TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gases

Resenha: Gases. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  Resenha  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  140 Visualizações

- Gás oxigênio – Utilização: A principal utilização do oxigênio é como oxidante, devido à sua elevada eletronegatividade, superada somente pela do flúor. Por isso, o oxigênio líquido é usado como comburente nos motores de propulsão dos carros, embora, nos processos industriais, o oxigênio para a combustão seja obtido diretamente do ar. Outras aplicações industriais oxigênio são a soldadura e a fabricação de aço e metanol. A medicina usa o oxigênio administrando-o como suplemento em pacientes com dificuldades respiratórias.

Também é engarrafado para ser respirado em diversas atividades desportivas ou profissionais, como o mergulho, em locais sem ventilação ou de atmosfera contaminada.

Modo de obtenção: Um dos principais métodos de obtenção do Oxigênio é através da destilação fracionada de ar liquefeito.Uma vez que o N2 é mais volátil que o O2 pode fazer-se uma destilação, obtendo-se uma mistura enriquecida em O2 na fase liquida.

- Gás hidrogênio- Utilização: O hidrogénio é utilizado pela indústria química para síntese das matérias plásticas, do poliéster e do nylon.

No domínio espacial, o hidrogénio é um combustível leve e eficiente: a título de exemplo, 1 kg de hidrogénio contem três vezes mais energia do que 1 kg de gasolina. Reage com o oxigénio líquido transportado nos foguetões (em particular Ariane 5) para fornecer uma grande quantidade de energia.

A indústria do vidro também utiliza hidrogénio. Para obter vidro plano (para janelas, ecrãs planos, etc.).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com