TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo

Por:   •  14/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 5

AUG ∴ E RESP ∴ LOJA SIMB ∴ “ABOLIÇÃO” Nº 552

Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo “SERENÍSSIMA”

Sessões às 4ª feiras às 20h - RITO E ∴ A ∴ A ∴

_______________________________________________________________________________________________À G ∴ D ∴ G ∴ A ∴ D ∴ U ∴

Peça de Arquitetura: "Sétima Instrução de A∴ M∴"

Tema: Numerologia

A Sétima e última instrução, disserta sobre a numerologia, ciência pouco difundida e divulgada, mas de grande valor para o estudo dos planetas, do universo, das cores, de tudo que ocorre na vida. Pois sabendo que como Grande Arquiteto, também é o grande Matemático do Universo.

A apresentação dos nº 1; 2; 3 e 4, no grau de Ap.·., é de extrema importância para o futuro na vida maçônica, e é importante esse conhecimento para o desenvolver em nossa instituição.

A importância do nº 3 já é notadamente observada na coincidência que se apresenta na BATERIA, na MARCHA e na IDADE DO APRENDIZ MAÇOM.

O nº 1, chamado de alfa, é o símbolo da Causa sem Causa, do Princípio, é a representação de Deus manifestado, é tudo aquilo que surgiu do Caos, é o faça-se a LUZ e LUZ se fez, aqui a unidade não pode e não deve ser confundida com o TODO, pois o 1 é um ponto de partida, e, não é nada mais do que uma manifestação do G∴A∴D∴U∴.

O número 1 se manifesta através da nossa maneira de pensar e agir, já que não se percebe nada que se relacione simbolicamente com este numeral, ao adentrarmos ao templo quando iniciado. As ideias de um Maçom, levadas ao benefício de um todo, faz nascer nele a noção do “Verdadeiro”

Para tanto este estado único para se concretizar precisa da adição de mais uma unidade. No entanto, o número 2 é um número terrível. Um número que tende à contradição, dúvida e desequilíbrio. Ele representa o Bem e o Mal, a Verdade e a Falsidade, a Luz e as Trevas, a Inércia e o Movimento, representando os princípios adversos. Costumava representar na antiguidade o Inimigo.

Nesta etapa, o Maçom não deve se aprofundar ao estudo deste número, justamente para não correr o risco de enveredar pelo caminho oposto ao que deveria seguir. Segundo as tradições antigas, Adão e Eva representavam o número 2, e acabaram por comer o fruto proibido (descaminho, descrédito, dúvida e falta de fé) e foram expulsos do paraíso (Plano Espiritual).

Para vencer sua dualidade, que pode chegar à aniquilação do Ser Humano, precisamos adir uma terceira unidade, o que faz, simbolicamente, que o número 3 se converta em unidade. É condensar o Binário e a Unidade em Ternário. No entanto, a unidade representada pelo 3 não é vaga, mas sim “uma unidade que absorveu e eliminou a unidade primitiva, verdadeira, definida e perfeita.

Se considerarmos como vida somente o antagonismo da dualidade, não poderemos perceber que tudo provem do 1, o G.·.A.·.D.·.U.·., que em sua infinita sabedoria colocou os opostos, para podermos definir os nossos caminhos, conhecendo -os para pelo pensar termos o livre arbítrio do pensar e do decidir, para isso necessitamos do fechamento deste processo que advém do nº 3 , que aonde encontraremos PAZ, pois não teremos divisão e nem comparações, é o estado para os orientais , o NIRVANA, ou seja o EQUILÍBRIO.

Este fato trará o surgimento dos fins das dúvidas, da luta e antagonismo do nº 2. No nº 3, o filho é o produto do equilíbrio maior, da compreensão, pois se o FILHO é igual ao PAI e ao FILHO, ambos são iguais a DEUS, ou seja, temos assim a compreensão maior que o nº 3 é o AMOR, UNIÃO E HARMONIA. A tríade é a base da Geometria, tão importante nos trabalhos Maçônicos, pois o triângulo é sua principal figura.

Este número é muito importante para a Maçonaria, e para o Maçom, que busca a LUZ, pois esta é : O fogo, A Chama, O Calor, pois O FOGO , dissolve; A CHAMA É O MOVIMENTO e por fim o Calor é o aquecimento e a conservação da Vida no Universo., seguindo o pensamento o 3, também é VONTADE, AMOR E INTELIGÊNCIA, condições para um Maçom , que são representadas pelos três pontos ao fim dos nossos nomes(∴), das estrelas que brilham no Or∴ , também lembrar que são TRÊS os seguintes símbolos e figuras em uma Loja que são:

1) As joias fixas da Loja: Pedra Bruta, Pedra Polida e Prancheta da Loja.;

2) As joias móveis: ESQUADRO – V∴ M.·.;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com