TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Por:   •  12/9/2022  •  Tese  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

ARBLM TIRADENTES nº 38

GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO

[pic 1]

TRABALHO de Comp M

TEMA: PRIMEIRA INSTRUÇÃO

NOME: Luciano Corrêa da Silva Orioli

Cad. 25183-2

Or do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Julho de 2022

Primeira Instrução Comp.: M.:

Luciano Corrêa da Silva Orioli

2º Vigilante: Júlio Tiburcio

RESUMO

A Primeira Instrução tem como objetivo comunicar ao Companheiro Maçom os mistérios de seu Grau, assim como o reconhecimento universal, sintetizar as viagens feitas na Elevação e orientações gerais.

1. INTRODUÇÃO

A Primeira Instrução revela ao Comp:. Maçom os segredos e o reconhecimento entre seus irmãos, no mundo, bem como a apresentação de elementos, símbolos, utensílios/materiais físicos que serão utilizados em sua vida de forma abstrata, como também orientações em geral que lhe competem.

 

2. DESENVOLVIMENTO

Assim como na primeira instrução de Apr:. M:., essa instrução comunica ao Comp:. M:. os mistérios do Grau 2, isto é, a maneira de reconhecimento universal por SS:. (sinais), TT:. (toques) e PP (palavras).

O Companheiro Maçom ficando à ordem com Aprendiz Maçom, à entrada do Templo, esse faz a marcha do Grau 1 e passa à ordem como maçom de Grau 2. Prosseguindo, avança com o pé direito para o Sul da Loja, unindo a este o calcanhar do pé esquerdo, em seguida dai outro passo para o Norte, na direção do centro do quadrilongo com o pé esquerdo, unindo a este o calcanhar do pé direito.  Esses dois últimos passos constituem a marcha do Comp:. M:. e como é de praxe, saúda às Luzes da Loja, na mesma sequência de Aprendiz.

A partir de agora a idade é 5 anos, indicando mais experiência na vida maçônica; o Toque dado num aperto de mão também são 5, sendo três na falange do dedo anelar e dois na do dedo médio; a Palavra de Passe é Schibolet, que significa Fartura e Abundância; a Palavra Sagrada tem o significado de estabilidade e firmeza, é derivada da Coluna colocada ao Sul do Templo de Salomão. A Palavra Sagrada se dá a partir do momento que se pede ao Companheiro Maçom que agora já consciente de si mesmo, já dar ou pedir tal Palavra.

Cinco também são as viagens feitas pelo Companheiro Maçom: a primeira o instrui que, se o mesmo souber aplicar a força que age sob a direção do espírito, da sabedoria e da ciência, no que diz respeito ao Maço; e com a utilização do Cinzel sendo o agente imediato do gênio que aformoseia e aperfeiçoa o que é informe e grosseiro, ele conseguirá desbastar e polir sua Pedra Bruta.

A segunda viagem o Companheiro faz armado com a Régua e o Compasso. Isto simboliza que vossa consciência é a régua mística, que deve medir e alinhar vossas ações sobre o grande princípio do bem moral. Vossa razão é o Compasso da Justiça, que assegura o direito e determina sua origem e legitimidade.

Sugerindo-o a polir e repolir a pedra bruta, a Maçonaria não quer que o Comp:. M:. trabalhe cegamente e, nem mesmo, exercer sobre o mesmo, o encanto de sua influência ou o império de sua autoridade; ela deseja que seu trabalho seja o fruto de vossa meditação e de vosso próprio estudo; como também aspira que, apoiado em vossa íntima razão, aprendeis a repelir tudo quanto ela não aceitar.

Na terceira viagem o Comp:. M:. leva a Alavanca, emblema do poder que sustenta o fraco e faz tremer o mau. A Maçonaria quis simbolizar a expressão da força divina, da força moral, dessa força que resiste a tudo que é impuro e corrupto, a tudo que é arbitrário ou tirânico, à ignorância, à superstição, aos vis impostores, que se aproveitam da falta de conhecimento dos povos para torna-los impotentes escravos de seus caprichos. A Alavanca representa para Maçom, o desenvolvimento da sua inteligência e da sua compreensão, a qual regula e domina em qualquer momento a inércia da matéria e a gravidade dos instintos humanos. Esse novo instrumento possui como característica, sendo utilizado para mover os elementos. Lembrando que o Companheiro Maçom nunca deve se afastar da Régua, uma vez que esta simboliza a direção do seu caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (654.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com