TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO LOGÍSTICA

Dissertações: GESTÃO LOGÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Em conseqüência, reformar o sistema de saúde consistia em reformar o Estado, tomando-se este como o grande agente modernizador da sociedade brasileira. Em termos da tradução política. desse processo, o que se tem é, liderado pelo Partido Comunista Brasileiro, uma dinâmica concomitante de ao mesmo tempo que se formulava um arcabouço institucional para a saúde, que acabou redundando na proposta do SUS, implementava-se a estratégia de "ocupação de espaços estratégicos no interior do aparelho de Estado" como mecanismo de se fazer avançar a implementação dos passos iniciais que dariam condições para viabilizá-Io.

Dentre esses passos destacam-se no mínimo três. O primeiro deles, o de se fazer avançar a descentralização da saúde, para o que havia como condição necessária decepar uma das cabeças do(s) sistema(s) de saúde então vigente(s): aquela que tinha , como suporte o maior volume de recursos para se financiar a assistência médica, e que consistia no sistema previdenciário dessa assistência, vale dizer, os extintos INPS e Inamps. Como corolário, na década de 80, assistese a uma progressiva descentralização da prestação dos serviços de saúde para estados e municípios, sobretudo no que diz respeito à assistência médica previdenciária (2).

Uma análise mais acurada das políticas sociais no Brasil, numa perspectiva histórica, traz à tona uma de suas características, talvez a mais perversa delas: independentemente dos regimes políticos e dos governos, na sua essência traduzem-se em políticas não de combate às desigualdades sociais, mas de reprodução dessas desigualdades. E isso ocorre exatamente pelo fato de a área social não ter enfrentado, de forma conseqüente, inclusive nos tempos atuais, a reestruturação de sua lógica de financiamento e de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com