TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO PUBLICA

Artigos Científicos: GESTÃO PUBLICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão Pública

Teoria das Organizações Públicas

Ademilza Pimenta

Danielle Silva

Deuzithe Duarte

Ismael Gaia

Júlio Marcos Saraiva

Belém

2011

A História da Estrutura das Organizações Públicas

Na pré-história surgiu o primeiro processo de organização, onde pessoas se uniram para trabalharem pela sobrevivência, logo depois surgiram às divisões de tarefas, primeiro com as divisões de trabalho e conceitos de direitos e deveres. O Estado de Israel, No antigo testamento, é o ensino de um Estado democrático de direito. Primeiro com os profetas e depois com a instituição do 1º rei, logo em seguida com os Juízes (primeira forma de Jurídico)

No império romano ver-se claramente a constituição do poder legislativo senado. Na monarquia surgiu a primeira organização corporativista, onde o rei viu a necessidade de delegar tarefas ai seus subordinados.

Desde a antiguidade, vários filósofos e pensadores se desdobram na forma de organização do poder político. Muitos destes se preocuparam em uma forma de equilíbrio em que o poder se mantivesse sustentado nas mãos de uma única pessoa ou instituição. “Surge a obra “O Espírito das Leis”, Neste livro, o pensador Francês aborda um meio de reformulação das instituições políticas através da chamada” Teoria dos Três Poderes”

Na monarquia européia do século XVI, na França e na Inglaterra tem o poder moderador do monarca, contudo desenha-se o arcabouço da divisão dos poderes, na França pôs Bastilha, através de Montesquieu formata-se a atuação do poder moderador sobre os demais poderes.

No Brasil do século XIX, o poder moderador em exercício pelos monarcas após a proclamação da República a primeira República começa de fato é de direito o primeiro arcabouço Jurídico da divisão de poderes.

Depois da revolução de 1930 com o advento da II República, com Getulio Vargas, gesta-se o começo do aparelho estatal com a criação de um parque estatal estratégico, e o surgimento das empresas de economia mista e das primeiras fundações que ainda hoje nos três níveis de poder, constitui-se da administração direta e indireta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com