TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INDUSTRIAL

Monografias: GESTÃO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  5.248 Palavras (21 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. conceito de orçamento e sua importância na organização. 4

2.1 conceito de orçamento 4

2.2 as vantagens do orçamento para a organização 5

2.3 orçamento base zero 6

2.4 orçamento de tendências 6

2.5 orçamento flexível 7

2.6 orçamento estático 7

2.7 orçamento ajustado 8

3. orçamento mestra e sua divisão 9

3.1 orçamento operacional e financeiro 10

3.2 orçamento financeiro 11

4. orçamento operacional e financeiro 12

4.1 conceito de orçamento operacional e contextualização 12

4.2 conceito de orçamento financeiro e contextualização 13

5. a importância da tributação para elaboração do orçamento operacional 15

6. as demonstrações contabeis e suas contribuições para o orçamento 17

7. a contribuição dos metodos quatitativos no acompanhamento do orçado versus realizado 20

8. CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS 22

1. INTRODUÇÃO

As empresas organizadas sabem o valor e a importância de um bom planejamento de suas atividades em busca de seus objetivos. Alem das constantes mudanças que estão ocorrendo dentre o ambiente de negócios, muitas delas produzidas sendo produzidas pela organização dos mercados, que estão exigindo das empresas cada vez mais aprimoramento dos seus planejamentos em processos acelerados bem como a avaliação e controle, tendo em vista a tomada de decisão rápidas e de melhor qualidade que lhe assegure o atendimento de seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade.

Como já disse o orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, para qualquer ramo de atividade, natureza ou porte. Estabelece que seja dada uma forma mais precisa possível, como se espera que transcorra os negócios da empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano, proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura. Sendo que é através do orçamento que se estabelece metas com a equipe, tendo uma visão clara de onde a empresa quer chegar.

2. CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO.

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

O conceito de orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de “eficiência razoável” é indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirma que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, em quanto não tenha previsto a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva. O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados a áreas de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.

Por exemplo, uma renda familiar estimadas nas despesas a qual conclui que tem um orçamento de U$$ 1.000 por mês. Isto significa que os custos mensais não poderão exceder essa quantia, caso contrario, a família vai incorrer em dividas. Desenvolver um orçamento ajuda nestes casos, para atingir as metas d poupança e para controlar o desenvolvimento da economia familiar e logicamente no caso empresarial.

Outro exemplo de orçamento pode ser visto nas viagens, quando os turistas decidem viajar com uma determinada quantia de dinheiro e ele saber que esse dinheiro é o dinheiro com o qual dispõe para atender as suas necessidades durante o tempo que esteja planejado. Se um viajante tem um orçamento de U$$ 500 umas férias de quatro dias, e no segundo dia já gastou uns U$$ 400... Ainda ficam dois dias para se manter, então, ao analisar os números o viajante vai perceber que tem que cortar despesas para evitar a falta de dinheiro antes do fim da viajem.

O orçamento também é o cálculo antecipado do custo de uma obra ou a despesa que vai gerar um projeto: “Ontem, o eletricista esteve em casa e me deixou o seu orçamento diz que a nova instalação será de U$$ 150’’ o nosso orçamento para criar um site é de U$$ 200, excluindo os custos de manutenção mensal. Orçamentos são ferramentas usadas tanto para pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despes de um determinado período de tempo, geralmente são feitas para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.

Para sua melhor compreensão e controle, os orçamentos são classificados em contas que os integram par criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.

2.2 AS VANTAGENS DO ORÇAMENTO PARA A ORGANIZAÇÃO

A utilização de um sistema orçamentário pode ser entendida como um plano, que engloba as operações anuais de uma empresa, onde é formalizado o desempenho das ações e funções administrativas, pois oferece vantagens pela efetiva formalização.

Através da sistematização do processo de planejamento e controle, graças ao uso de orçamentos, introduz-se o habito do exame prévio e cuidadoso de todos os fatores antes da tomada de decisões importante, alem de obrigar a administração da empresa a dedicar atenção adequada a e oportuna aos efeitos eventualmente causados pelo surgimento de novas condições externas.

Assim, um programa orçamentário sempre será útil para qualquer organização, independentemente se deu tamanho e de suas incertezas.

Eis os principais benefícios:

a) O orçamento, formalizando suas responsabilidades pelo planejamento, obriga os administradores a pensar a frente;

b) O orçamento estabelece expectativas definidas que é a melhor base de avaliação do desempenho posterior;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com