TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gauss

Pesquisas Acadêmicas: Gauss. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  3.241 Palavras (13 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 13

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Gauss, veja Gauss (desambiguação).

Carl Friedrich Gauss

Matemática, astronomia, física

Carl Friedrich Gauss, por Christian Albrecht Jensen

Nacionalidade Alemanha Alemão

Residência . Sacro Império Romano-Germânico

Nascimento 30 de Abril de 1777

Local Braunschweig

. Eleitorado da Saxônia

Morte 23 de Fevereiro de 1855 (77 anos)

Local Göttingen

. Reino de Hanôver

Atividade

Campo(s) Matemática, astronomia, física

Instituições Universidade de Göttingen

Alma mater Universidade de Helmstedt

Tese 1799: Demonstratio nova theorematis omnem functionem algebraicam rationalem integram unius variabilis in factores reales primi vel secundi gradus resolvi posse

Orientador(es) Johann Friedrich Pfaff1

Orientado(s) Friedrich Wilhelm Bessel, Richard Dedekind, Johann Franz Encke, Christian Ludwig Gerling, Sophie Germain, Christoph Gudermann, Johann Benedict Listing, Bernhard Riemann, Karl Georg Christian von Staudt, Moritz Stern, Moritz Ludwig Georg Wichmann

Prêmio(s) Prêmio Lalande (1810), Medalha Copley (1838)

Assinatura

Carl Friedrich Gauß, Namenszug von 1794.jpg

Johann Carl Friedrich Gauss (ou Gauß) pronúncia ajuda · ficheiro · ouvir (Braunschweig, 30 de Abril de 1777 — Göttingen, 23 de Fevereiro de 1855), foi um matemático, astrônomo e físico alemão que contribuiu muito em diversas áreas da ciência, dentre elas a teoria dos números, estatística, análise matemática, geometria diferencial, geodésia, geofísica, eletroestática, astronomia e óptica.

Alguns o referem como princeps mathematicorum2 (em latim: "o príncipe da matemática" ou "o mais notável dos matemáticos") e um "grande matemático desde a antiguidade", Gauss tinha uma marca influente em muitas áreas da matemática e da ciência e é um dos mais influentes na história da matemática.3 Ele refere-se à matemática como "a rainha das ciências".4

Índice [esconder]

1 Vida

2 Trabalhos científicos

2.1 Matemática

2.2 Astronomia

2.3 Trabalho de Gauss na física

3 Outras atividades

4 Últimos anos e dias

5 Referências

6 Bibliografia

7 Ligações externas

Vida[editar | editar código-fonte]

Filho de pais humildes,5 seu pai, Gerhard Diederich, era jardineiro e pedreiro, sua mãe Dorothea Benze era analfabeta, não tendo registrado a data de nascimento de Gauss.

Aos sete anos entrou para a escola. Segundo uma história famosa, seu diretor, Butner, pediu que os alunos somassem os números inteiros de um a cem, mal havia enunciado o problema e o jovem Gauss colocou sua lousa sobre a mesa, dizendo: ligget se! Sua resposta, 5050, foi encontrada através do raciocínio que demonstra a fórmula da soma de uma progressão aritmética.6 Butner reconheceu a genialidade do menino de dez anos, passou a incentivá-lo nos seus estudos, junto com seu jovem assistente, Johann Martin Bartels (1769-1856), apaixonado pela matemática. Entre Bartels, com dezessete anos, e o aluno de dez nasceu uma boa amizade que durou toda a vida.

Em novembro de 1804 casou com Johanna Elisabeth Rosina Osthoff (nascida em 8 de maio de 1780) e que faleceu alguns anos depois, em 11 de outubro de 1809. Do primeiro casamento teve três filhos: Joseph, Wilhelmine e Louis. Depois casou com Friederica Wilhelmine Waldeck, com quem teve mais três filhos: Eugen, Wilhelm e Therese.

Disquistiones Artihmaticae.

Estátua de Gauss em Braunschweig.

Trabalhos científicos[editar | editar código-fonte]

Matemática[editar | editar código-fonte]

Aos doze anos Gauss já olhava com desconfiança para os fundamentos da geometria euclidiana; aos dezesseis já tinha tido seu primeiro vislumbre de uma geometria diferente da de Euclides. Um ano mais tarde, começou uma busca crítica das provas, na teoria dos números, que tinham sido aceitas por seus antecessores e tomou a decisão de preencher os vazios e completar o que tinha sido feito pela metade. Aritmética, o campo de seus primeiros triunfos, tornou-se seu estudo favorito e o campo de sua obra prima. Para que a prova fosse absolutamente certa, Gauss acrescentou uma fecunda e engenhosa matemática que nunca foi superada.

Bartels apresentou-o a alguns influentes homens em Brunswick que, impressionados, levaram-no para que Carl Wilhelm Ferdinand, Duque de Brunswick, o conhecesse. O Duque de Brunswick imediatamente assegurou que sua educação no Collegium Carolinum continuaria até ser completada. Nos três anos em que ali esteve dominou os mais importantes trabalhos de Leonhard Euler, Lagrange e, acima de tudo, o Princípia de Newton. Por seus estudos redescobriu, e foi o primeiro a provar, "a jóia da aritmética," o "theorema aureum" e "teorema de ouro", conhecido como a lei da reciprocidade quadrática, que Euler tinha induzido e Legendre tentara provar, sem qualquer resultado.

Com a idade de quinze anos fez um grande avanço em línguas clássicas estudando sozinho e com a ajuda de amigos mais velhos. Teve a oposição de seu pai mas Dorothea Gauss venceu a resistência do marido e o Duque patrocinou dois anos de curso no Gymnasium. Ali ele assombrou a todos por sua maestria nos clássicos.

Tinha inventado (aos dezoito anos) o método dos mínimos quadrados, que hoje é indispensável em pesquisas geodésicas, e em todos os trabalhos em que o "mais provável" valor, de alguma coisa que é medida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com