TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INDUSTRIAL

Artigo: GESTÃO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão Industrial

Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas.

As pessoas em geral gerem suas vidas e suas finanças sozinhas. Mas a Gestão Industrial é bem mais complexa visto que estamos falando de uma grande empresa com várias despesas, pessoas e bens. O que vai acarretar em vários mecanismos de informações para os administradores, gerentes, diretores e outros de dentro da empresa. Para que eles possam: planejar, controlar e avaliar o desempenho da indústria.

Os tópicos a seguir buscam ajudar todos os dirigentes das indústrias a aprender mais sobre a gestão industrial:

Diferença entre a apuração do custo das vendas de uma indústria quando comparada a uma empresa do comercio varejista

Custos da venda de uma indusria é a soma dos custos incorridos na produção dos bens que foram vendidos. Pode conter custos de produção de diversos períodos, caso as unidades tenham sido produzidas em diversos períodos. E o custo de vendas no comercio varejista é bem diferente; é o custo na compra e manutenção da mercadoria até a sua venda, por um preço maior. Não há uma transformação de mercadorias nem a criação de uma nova mercadoria ou bem como na indústria.

Métodos de custeio. Diferenças entre custeio variável e custeio por absorção

Os dois métodos comuns de custear produtos em empresas industriais são o custeio variável e o custeio por absorção.

O custeio por absorção é o método utilizado geralmente aceito para relatórios para fins externos e declarações fiscais na maioria dos países. É um método de custeio do produto no qual todos os custos fixos de produção são incluídos como custos do produto. Ou seja, o produto com todos os custos de produção.

O custeio variável também conhecido como custeio marginal é um método de custeio do produto em que todos os custos variáveis são incluídos como custos do produto. Todos os custos fixos são excluídos dos custos do produto. Os custos fixos são tratados como custos do período no qual são incorridos.

A contabilização dos custos fixos de produção é a principal diferença entre o custeio marginal e por absorção.

No custeio marginal, os custos fixos são tratados como uma despesa do período.

No custeio por absorção, os custos fixos são custos do produto. É por isso que o custo por absorção geralmente é sempre maior.

Preço de venda e a geração do lucro

Todas as empresas necessitam atribuir valores aos seus produtos fabricados, às suas mercadorias comercializadas. A essa valoração denomina-se preço. Que nada mais é que a importância exigida pela venda de bens produzidos ou adquiridos para revenda.

A contabilidade de custos possui como uma de suas finalidades, fornecer o preço de venda aos produtos. Por isso faz-se necessário observar não somente a informação relacionada ao custo do produto, mas é preciso saber o grau de elasticidade da demanda, a média de preço do bem no mercado, as estratégias de marketing da empresa e dos concorrentes, entre outras.

O preço de venda pode ser definido sob diferentes perspectivas, porém, na maioria dos casos, diretamente relacionadas conceitos de custos e demais itens relacionados à contabilidade gerencial. Entre os conceitos podem-se destacar os seguintes:

Formação de preços a partir dos custos: dentre os métodos de formação de preços, destaca-se a baseada nos custos de produtos. Assim é indispensável a correta apuração dos custos.

Mark-up: O Mark-up representa a diferença percentual entre o preço de venda de determinado produto ou serviço em relação ao seu custo de produção. Sobre esse custo se agrega uma margem bruta. Uma margem a qual a empresa defina obter o lucro desejado por unidade comercializada.

Tem como formula: PV= Custo unitário_________

100-(%imp+%desp+%ml)

100

Onde:

Custo unitário= custo unitário de produção

% imp=percentual dos impostos incidentes sobre venda

% desp=percentual das despesas fixas e variáveis

% ml= percentual da margem de lucro estimada

Formação de preços a partir do custeio por absorção: Ele considera tantos custos diretos quanto indiretos aos produtos, sendo que esses terão o custo total de fabricação. É importante considerar que enquanto permanecerem em estoques, todos os custos estarão no ativo da empresa e, quando forem vendidos, todos os custos serão considerados no resultado da empresa como custo dos produtos vendidos. Em poucas palavras: Inicialmente, apura-se o custo unitário dos produtos mercadorias ou serviços pelo método de custeio por absorção para, posteriormente calcular o preço de venda.

Formação de preços a partir do custeio direto ou variável: Considera como custos dos produtos apenas os classificados como variáveis, ou seja, os que variam de acordo com o volume de produção. Neste método, os custos fixos sofrem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com