TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO PÚBLICA DO DINHEIRO

Projeto de pesquisa: GESTÃO PÚBLICA DO DINHEIRO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.194 Palavras (21 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 21

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

PIM VIII

GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PROJETO CLEAN

GERENCIAMENTO DE DINHEIRO PÚBLICO

NOME

Andislan Martins da Silva

RA 1224396

ALTO ARAGUAIA - MT

Cristiano Marques Coutinho

RA 1222798

GUARULHOS - SP

POLO ALTO ARAGUAIA-MT/GUARULHOS-SP

2013

RESUMO

Este trabalho apresenta o projeto da empresa Clean, que está sendo desenvolvido por uma OSCIP, visando ao desenvolvimento de um software capaz de gerenciar o dinheiro público na realização de obras do Governo Federal. Nesse contexto, desenvolveu-se uma proposta, visando garantir a implantação de sistemas de gestão da qualidade, qualidade de produto e de processo, garantia da qualidade de software, com base nas normas e modelos de melhoria do processo, aplicando e demonstrando as técnicas de gestão profissional de projetos e utilizando ferramentas de estimativas, avaliação, otimização e métricas de planejamento, execução e controle de escopo e tempo. Também foi fundamental a apresentação do papel do administrador, listando a nova forma de organização do trabalho, a evolução das teorias administrativas e a evolução do ambiente, o estágio atual e as perspectivas futuras das teorias administrativas, os novos valores das organizações, o conceito de administração estratégica, o modelo da vantagem competitiva; as práticas de gestão, o conceito de arquitetura estratégica e a competição pelo futuro, a ética e a responsabilidade social das organizações, oportunidades e negócios, o perfil empreendedor, a estratégia e o planejamento estratégico, as linhas de financiamento, o plano de negócios e os fatores críticos de sucesso e o fracasso dos empreendimentos.

Palavras-chave: Qualidade de Softwere, Gerenciamento de Projetos em TI, Empreendedorismo.

ABSTRACT

This paper presents the design company Clean , which is being developed by a OSCIP seeking to develop software capable of managing public money in creating works of the Federal Government . In this context , we developed a proposal to ensure the implementation of the quality management system , product quality and process quality assurance software , based on the standards and process improvement models , applying and demonstrating techniques professional project management and using tools estimates and metrics , evaluation , optimization, planning , execution and control of scope and time. Was also critical presentation of the role of administrator , listing the new form of work organization , the management theories of evolution and the evolution of the environment , the current state and future prospects of administrative theories , the new values of the organizations , the concept of administration strategic , a model of competitive advantage; management practices , the concept of strategic architecture and the competition for the future , ethics and corporate social responsibility , and business opportunities , entrepreneur profile , strategy and strategic planning, financing lines , the business plan and the critical factors success and failure of projects .

Keywords : Quality of Softwere , IT Project Management , Entrepreneurship.

SUMÁRIO

1 Introdução 04

1.1 O projeto Gerenciamento de Dinheiro Publico 05

2 Gerenciamento de Projetos 06

2.1 Sistemas Utilizados 07

2.2 Ferramentas 11

3 Empreendedorismo 12

4 Qualidade de Software 15

4.1 Garantia de Qualidade de Software 19

5 Conclusão 21

Referências 23

1 Introdução

A busca por soluções sofisticadas para suprir a demanda dos usuários por sistemas cada vez mais rápidos, confiáveis e espalhados entre diferentes localizações geográficas fez com que os sistemas de informação distribuídos se tornassem a solução para muitos problemas, principalmente em ambientes que necessitem ter escalabilidade, alto desempenho, tolerância a falhas e heterogeneidade.

O mundo globalizado atravessa um momento histórico de incertezas e instabilidades onde a velocidade das mudanças e valores exige que as organizações estejam em perfeita sintonia com as tendências do mercado. A informação é fundamental no apoio às estratégias e nos processos de tomada de decisão, bem como no processo de gestão, podendo, inclusive provocar mudança organizacional, à medida que afeta os diversos elementos que compõem o sistema de gestão (OLIVEIRA, 2007).

O processo de aculturação da informação nas organizações poderá ser mais efetivo se os gestores e os usuários forem participativos, conscientes e envolvidos com a utilização dos recursos da tecnologia da informação.

A informação possui um valor altamente significativo e representa grande poder para quem a possui, seja no plano pessoal ou organizacional.

Na visão de Weitzen (1994) o processo de valorização da informação cumpre algumas fases e passos lógicos, a saber: conhecer, selecionar e usar as informações. A seleção mal elaborada pode causar danos incalculáveis no uso destas informações. Neste contexto, uma vez que esses passos sejam elaborados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com