento da empresa.

b) Novas tendências de mercado

Uma tendência é uma consequência de eventos que tomam um novo rumo, e mercadologicamente é mais que natural que tenhamos de aderir às novidades, até pela necessidade de adequação. Isto atinge de maneira cultural, padrões familiares, economias, níveis de instrução do cidadão e movimentações geográficas. Os mercados mudam suas administrações também, pois em vez de atender de uma forma em massa, ele se torna mais enxuto com princípios de atender à uma necessidade limitada de consumidores. Um exemplo: Uma região que a população é habituada por pessoas com certo costume cultural, as redes se adéquam para atender os requisitos necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com