TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GINÁSTICA GERAL

Casos: GINÁSTICA GERAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 8

HISTÓRICO DA GINÁSTICA E CONCEITUAÇÃO DA GINÁSTICA GERAL

A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental. O termo ginástica originou-se do grego gymnádzein, que na tradução mais aproximada significa “treinar” e, em sentido literal, significa “exercitar-se nu”, a forma como os gregos praticavam os exercícios. Seu sentido advém da ideia primeira, que é a pratica milenar de exercícios físicos metódicos, ao contrário da ginástica surgida como modalidade desportiva.

Conceituar a GG foi objeto de esforço conjunto, por ser uma modalidade muito ampla, o que dificulta uma nítida concepção, pois “Baseia-se em fundamentos das diferentes modalidades ginásticas, da dança, do folclore, artes cênicas, técnicas circenses, em relação aos seus aspectos técnicos e metodológicos, de acordo com as suas finalidades”. Para melhor esclarecimento, segundo Coletânea do I Encontro de Ginástica Geral (1996), foram relacionadas algumas características da GG, identificando-se como principais que: “não tem finalidade competitiva”; pode ser praticada em todas as idades e por ambos os sexos; possibilita o desenvolvimento de trabalhos com grupos mistos, com diversificação de idade e grupos heterogêneos em termos de desempenho e habilidade; respeito às características individuais considerando os objetivos do grupo; a motivação acontece pela auto superação e não pela superação do outro. No entanto, gostaríamos de ressaltar os dois últimos itens, pois se observa que as duas últimas características da GG sugeridas pelo Grupo de Estudo estão relacionadas ao comportamento humano, o que pressupõe uma pedagogia humanística, diferenciando-se da visão esportividade comumente adotada. Essa nova proposta gímnica sofreu as interferências de variadas e divergentes interpretações da Ginástica Geral e decorre da necessidade de uma visão pedagógica, baseada numa formação mais humanística, para o desenvolvimento do trabalho em grupo na Educação Física escolar. Essa visão se estabelece pela realidade que temos da Educação Física atual, que é bem diferente da ginástica pedagógica almejada nestas aulas.

Apesar da dificuldade para esclarecer a sua identidade, ou reconhecer didaticamente a sua prática, a Ginástica Geral precede a Ginástica de Competição. Por muito tempo foi à prática competitiva da ginástica, a forma mais desenvolvida (adaptada ou não) nas escolas, mesmo de forma empírica. Entretanto, as aplicações da ginástica, distintas na prática escolar, que pareciam claras, permaneceriam com problemas de natureza didática e de identificação sobre a GG.

No percurso histórico dos Eventos analisados, conferimos uma trajetória permeada de concepções e julgamentos que manteve a Ginástica Geral próxima da Ginástica Esportiva.

A Ginástica Geral só se fortalecerá quando identificada adequadamente. Segundo proposta de um grupo de estudiosos, no Encontro de Ginástica Geral (1996), foi construído um paralelo entre a GG e o esporte, evidenciando-se a beleza da GG pelo caráter artístico das ginásticas esportivas. O crescente número de Grupos Ginásticos considerados oportunistas e que ao fazerem uso dessa manifestação corporal permite-se, adequadamente dizer que ela seja considerada Ginástica Artística. Alguns autores se referem às modalidades competitivas gímnicas encontradas nos festivais de GG, uma opção de aproveitamento das suas performances, sendo adaptadas ao caráter demonstrativo, que dispensa as regras do esporte. Comumente, a Ginástica competitiva passou a ser adaptada para apresentações informais, em ocasiões específicas, visto que dispõe da liberdade das exigências técnicas dos Códigos de Pontuação. Assim, caracterizam-se em oportunidades que muitos grupos encontram de participar em grandes Eventos regionais, nacionais e internacionais de GG, sem conhecimento ou aplicação do referencial formativo/educativo, da genuína pedagogia da GG.

A EVOLUÇÃO DA GINÁSTICA GERAL NO BRASIL E PANORAMA ATUAL

A história da ginástica teve seu começo com a colonização dos alemães. Fato compreensível, pois as raízes de nossa modalidade estão nas atitudes de Johann Friedrich Ludwig Jahn, que nasceu no Norte da República Democrática Alemã, conhecido como precursor da ginástica, tem o reconhecimento do mundo como o "PAI DA GINÁSTICA OLÍMPICA".

A colonização que iniciou no Rio Grande do Sul, espalhou sementes durante um longo tempo, para ver em 1951 a oficialização da ginástica olímpica, com as Federações do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Esta história, tão cuidadosamente registrada pelo professor Nestor Soares Publio, no livro Evolução Histórica da Ginástica Olímpica, mostra que 1951 foi o ano, onde as atitudes consolidaram os fatos que proporcionaram as maiores mudanças.

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) é a entidade responsável pela organização dos eventos e representação dos atletas e árbitros de ginástica no Brasil.

A história do esporte no país começou em 1951, quando se deu a filiação oficial à Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Comitê Olímpico Brasileiro (COB). No mesmo ano ocorreram dois fatos importantes: o primeiro campeonato brasileiro de ginástica na cidade de São Paulo e a filiação do Brasil à Federação Internacional de Ginástica (FIG).

No ano de 1978 foi formalmente criada a Confederação Brasileira de Ginástica que teve como primeiro presidente o Dr. Siegfried Fischer. A sede da CBG é localizada na cidade de Curitiba, Paraná, no Centro Olímpico de Curitiba no submunicípio de Capão da Imbuia. É responsável pela formação e treinamento da equipe brasileira nas modalidades competitivas e nos eventos gerais.

Sem qualquer dúvida estes fatores alavancaram uma nova época, e a família recebeu outras notáveis personalidades, que aceleraram o desenvolvimento como a Professora Ilona Peuker, uma húngara, responsável pela introdução e propagação à ginástica moderna, hoje denominada G.R.D. (Ginástica Rítmica Desportiva).

Segundo Ayoub (1996), é preciso derrubar alguns equívocos em torno da GG no Brasil. Para isso a autora se utiliza do trabalho desenvolvido pelo GGU, cuja proposta tem sido reconhecida e respeitada dentro e fora do Brasil. A GG crescerá se a discrepância na visão e no desempenho entre os Grupos Ginásticos e Instituições que trabalham com a GG diminuir. Os Fóruns foram organizados com o intuito de disseminar uma ginástica pedagógica, uma proposta diferente da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com