TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei De Gauss

Pesquisas Acadêmicas: Lei De Gauss. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 01

Campo Elétrico – Lei de Gauss

Pode-se definir campo elétrico como “um campo vetorial”, que consiste em uma distribuição de vetores, sendo um para cada ponto de uma região entorno de um objeto eletricamente carregado, como por exemplo, um bastão de vidro. (Halliday,p.22)

A lei de Gauss é definida pelo Wikipédia como a responsável por estabelecer a relação entre o fluxo de campo elétrico que passa através de uma superfície fechada com a carga elétrica que existe dentro do volume limitado por esta superfície.

Halliday também diz que “a lei de Gauss relaciona o fluxo total ɸ de um campo elétrico de uma superfície fechada(superfície gaussiana) à carga total qenv envolvida pela superfície.

Sendo assim, este trabalho aborda o que pode ocasionar a explosão de uma fábrica na área de indústria alimentícia e quais medidas devem ser promovidas para trazer segurança em relação aos fenômenos elétricos e magnéticos.

Desta forma, caso o ar, um isolante elétrico, sofra uma atuação de um campo elétrico exterior acima da sua capacidade dielétrica, permite-se o fluxo da corrente elétrica.

Por isto, o risco de uma faísca em função do acumulo de carga elétrica no processo deve ser abordado com seriedade pelas organizações.

Supor que o pó (produto) de sua empresa esteja carregado negativamente e passando por um cano cilíndrico de plástico de raio R= 5,0 cm e que as cargas associadas ao pó estejam distribuídas uniformemente com uma densidade volumétrica. O campo elétrico E aponta para o eixo do cilindro ou para longe do eixo? Justificar.

O campo elétrico E aponta para longe do eixo. Isto acontece, pois os elétrons tendem a se desprenderem do átomo passando então para o cano plástico. Pode-se dizer também que as cargas se repelem mutuamente tendendo a se manterem o mais afastado uma das outras, o que acaba por se obter uma distribuição das cargas na superfície.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com