TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gaspar Monge

Artigos Científicos: Gaspar Monge. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2015  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório de Gaspar Monge e o sistema Mongeano

Gaspar Monge nasceu em Beanne, em 1746 e faleceu em Paris em 1818. Aos dezesseis anos fez um excelente mapa completo de Beaune, construindo seus próprios instrumentos de agrimensura. Este mapa proporcionou-lhe a primeira grande chance: os professores recomendaram-no para a cadeira de professor de Física do colégio de Lyon, dirigido pela mesma ordem religiosa.

Grande desenhista estudou na Escola Militar de Mézierès, onde se tornou professor de Matemática, de 1776 a 1780. Neste período, Monge criou a Geometria Descritiva, também chamada de Método Mongeano.

A seguir, recebeu a oferta da escola militar de Mézières onde fazia o trabalho rotineiro de agrimensura e desenho, o que lhe deixava tempo livre para a matemática. Uma importante matéria do curso era a teoria das fortificações em que se buscava projetar métodos de defesa para que nada ficasse exposto ao fogo direto do inimigo. Para alcançar este resultado, eram necessários intermináveis cálculos aritméticos. Monge apresentou uma solução rápida para este tipo de problema, tendo que reafirmar para os que desacreditavam que a simplicidade do resultado baseava-se em que não fora usada aritmética para chegar à solução.

Este foi o começo da geometria descritiva. Foi então colocado como instrutor do novo método para os futuros engenheiros militares. Durante quinze anos o método foi um segredo militar zelosamente guardado. Só em 1794 o Monge foi autorizado a apresentá-lo, publicamente, na Escola Normal de Paris. Lagrange disse após a conferência: "eu não sabia que sabia geometria descritiva". Esta invenção revolucionou a engenharia militar e o desenho mecânico. Há muitas maneiras pelas quais a geometria descritiva pode ser desenvolvida ou modificada, mas todas se relacionam com Monge.

Ele justificou a sua criação para tirar a França da dependência industrial estrangeira. Tanto na política quanto nas ciências, Monge se destacou muito, tendo um importante papel na França do final do século XVIII e início do XIX. Ele participou, junto com outros cientistas, da criação do Sistema Métrico em 1791. O Monge foi o organizador do Instituto Egipciano, a pedido de Napoleão Bonaparte. Na volta da expedição francesa ao Egito, o Monge escreveu a Bonaparte: Eis-me transformado em argonauta.

Recebeu o título de Conde de Pelouse, devido aos seus feitos na construção naval. Além de Senador, foi também Ministro da Marinha. Sua obra "A Arte da Fabricação do Canhão" foi fundamental para a Engenharia Militar, grande contribuição para o exército do Napoleão Bonaparte. Foi o fundador da Escola Normal Superior e da Politécnica de Paris. No Brasil, a cadeira de Geometria Descritiva, Perspectiva e Sombras foi introduzida na Escola de Belas Artes da UFRJ ainda quando esta era a Academia Imperial de Ciências Artes e Ofícios, na reforma de ensino de 1890. Antes o seu conteúdo já era ensinado na disciplina de Matemáticas Aplicadas. O nosso primeiro professor de Geometria Descritiva foi o arquiteto italiano Sante Bucciareli. Este deixou obras no Brasil e na Itália, tendo falecido de febre amarela, no Rio de Janeiro em 1894.

Bucciareli foi substituído pelo engenheiro, também italiano, Carlo Cianconi, que lecionou até 1926. O arquiteto Adolfo Morales de Los Rios foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com