TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genética De vírus

Exames: Genética De vírus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

A) Genética de vírus

Os vírus são seres diminutos, visíveis apenas ao microscópio eletrônico, constituídos apenas por duas classes de substâncias GENETICA DE VÍRUS

químicas: ácido nucléico (que pode ser DNA ou RNA) e proteína.

São seres acelulares (que não possuem estrutura celular) e precisam de células que os hospedem. Por isso, todos os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.

.

Material Genético

Cada espécie viral possui um único tipo de ácido nucléico, que pode ser DNA ou RNA, onde estão inscritas as informações necessárias para a produção de novos vírus.

Bacteriófado e Célula

Bacteriófago

Esse vírus (Bacteriófago T4), se reproduz em certas linhagens de bactéria Escheirchia coli. Ao entrar em contato com a bactéria, adere à parede celular por meio de certas proteínas presentes nas fibras de sua cauda. Na cauda desse vírus, estão presentes também enzimas que são capazes de digerir e perfurar a parede da célula bacteriana. O DNA do bacteriófago é injetado no citoplasma celular.

Vírus (Bacteriófago) injetando o seu DNA na célula

Os genes do vírus são transcritos em moléculas de RNA e traduzidos em proteínas virais. Isso ocorre por que a célula não diferencia os genes do invasor de seus próprios genes. Em poucos minutos, a bactéria está totalmente controlada pelo bacteriófago. O passo seguinte será a produção de proteínas que constituirão as cabeças e caudas dos novos vírus. Depois, as cabeças e caudas se agregam ao DNA formando vírions completos.

Cerca de 30 minutos após a entrada de um único vírus, a célula já está repleta de partículas virais. Nesse momento, são produzidas enzimas que iniciam a destruição ou lise (do grego lysys, destruição) da parede bacteriana, que arrebenta e libera centenas de vírions maduros que podem reiniciar o ciclo.

Lise da célula bacteriana, liberando centenas de novos vírions

B ) Genética de procariotos

Em termos evolutivos, os procariotos são os mais antigos organismos da Terra. A maior parte de seu genoma está contida em uma grande molécula de DNA de fita dupla e em forma de círculo, geralmente acompanhado de uma ou de duas outras pequenas moléculas, também circulares: os plasmídios.

. Todos os procariotos são unicelulares, não possuem núcleo organizado nem organelas celulares envoltas por membranas.

c) cromossomo bacteriano e elementos móveis: plasmídios e transposons

Nucleóide ou cromossomo bacteriano: DNA. Contem todas as informações necessárias para a sobrevivência da célula e é capaz de autoduplicação. Seus genes podem ser transferidos associados a plasmídios, transposons e bacteriófagos.

Plasmídios

Moléculas extracromossomais circulares de DNA encontradas em muitas espécies bacterianas.

Podem ser removidos das células sob condições de estresse; Conferem vantagens seletivas;

A replicação pode ocorrer durante a replicação bacteriana ou na conjugação;

Tipos de plasmídios:

- Plasmídio de tipo sexual: são importantes para a transferência de plasmídios a uma célula receptora. São capazes de se integrar no cromossomo.

- Plasmídios R: conferem resistência a antibióticos. Possuem o determinante de resistência e o fator de transferência de resistência RTF.

- Plasmídios Col ou bacteriocinogênicos: plasmídios capazes de produzir inibidores

de crescimento de outras bactérias.

- Plasmídios virulentos: favorecem a infecção em mamíferos.

- Plasmídios de degradação: codificam enzimas degradativas.

Transposons

- Segmentos de DNA móveis dentro do cromossomo;

- Codificam caracteres não essenciais, não autoduplicam;

- Transferem-se ligados a plasmídios e cromossomos podendo carrear genes

próprios e cromossômicos;

- Contém informação para a própria transposição;

- Podem causar mutações;

- Contém genes de resistência a antimicrobianos

- Transposases: enzimas que permitem a transposição romossomo bacteriano são enroladas, espiralado e compactado.

D) bacteriófagos

Os bacteriófagos, geralmente conhecidos como fagos, são vírus que infetam bactérias.

São mais complicados que os plasmídios porque possuem genes codificadores de proteínas utilizadas na construção dassuas próprias estruturas e pela sua replicação. Semelhantes a plasmídios, contudo dependem da célula bacterianahospedeira para efetivamente transportar para fora o seu ADN replicado. Cada fago-tipo só pode replicar numa espéciebacteriana específica ou estirpe.

São três as vantagens na utilização de bacteriófagos em vez de plasmídios como vetores clonantes: os fagos são maisfacilmente introduzidos nas bactérias; grande variedade de genes ou combinação de genes podem ser inseridos no ADNdo bacteriófago para criar moléculas recombinantes de ADN estáveis e os fagos incorporam facilmente ADN estranho.

O sucesso para a utilização de plasmídios é de 10% ou menos, enquanto que para os bacteriófagos é superior a 50%.

Muitos bacteriófagos têm sido utilizados em operações de clonagem de genes, mas os cientistas têm utilizado com maisfrequência o fago l (lambda) - bacteriófago l - que infeta a E. Coli. Os procedimentos para incorporar ADN no genomabacteriófago l é o mesmo que para os plasmídios. Os fagos uma vez no interior das células começam a replicar o seuADN recombinante e novos fagos, cada um contendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com