TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Galpão Para Maquinas Agrícolas

Artigos Científicos: Galpão Para Maquinas Agrícolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

São considerados abrigos de máquinas quaisquer instalações existentes na fazenda que permitam guardar as máquinas e os implementos agrícolas. Essas instalações podem ser constituídas de estruturas sofisticadas ou mesmo bastantes simples, o importante é que elas protejam o maquinário de intempéries como raios solares, chuvas, ventos, geadas, entre outros.Os abrigos devem estar adequadamente equipados para atender às necessidade específicas de cada tipo de máquina.

A construção de um abrigo de máquinas permite que as diversas operações de manutenção sejam otimizadas, pois, nele, é disponibilizada toda a infraestrutura para se manter o maquinário em boas condições de uso, proporcionando maior rendimento das máquinas no campo.

O abrigo deve ser construído em um ponto central da fazenda, de modo que a maioria das áreas a serem trabalhadas situa-se aproximadamente à mesma distância até o abrigo. Isso evitará deslocamentos longos do abrigo até o local onde a máquina irá trabalhar, ou vice-versa, proporcionando maior economia de combustível. É importante que o local onde será construído o abrigo não possua histórico de encharcamento.

O acesso ao local do abrigo deve ser facilitado por estradas largas que permitam transportar implementos muitas vezes mais largos que os próprios tratores. Além disso, ao

longo dessas estradas, há de preocupar-se com a adequação de porteiras, pontes e mata-burros em função das máquinas maiores e mais pesadas.

A segurança é outro fator importante de ser levado em consideração quando da construção do abrigo de máquinas. Máquinas agrícolas constituem-se alto capital e comumente são alvos de roubos. Para evitar ou minimizar esse problema, é adequado o estabelecimento do abrigo próximo à sede da fazenda. Além de garantir maior segurança, essa proximidade facilita a administração das máquinas e dos funcionários.

Para o adequado funcionamento do abrigo e de toda a sua estrutura, é fundamental que exista disponibilidade de água e energia elétrica. A água é utilizada para lavar máquinas e atender as instalações destinadas aos funcionários como cantina e sanitários. A energia elétrica é indispensável para acionar os diversos equipamentos existentes na oficina mecânica.

Partes constituintes de um abrigo de máquinas

Um abrigo de máquinas agrícolas constitui-se de diferentes partes, como por exemplo:abrigo para tratores e máquinas autopropelidas, abrigo para implementos, pátio de manobras,oficina mecânica, depósito de combustível, vala de manutenção e uma rampa para encarretar.

Abrigo para tratores e máquinas autopropelidas

Os tratores e outras máquinas autopropelidas devem, preferencialmente, ficar em local diferente dos implementos. Este local pode ser um abrigo simples construído com pilares de madeira, estrutura metálica ou cimento. O seu tamanho é variável de acordo com a quantidade de máquinas a serem abrigadas, para isso, considera-se que um trator deva ocupar uma área de aproximadamente 12 m2

É interessante que o formato do abrigo seja retangular, facilitando futuras ampliações. A disposição do abrigo no terreno deve ser preferencialmente no sentido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com