TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INDUSTRIAL - 5º SEMESTRE

Casos: GESTÃO INDUSTRIAL - 5º SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

|1 |INTRODUÇÃO | 3 |

|2 |DESENVOLVIMENTO | 4 |

|3 |CONCLUSÃO | 09 |

|4 |REFERÊNCIAS | 10 |

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta discussão sobre os principais tópicos das disciplinas estudadas no semestre letivo atual, possibilitando o conhecimento aprofundado do seguinte tema: “A Gestão de Pessoas nas Organizações dentro do Contexto Econômico Atual”.

No âmbito de atuação da Gestão de Pessoas, estão integradas algumas teorias e conceitos fundamentais que norteiam a Gestão e são necessárias para a sua efetividade nas organizações atuais, por exemplo: Teorias da Administração, Relações interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e a Análise Econômica e Social.

Atualmente, com o desenvolvimento da sociedade, surge a necessidade de inovação no campo do trabalho, o objetivo principal hoje em dia nesta área é o bem estar do indivíduo, em se tratando de seu bom relacionamento no setor organizacional para uma melhor atuação nos serviços propostos, visto que o indivíduo é o sujeito central, principalmente na

inovação contribuindo com criatividade na introdução de novas tecnologias. Todo este novo modelo de organização, com foco na pessoa, se deve ao fato de em outros tempos, a saúde da pessoa ter sido muito exposta a riscos, sendo que antigamente a produção era mais valorizada do que a própria saúde e o seu próprio bem estar.

DESENVOLVIMENTO

As teorias administrativas foram criadas para resolver problemas organizacionais de planejamento, ordem e disciplina devido ao crescimento acelerado das organizações após a Revolução Industrial onde a mão-de-obra era desqualificada e os empresários precisavam gerenciar a produção.

Diante desse contexto destacamos as teorias: comportamental e da teoria equidade, pois achamos de grande importância e são consideradas atuais até o presente momento.

2.1 – Teorias da Administração: A razão de se estudar teorias da administração é o interesse em melhorar a maneira como ás organizações são administradas, uma vez que todos interagem com todos, cada dia, dentro das organizações.

Também é importante, pois as teorias influenciam a forma como nos enxergamos as pessoas, organizações e o meio em que elas estão inseridas.

O estudo da teoria nos ajuda a compreender os processos fundamentais e, baseados nisso, a escolher uma linha eficaz de ação. Em essência, uma teoria é um conjunto coerente de pressupostos elaborado para explicar as relações entre dois ou mais fatos observáveis. Logo, as teorias válidas permitem-nos prever o que acontecerá sob certas situações. Com esse conhecimento, podemos pôr em praticas diferentes teorias da administração a diferentes situações. as teorias

nos dão a chance de assumir um ponto de vista diferente com relação às situações do cotidiano.

2.1.1 – Teoria comportamental: nessa teoria os indivíduos participam e defendem essa participação como pessoas capazes de tomar decisões e solucionar problemas. Ela tem sua ciência do comportamento. O comportamento individual das pessoas é sua ênfase, e , para compreender o comportamento, faz-se necessário compreender as necessidades humanas. Alguns comportamentalistas: Abraham Maslow, com a hierarquia das necessidades de Maslow; Douglas McGregor, com a teoria X e a teoria Y; e Frederick Herzberg, com teoria dos dois fatores motivacionais.

Segundo o Maslow, homem é motivado é por necessidades organizadas em uma hierarquia de relativa prepotência. As necessidades são fisiológicas, de segurança, socias, de auto-estima e de auto-realização. O homem é dotado de necessidades; assim que uma de suas necessidades é satisfeita, surge outra em seu lugar. Esse processo não tem fim: é sucessivo, desde o nascimento até a morte. As necessidades do homem estão ordenadas numa série de níveis, ou numa hierarquia de valor. No nível mais baixo, mas de grande importância quando não satisfeitas, estão ás necessidades fisiológicas. O homem só busca o pão quando não há pão. O mesmo acorre em relação ás outras necessidades fisiológicas do homem: de descanso, exercício, abrigo, proteção a vida etc.

A necessidade de segurança é necessária para proteção a vida do ser humano em um todo.

As necessidades sociais são de participação, de associação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizades e afeto vêm á tona.

Necessidade de estima está

relacionadas ao amor-próprio, à autoconfiança e á independência.

Necessidades de auto–realização são aquelas voltadas á utilização plena do indivíduo.

2.1.2–Teoria da equidade: A Teoria da Eqüidade é uma teoria de motivação que explica como os funcionários reagem a situações em que sentem que receberam menos (ou mais) do que merecem.

Para essa Teoria, o papel da percepção na motivação e o fato de que os indivíduos fazem comparações ocupam posições básicas. Ela estabelece que os indivíduos façam uma relação de seus investimentos (capacidades, habilidades, experiências) com os retornos (salários, benefícios). Eles comparam o valor dessa relação ao valor da relação aplicação-resultado com outros indivíduos em classe semelhante de cargos, tanto internos como externos à organização. Se o valor de seu índice for igual ao valor dos outros, eles consideram que a situação é justa em relação aos demais e, neste caso, não há tensão. Entretanto, se percebem sua relação insumo-resultado como desproporcional em relação à dos outros, isso cria tensão.

A percepção dos funcionários em relação à compatibilidade ou à incompatibilidade do esforço com a remuneração pode ter efeitos marcantes em sua motivação, tanto para o comportamento no trabalho quanto para a produtividade. Então, as organizações devem desenvolver práticas de pagamento justas.

A remuneração é considerada eqüitativa internamente, quando os funcionários consideram que os salários recebidos por seus cargos são iguais entre si

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com