TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gases de petróleo e biocombustíveis

Seminário: Gases de petróleo e biocombustíveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Seminário  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

Petróleo Gá e Biocombustíveis

Plataformista (Roughneck) - É o famoso profissional que conecta e manobra as colunas de perfuração, que sempre aparecem nos vídeos de manobras e conexões de tubos. Guindasteiros - É o Operador de Guindaste. Tanto na movimentação de cargas dentro da plataforma, como para auxiliar na perfuração, movimentando os tubos e revestimentos.

Auxiliar de Guindasteiro - É aquele que Auxilia o Guindasteiro nas manobras de cargas com sinais visuais e orientação externa.

Homem de Área (Roustaboud) - Talvez como muitos pensam também, o Homem de Área não fica na perfuração, e sim auxilia a movimentação das cargas e limpeza da área.

A Equipe de Subsea é composta por profissionais responsáveis pela instalação e manutenção dos equipamentos subsea, como BOP, Risers, Árvore de Natal e etc.

A Equipe de Segurança é composta pelos chamados RSTC, que são os Coordenadores de Segurança e Treinamento da Equipe de Perfuração. Ele, juntamente com o Técnico de Segurança da empresa operadora, que são o responsável pela segurança da plataforma. São 2 a bordo por turma, cada um em um turno. As formações desejadas para trabalhar nessa área específica variam bastante. Para trabalhar na Equipe de Perfuração e Movimentação de Carga por exemplo, não se exige um curso Técnico ou Superior especificamente por exemplo, o mínimo requerido é o Ensino Médio completo. Existem algumas instituições que ministram cursos de Qualificações nessas funções (como por exemplo, a ANDERSON CUNHA) Para essas funções é até aconselhável que não se candidate profissionais com muita qualificação, ou pelo menos não coloque isso no CV, pois tem dificuldade para entrar, por exemplo alguém que tenha Pós-Graduação e quer se candidatar à vaga de Homem de Área.

Já para se trabalhar na equipe de Manutenção, os cursos Técnicos tradicionais são o mais recomendados, seja de Mecânica, Instrumentação, Elétrica, Eletrotécnica, Eletronica, e etc.

Na Equipe de Subsea, valoriza-se muito profissionais com conhecimento principalmente em Mecânica com ênfase em Hidráulica. De preferencia Engenheiros, mas ainda se vê técnicos trabalhando nessa área.

OBS 1.: Já comentei algumas vezes aqui, mas sempre é bom repetir. Se você desejar trabalhar na Equipe de Perfuração e seu sonho é um dia ser um Sondador, você NUNCA começará como Sondador. Isso acontece pois existe toda uma etapa a percorrer para chegar até lá. Mesmo porque nenhuma empresa colocará um profissional sem experiencia para operar uma sonda. A pessoa deve passar por todas as etapas na hierarquia da equipe de perfuração até chegar a Driller, e depois se quiser subir, Toolpusher.

OBS 2.: Algumas pessoas que começam na equipe de perfuração ou movimentação de carga quando tem um curso Técnico, acabam migrando para a área de manutenção, por ser uma função mais garantida e no qual garante um conhecimento importante para o profissional (afinal, se o boom do petróleo acabar, qual a utilidade de um ex-Platafomista???)

OBS 3.: Cada função tem um número de níveis em cada uma delas. Esse número depende de empresa para empresa. Em algumas você tem por exemplo, Plataformista Nivel 1, 2 e 3, ou as vezes até mais. Assim também, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com