TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genoma Humano E Utilização De células

Artigo: Genoma Humano E Utilização De células. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Iremos estudar os mais falados projetos do século passado, Manhattam, Apollo e projeto Genoma. Com investimento altíssimo os dois primeiros serviam principalmente como demonstração de poder. Já o terceiro pode ser uma forma de salvar vidas. Veremos mais detalhes de cada um nas paginas seguintes.

Projeto Manhattam

Ocorreu durante a Segunda Guerra mundial. Com a produção das primeiras bombas atômicas. Projeto bilionário liderado pelos Estados Unidos com apoio do Reino Unido e Canadá.

A seleção dos locais mais importantes para o Projeto Manhattan dos Estados Unidos e Canadá. Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Manhattan

Dois tipos de bombas foram foram desenvolvidas. Com Uranio-235 e Plutonio. A segunda ficou iviável para produção de bombas que implodiam. Já o primeiro tornou-se viável e foi enriquecido utilizando métodos eletromagnético, térmico e gasoso.

Um artigo de 1945 da revista Life, estimou que antes dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki "provavelmente não mais do que uma dúzia de poucos homens em todo o país sabiam o significado do Projeto Manhattan, e, talvez, apenas uns milhares de outros até mesmo estavam cientes de que o trabalho sobre átomos de estava envolvido. Muitos eram testados e nem sabiam. O Projeto Manhattan operava sob forte esquema de segurança.

O primeiro dispositivo nuclear a ser detonado foi uma bomba de implosão no teste Trinity, realizado no Bombardeio de Alamogordo com artilharia de alcance no Novo México em 16 de julho de 1945. Little Boy e Fat Man do tipo de implosão foram utilizados nos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki, respectivamente. Nos anos pós-guerra, o Projeto Manhattan realizou testes de armas em Atol de Bikini, como parte da Operação Crossroads, desenvolveu novas armas, promoveu o desenvolvimento da rede de laboratórios nacionais, apoiou a pesquisa médica em radiologia e lançou as bases para a marinha nuclear. A marinha manteve o controle sobre as armas atômicas americanas de pesquisa e produção, até a formação da Comissão de Energia Atômica em janeiro de 1947.

Bomba nuclear Little Boy Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Manhattan

Em 6 de agosto de 1945, o 393° Esquadrão do bombardeio B-29Enola Gay, pilotado e comandado por Tibbets, decolou com Parsons como armador e a bordo a Little Boy em seu compartimento de bombas. Hiroshima, um importante depósito do exército e porto de embarque, foi o alvo principal da missão. Com a permissão de Farrell, Parsons completou a montagem da bomba no ar para minimizar os riscos durante a decolagem.273 A bomba foi detonada em uma altitude de 530 m, o equivalente a 13 quilotons de TNT, destruiu uma área de aproximadamente de 12 km2 . As autoridades japonesas determinaram que 69% dos edifícios de Hiroshima foram destruídos e outros 6-7% danificados. Cerca de 70.000 à 80.000 pessoas, ou cerca de 30% da população de Hiroshima, foram mortos imediatamente, e outro 70.000 feridos.275

Na manhã de 9 de agosto de 1945, o B-29 Bockscar, pilotado pelo , major Charles W. Sweeney, decolou com um Fat Man a bordo. Desta vez, Ashworth serviu como armador e Kokura era o alvo principal, com a arma já armada, mas com a segurança dos plugues de elétrica não plugados. Por causa da falta de visibilidade provocado pelas nuvens alteraram a rota para Nagasaki. Uma quebra no último minuto sobre as nuvens ao longo de Nagasaki permitiu uma aproximação visual conforme ordenado. A Fat Man foi lançada ao longo da zona industrial a meio caminho do vale da cidade entre a Mitsubishi Steel e Arms Works no sul e no Mitsubishi-Urakami Ordnance Works no norte. A explosão resultante teve um rendimento de explosão equivalente a 21 quilotons de TNT, aproximadamente o mesmo que a explosão da Trinity, mas foi confinado que o Vale de Urakami, e uma grande parte da cidade foi protegida pelas colinas intervenientes. Cerca de 44% da cidade foi destruída; 35.000 pessoas foram mortas e 60.000 feridos.

Milhares de sobreviventes continuam procurando o governo para terem “reconhecimento oficial” que lhes garante serviços médicos e uma pensão mensal. Os lançamentos foram condenados pelo mundo todo. Todos achavam um “exagero de força”. Mas sabemos que armas muito piores existem.

Hoje Barack Obama, o novo presidente dos EUA, finalmente assumiu o poder. Quando eu digo poder não estou querendo dizer que ele apenas comanda o país, mas que ele recebeu os códigos e a maleta que pode lançar mísseis nucleares e literalmente destruir o planeta. Isso sim é poder.

O primeiro teste nuclear Trinity em 16 de julho de 1945 Fofo:http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Manhattan

Projeto Apollo

Esse projeto foi movido pelo sonho de muitos. “Uma viagem até a Lua”. Um objeto de admiração de nações. Sabemos que nem tudo foi sonho algumas cenas podem se parecer até com pesadelo. Com despesa bilionária. Período em que o mundo estava dividido em dois, com um muro bem no centro de Berlim. Esse projeto nada mais foi que uma demonstração de poder. Uma concorrência entre EUA e URSS.

Os objetivos do projeto Apollo eram: Estabelecer a tecnologia para viabilizar os interesses dos EUA no espaço; Obter proeminência no espaço para os Estados Unidos; Desenvolver um programa de exploração científica da Lua; Desenvolver as capacidades do homem para trabalhar no ambiente lunar.

Com varias missões espaciais entre 1961 e 1972 dirigido pela NASA. Culminou com o pouso da Apollo 11 em solo lunar em 20 de ulho de 1969. Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua. Com a célebre frase. "Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade". Ele, e seus dois companheiros, os astronautas Michael Collins e Edwin E. "Buzz" Aldrin.

Mas por trás de todo esse espetáculo houve cenas dramática com a morte de pilotos e animais. Os tripulantes do Apollo 1, Gus Grissom, Ed White e Roger Chaffee morreram no dia 27 de janeiro de 1967 em um incêndio no módulo de comando durante um teste do dispositivo. Alem de projetos paralelos que culminaram com a morte de animais.

Esq. p/ dir.: Grissom, White, Chafee .Foto:http://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_1

Em algumas fontes a Sexta é a ultima missão, o projeto encerrou-se em 1972 com Apolo 17. Ainda que tenha havido três missões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com