TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL

Trabalho Escolar: GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  3.942 Palavras (16 Páginas)  •  1.142 Visualizações

Página 1 de 16

UNOPAR

CIÊNCIA CONTÁBEIS

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL

LUANA DAYANA DE FREITAS SANTOS

CAMPINA GRANDE

2014

LUANA DAYANA DE FREITAS SANTOS

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL

Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Bacharelado em CIÊNCIA CONTÁBEIS da UNOPAR.

Orientador: VIVIANE PEREIRA DE SOUSA

CAMPINA GRANDE

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4

3 1.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA 5

4 1.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA 6

5 1.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO 8

6 1.4 RISCO E RETORNO 9

7 1.5 PRINCIPAL TIPO DE ORÇAMENTO 10

8 1.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA GESTÃO 12

9 NOÇÕES DE ATUÁRIA 13

10 2.1 CONCEITO DE ATUÁRIA 14

11 2.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL 15

12 DIREITO EMPRESARIAL 16

13 3.1 SOCIEDADES EMPRESARIAL E SOCIEDADE SIMPLES 17

14 3.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS 19

15 CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS 21

1 INTRODUÇÃO

Orçamento é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física.

Vem sendo comprovado através do tempo que a sociedade depende de registros contábeis e econômico-financeiro para obter bons desempenhos quer no campo governamental, empresarial ou mesmo familiar. Hoje esses conceitos são fortes aliados aos gestores financeiros, fornecendo aos mesmos relatórios que podem ser analisados e a partir daí diagnosticar a situação financeira da empresa.

A Gestão Financeira é fundamental para que as empresas sejam bem sucedidas e sustentáveis buscando a perpetuidade, essa gestão concentra-se sobre o estudo das decisões financeiras assumidas na empresa: assim sendo antes de nos debruçarmos sobre o conceito de gestão financeira, importa claramente a definição da própria empresa,

A empresa é um agrupamento humano hierarquizado, que mobiliza meios humanos, materiais e financeiros para extrair, transformar, transportar e distribuir produtos ou prestar serviços e que atendendo a objetivos definidos por uma direção (pessoal ou colegial), faz interferir-nos diversos escalões hierárquicos as motivações do lucro e da utilidade social.

Esta definição de empresa é uma de entre as mais conhecidas.

2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização e à qual cabem as análises, decisões e atuações relacionados com os meios financeiros necessários à atividade da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controlo de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a rendibilidade dos recursos nela aplicados.

O orçamento empresarial funciona como um diferencial, para a coordenação

das receitas e despesas do se,tor administrativo, gerando melhoria dos resultados.

3 1.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

É um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos e/ou financeiros gerados pelas operações empresariais.

Entre as funções da atividade, estão à integração das ações de obtenção, operação e controle dos recursos financeiros; determinação das necessidades dos recursos financeiros; planejamento e inventário dos recursos disponíveis; captação de recursos externos de forma eficiente (em relação aos custos, prazos, condições fiscais e demais condições); e aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade.

O Objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração do lucro líquido proveniente das atividades operacionais, mas nem sempre ocorre uma adequada gestão financeira na empresa.

Uma gestão correta permite que se visualize a atual situação da empreas. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados. A gestão financeira abrange muitos aspectos dentro da empresa, tudo necessita de um certo cálculo financeiro.

4 1.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

Em Finanças, o fluxo de caixa (designado em inglês por cash flow), refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com