TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

- O Monge E O Executivo

Ensaios: - O Monge E O Executivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  1.849 Visualizações

Página 1 de 6

Parte I – O Monge e o Executivo

1. No Livro: O Monge e o Executivo - no capítulo três, os temas voltam-se para a percepção primeira que temos dos fatos e das coisas, ressaltando que as coisas nem sempre são como parecem ser e o cuidado que devemos ter antes de fazer julgamentos rápidos. Apresente uma análise de que maneira o conteúdo desse capítulo, pode ser usado na elaboração de um plano de negócio.

No referido capítulo, a transcrição da conversa entre Simeão e John sobre a importância da opinião contrária é de muita valia para a elaboração de um plano de negócios, já que este tem como partida uma ideia inicial de negócios e o empreendedor, para analisá-la como efetiva oportunidade, procura ter como base opiniões de possíveis clientes, fornecedores, funcionários e financiadores do projeto, entre outros. Neste momento, comentários que vão de encontro aos conceitos existentes na ideia inicial se misturam às opiniões contrárias ao negócio e caberá ao empreendedor utilizar todas estas opiniões em prol do plano de negócios, avaliando-as sem preconceitos, garantindo o equilíbrio às decisões a serem tomadas.

2. No capítulo, “O ambiente”, John, em sua conversa com Simeão, fala sobre suas dificuldades de amar a sim mesmo e aos outros. Simeão, então com sabedoria lhe fala sobre o amor, sobre Deus e sobre a fé, mostrando-nos o quão complexo é viver. Destaque quais são os valores instrumentais e terminais Simeão. E os dos componentes do grupo do projeto integrador.

Simeão Grupo

Valores Terminais Valores Instrumentais Valores Terminais Valores Instrumentais

Ambiente saudável Ambição Vida confortável Dedicação

Fraternidade Coragem União Carinho, amor

Cuidar do próximo Espírito prestativo Felicidade Alegria

Liberdade de escolha Honestidade Respeito Ser educado

Harmonia interior Coerência Reconhecimento Ser responsável

Respeito Cortez Realização profissional Ser competente

Amizade verdadeira Comprometimento Amizade Ser confiável

3. Qual a única regra que Len Hoffman estabeleceu ao grupo por ocasião dos encontros? Justifique se essa regra é praticada em grande parte das empresas e por quais razões?

A regra estabelecida por Simeão foi: “Quero que vocês me prometam que falarão sempre que tiverem vontade”. Muitas empresas vem adotando esta prática a fim de agregar alternativas para resolução de problemas, mas não são em todos os setores ou cargos que os colaboradores podem expressar suas opiniões. Para cargos de liderança e gerencia a abertura de colocar novas ideias e criticas é bem vinda mas, infelizmente, para os colaboradores que estão na base da piramide funcional, que também têm muito a contribuir, esta oportunidade não lhe és dada e em alguns casos os que tentam expor-las são até mal vistos.

Parte II – Missão, visão e valores.

4. Apresente três citações de diferentes autores do conceito de missão. Relate o entendimento do grupo sobre estas citações, e a seguir apresente a missão da empresa do projeto integrador.

Citação 01

“Uma declaração de missão (ou metas oficiais) comunica legitimidade aos interessados externos e internos. A missão descreve o propósito da organização de modo que as pessoas conheçam aquilo que ela propõe e aceitem sua existência. Além disso, os funcionários ingressam e se comprometem com uma organização quando se identificam com as metas declaradas pela empresa”.

(DAFT, 2003, p. 51)

Citação 02

A missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. Serve para clarificar e comunicar os objetivos da organização, seus valores básicos e a estratégia organizacional. Cada organização tem a sua missão própria e específica. A missão pode ser definida em uma declaração formal e escrita, o chamado credo da organização, para que funcione como um lembrete periódico a fim de que os funcionários saibam para onde e como conduzir o negócio.

(CHIAVENATO, 2005, p.63).

Citação 03

A missão nada mais é do que uma ideologia, uma vez que define o caráter permanente de uma empresa. Ideologia, por sua vez, cria uma identidade coerente e imutável que transcende o ciclo de vida de produtos, lideranças individuais, modismos gerenciais e revoluções tecnológicas.

(PORRAS e COLLINS, 1998)

O grupo do projeto integrador entende que missão é a razão de ser, de existir da empresa e a orienta nas estratégias a serem definidas e no comprometimento dos funcionários para com a condução do negócio.

A empresa Hibratec não possui missão definida e, após reunião com o sócio-proprietário, onde foi apontada a importância de tê-la para nortear as ações da empresa, ficou decidido pela criação. Segue abaixo proposta a ser apresentada à empresa:

Missão

Nossa missão é garantir a satisfação de nossos clientes, mantendo seus equipamentos de transportes verticais em perfeitas condições de operação, primando pela segurança de seus usuários.

5. Realize uma pesquisa e apresente a visão de três empresas do mesmo segmento da sua empresa do projeto integrador e relate em que essas se diferenciam da empresa do projeto integrador.

Visão

M&M Elevadores

A M&M CONSERVADORA DE ELEVADORES acredita na importância de tornar-se líder de mercado e de ser um referencial nas áreas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com