TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geo Politica

Ensaios: Geo Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  3.034 Palavras (13 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 13

• GEOPOLÍTICA

Artigo: A Geopolítica ambiental.

A geopolítica se concentra na utilização de poder político sob determinado território. Numa visão mais objetiva, a mesma compreende as análises de geografia, história e ciências sociais mescladas com teoria política em vários níveis, indo do nível referente desde o Estado até o internacional-mundial.

Estimula-se também a obrigação dos governos em realizar estudos geológicos e avisar a população sobre os abalos sísmicos com antecedência suficiente para que haja uma correta atividade política do ponto de vista socioambiental ou geográfico.

A geopolítica é um setor importante para nossa sociedade, pois através da geopolítica, podemos ter uma visão para o mundo de remanejamento do espaço para proteger a população humana, as reservas ambientais e os ecossistemas do ponto de vista social, para que, por meio da ideia de integração e cooperação entre as nações, haja um estímulo à preservação dos ambientes terrestre para as atuais e futuras gerações, contra os resultados catastróficos dos conflitos entre países vizinhos ou entre ideologias político-econômicas.

Também adota uma forma de duplo processo de globalização e regionalização, sendo assim impossível não inserir a geopolítica na globalização. A globalização tem um papel muito importante no meio ambiente, pois ele se degrada e se torna “menor”, tornando-se um bem econômico.

Com isso as oportunidades de novas atividades (turismo ecológico, chácaras de recreio e lazer, etc.) no meio rural vão crescendo cada vez mais.

• SOCIEDADE

Artigo: A Sociedade, o Indivíduo e a Educação que Temos e Queremos.

De forma geral é um conjunto de seres que convivem de forma organizada, vivendo sobre regras que nos dizem do certo ou errado, o que devemos e o que não devemos fazer.

A sociedade impõe um sistema capitalista e socialista ao mesmo tempo, onde se diz que cada um tem seus pontos positivos e negativos, sendo assim: Capitalismo tem sua liberdade econômica (livre concorrência) com pouca intervenção do governo na economia; salários dos trabalhadores definidos pelo mercado; preços dos produtos são definidos pela lei da oferta e procura; investimentos nos setores da economia feitos pelo Estado e também pela iniciativa privada; existência de desigualdades sociais, principalmente nos países em desenvolvimento; existência de classes sociais, definidas, principalmente, pela condição econômica das pessoas; meios de produção (fábricas, fazendas) e bancos nas mãos de particulares (propriedade privada); valorização e existência do lucro nos negócios, que ficam para o(s) proprietário(s); existência de pobreza e miséria em grande parte dos países e sistemas de educação e saúde público e privado; e o Socialismo: falta de liberdade econômica com grande intervenção do governo na economia; salários controlados e definidos pelo governo; preços controlados pelo governo; investimentos feitos apenas pelo Estado; baixa desigualdade social; inexistência de classes sociais; fábricas, fazendas, bancos controlados pelo governo; a renda derivada da produção é socializada entre os trabalhadores; o governo garante o necessário (educação, saúde, alimentação) para a sobrevivência das famílias. Baixíssimo índice de pobreza; sistema de educação e saúde público.

Porém sabemos que o ponto em alta é o conhecimento que temos que ter sobre a sociedade, e para isso é preciso que a educação mude, principalmente no nosso país, que está em crise. Muitas escolas estão em estado crítico para que sejam usadas pelos alunos, porém em estados pequenos não há outra solução, ou eles vão para essa escola ou muitas vezes não tem oportunidade de estudar, pois há apenas uma única escola na cidade e é longe de suas casas e por conta disso não vão à escola.

Para isso precisamos que todas as informações sejam para gerar conhecimento, para nos levar a uma sociedade mais justa!

• ECONOMIA

Artigo: “Dólar opera em alta após fechar em R$ 3,10 na véspera”.

Depois de fechar em queda na terça-feira (10/03/15) pela primeira vez em sete sessões, o dólar opera em alta nesta quarta-feira (11/03/20154), com investidores ainda mostrando preocupações com a situação política e econômica brasileira e à espera de novas sinalizações sobre a continuidade das intervenções diárias do Banco Central no câmbio.

O dólar tem subido devido à crise externa que irá afetar a economia do mundo inteiro. Uma das consequências dessa crise financeira é a alta da moeda americana em todo o mundo

O turista brasileiro nos Estados Unidos é um dos mais prejudicados com a alta do dólar, pois consumir está ficando mais caro. O salário em real continua o mesmo, mas o câmbio para a moeda americana está aumentando o valor em moeda brasileira. Assim, está mais caro comprar dólar e comprar em dólar.

As passagens aéreas que são quantificadas em dólar e, que, portanto, estão ficando mais caras. Isso pode gerar mais viagens para dentro do nosso país, em vez de viagens para o exterior.

Uma última consequência vista com a alta do dólar, é a desvalorização da nossa moeda, o Real, é a chegada de muitos turistas estrangeiros, que podem consumir e injetar dinheiro na nossa economia.

• EDUCAÇÃO

Artigo: Os problemas da educação no Brasil.

O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler; 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita. Professores recebem menos que o piso salarial.

Frente aos dados, muitos podem se tornar críticos e até se indagar com questões a respeito dos avanços, concluindo que “se a sociedade muda, a escola só poderia evoluir com ela!”. Talvez o bom senso sugerisse pensarmos dessa forma. Entretanto, podemos notar que a evolução da sociedade, de certo modo, faz com que a escola se adapte para uma vida moderna, mas de maneira defensiva, tardia, sem garantir a elevação do nível da educação.

Para que haja uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com