TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ÉTICA E POLITICA DEMOCRÁTICA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Ensaios: GESTÃO ÉTICA E POLITICA DEMOCRÁTICA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO.

ADRIANA DIAS DA SILVA

Machadinho D’ Oeste

2013

ADRIANA DIAS DA SILVA

GESTÃO ÉTICA E POLITICA DEMOCRÁTICA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia, Metodos Quantitativos, Ética Politica e Sociedade, Seminario.

Profesores: Regina Malassise, Marcelo Viegas, Wilson Sanches, Marcia Bastos e Henry Nonaka.

Machadinho D’ Oeste

2013

SUMARIO

1 - INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2 - A ECONOMIA SE DIVIDE EM MICROECONOMIA E MACROECONOMIA........5

2.1 - INFLAÇÃO..........................................................................................................5

2.2 - TAXA DE JUROS.........................................................................................5 - 6

2.3 - TAXA DE CÂMBIO.......................................................................................6 - 7

2.4 - MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL.......7

2.4.1 - MEDIDAS DESCRITIVAS........................................................................7 - 8

3 - ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE................................................................8 - 10

4 – CONCLUSÃO.....................................................................................................11

5 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................12

INTRODUÇÃO

Nesta reflexão é aplicado o conceito do que é uma economia, seus métodos quantitativos aplicados nas à gestão empresarial, com suas divisões e subdivisões, sem deixar de refletir outrossim, sobre ética, política e sociedade dentro das organizações, observando o seu comportamento sob perspectiva do publico consumista, o que este espera das empresa, qual tipo de política por parte das organizações é esperado por ele.

A ECONOMIA SE DIVIDE EM MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Microeconomia se dedica a estudar o comportamento individual, tais como as famílias, as empresas e os governos, procura explicar as opções feitas por esses indivíduos e as influência mútuas que ocorrem nos mercados, busca responder a questões que estão pautadas a mudança de comportamento do consumidor frente a alterações de preços nos produtos no mercado.

Já Macroeconomia se preocupa em estudar os fatos concernentes a toda economia. Ao invés de se incomodar com a produção e os preços de um produto específico, a Macroeconomia busca abranger o entendimento a produção total e o nível geral de preços da economia.

INFLAÇÃO

O termo inflação faz referência à ação e ao efeito de inflar, crescer. A utilização mais tradicional do conceito tem um sentido econômico: é, neste caso, a elevação amparada dos preços os quais são negativos para a economia de um país.

Quer dizer que, com a inflação, sobem os preços dos bens e dos serviços, o que gera a uma queda do poder de compra.

Existem vários fatores que podem levar à inflação. A inflação de procura tem lugar quando aumenta a busca geral e o setor de produção não está em apito a isso; consequentemente, os preços sobem. A inflação de custo, dá-se quando crescem os custos dos produtores e estes, para assegurarem os benefícios, são obrigados a subir os seus preços. A inflação autoconstruída, por fim, toma seu espaço quando os produtores enxergam um futuro de aumentos de preços, e decidem se antecipar com um ajuste na seu comportamento atual

TAXA DE JUROS

A taxa de juros é um índice usado em economia e finanças para o registro dos rendimentos de uma poupança ou tarifa de um crédito. Trata-se taxa de juros aos diferentes tipos de índices que se usam na medida de ganho das poupanças ou que se agrupam ao valor de um crédito.

A taxa de juros é uma relação entre dinheiro e o tempo dado que podem favorecer a um poupador que resolve investir seu dinheiro em um fundo bancário, ou seja, que se soma ao custo final de

uma pessoa ou entidade que decide conseguir um empréstimo ou crédito. A taxa de juros é calculada em porcentagem e quase sempre se aplica de forma mensal ou anual.

Existem dois tipos de referência que permitem medir a taxa de juros. Taxa nominal, que é a percentualidade aplicada na hora de cumprir com o pagamento dos juros, é a taxa anual equivalente, que mede qual é o rendimento ao final de um dado ano, de forma padrão.

No caso da taxa real de juros, o efeito inflacionário é inexistente, por isso a tendência é ela ser menor que a taxa nominal. Isso acontece porque ela é desenvolvida através da correção da taxa efetiva pela taxa de inflação do período da operação.

A taxa de juros é aplicada em todos os tipos de intervenções financeiras e são uns dos valores mais analisados na hora de fazer transações econômicas a curto, médio e longo prazo.

TAXA DE CÂMBIO

A taxa de câmbio é o valor de trocas entre a moeda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com