TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gelo

Seminário: Gelo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Seminário  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 5

O gelo seco dá uma resposta rápida e eficaz às necessidades imediatas de frio e de conservação e pode ser utilizado em numerosas outras aplicações, nem sempre devidamente conhecidas, embora, em muitos casos, bastante espectaculares.

O gelo seco é uma das mais extraordinárias fontes de frio conhecidas. Cada quilograma liberta 150 frigorias (655 Kj), o que o torna um produto muito utilizado em todas as situações que requerem frio concentrado, seja para o transporte ou para a armazenagem de produtos perecíveis.

O gelo seco que não é mais do que CO2 no estado sólido compactado na forma de pequenos cilindros, encontra-se a cerca de -80 ºC. Ao sublimar, o gelo seco não deixa resíduos, pois transforma-se directamente em CO2, o mesmo produto que é utilizado para carbonatar as bebidas com gás, libertando três vezes mais frio que o mesmo volume de gelo hídrico e a uma temperatura muito mais baixa. Deste modo, não são necessárias grandes quantidades de gelo seco para produzir frio. Em condições favoráveis e em caixas isotérmicas adequadas, 20 kg podem ser suficientes para manter alimentos congelados durante uma semana.

A sua elevada densidade permite ainda ocupar pouco espaço, o que torna muito usado no transporte de produtos. A sua forma compactada em "pellets" ou em "nuggets" torna-o, também, num produto fácil de manipular e de aplicação imediata, o que associado à rapidez e ao elevado poder de refrigeração que lhe é característico, permite uma enorme variedade de utilizações no domínio do frio. Por outro lado, a libertação de uma atmosfera de CO2 gasoso, quando da sua sublimação, confere ao gelo seco propriedades bacteriostáticas e fungistáticas, o que significa que este tem a capacidade não só de "produzir frio" como ainda de inibir o desenvolvimento de microrganismos.

• Principais aplicações de frio

O gelo seco é particularmente indicado em todas as situações que exigem frio muito concentrado, facilmente disponível, e a muito baixas temperaturas, constituindo uma fonte de frio muito prática, alternativa aos equipamentos de frio tradicionais. Por isso, o gelo seco é muito utilizado nas seguintes situações:

- Transporte e conservação de produtos perecíveis em geral;

- Cadeia de frio da indústria alimentar, da produção à restauração;

- Produção animal, nomeadamente no transporte e conservação de sémen e nos tratamentos veterinários;

- Marcação de animais.

• Segurança

O Gelo Seco é um produto com numerosas utilizações. Contudo, o seu transporte e utilização exigem algumas precauções que importa conhecer.

Cuidado com as queimaduras: Se por acaso manusear gelo seco não deixe de utilizar luvas apropriadas. A baixa temperatura do gelo seco pode facilmente provocar queimaduras de frio na pele. Pela mesma razão, nunca engula ou ponha gelo seco na boca.

O gelo seco pode asfixiar: Em concentrações elevadas o gelo seco pode provocar asfixia, pelo que não deve ser transportado juntamente com os passageiros ou o condutor num veículo fechado. Tenha também cuidado para que este não seja guardado num local sem ventilação exterior onde estejam pessoas ou animais.

Guarde com toda a segurança: Devido ao seu aspecto, facilmente pode ser confundido com o gelo hídrico. Guarde-o fora do alcance de crianças, elas podem engoli-lo, queimar-se ou asfixiar-se. Evite também fechá-lo em recipientes herméticos ou em caves onde os vapores de gelo seco se podem acumular.

• Características

O gelo seco é CO2 no estado sólido, compactado com a forma de pequenos cilindros. Estes podem ter diferentes diâmetros que variam entre 3 e 16 mm.

O gelo seco é facilmente sublimável, perdendo-se muito rapidamente para a atmosfera. Embora dependendo da forma dos cilindros, do seu tamanho, da temperatura exterior e da quantidade utilizada, as perdas de gelo seco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com