TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geometria Descritiva

Artigo: Geometria Descritiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO DE ENSINO CANDIDO MENDES

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

A IMPORTÃNCIA DA DISCIPLINA DE DESENHO GEOMÉTRICO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Trabalho realizado como exigência parcial da disciplina de Geometria Descritiva, do Curso de Engenharia Civil da UCAM, ministrada pelo professor

UCAM – SANTA CRUZ, RJ

Outubro/2013

RESUMO

Este artigo tem como objetivo, mostrar a importância da disciplina de Desenho Geométrico na carreira do profissional da Engenharia Civil. Pretende ainda, mostrar o surgimento do Desenho Geométrico e comentar sua importância, assim como a sua história aqui no Brasil, que foi marcada por altos e baixos, gerando como consequência dificuldades de interpretação e de percepção visual aos alunos dos Cursos de Engenharia civil.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Ao depararmo-nos com o tema “A Importância da Disciplina de Desenho Geométrico no Curso de Engenharia Civil”, sentimo-nos na obrigação de estudarmos a questão de sua importância não só nos cursos de Graduação, como também no ensino fundamental e médio, base de toda a cadeia educativa.

Vários pedagogos traçam um paralelo entre as alterações promovidas em 1971 pela Lei 5692/71 – Lei de Diretrizes e Básicas da Educação Nacional, que deixou a cargo de cada escola a opção de incluir o estudo do Desenho Geométrico ou na Disciplina Matemática ou na disciplina Educação Artística e as dificuldades enfrentas pelos jovens quando adentram mais profundamente as áreas de Engenharia e Arquitetura.

Em qualquer das opções e sem um espaço destinado especificamente ao estudo do Desenho Geométrico, esse ficou relevado a um segundo plano.

“As Construções Geométricas executadas com instrumentos como régua e compasso também não seriam mais obrigatórias em vestibulares de Arquitetura e Engenharia na década de 70. São essas decorrências que acentuaram a dispensa do Desenho Geométrico como matéria obrigatória nas escolas”. (ZUIN, 2000)[1].

Apontam esses estudiosos, a importância do ensino das construções geométricas, auxiliando a construção do conhecimento em geometria e mostram as dificuldades encontradas pelos alunos, nos cursos superiores, nos quais a geometria e as construções geométricas são pré-requisitos imprescindíveis .

“Adquirir o conhecimento que permita compreender a linguagem gráfica e comunicar-se com ela é, hoje, essencial. O Desenho Geométrico irá proporcionar essa capacidade e promover o entendimento de outros conhecimentos, em todos os campos da atividade humana. Essa disciplina também ajudará a desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento divergente, a organização e a criatividade.”(Oliveira, 2005).[2]

INTRODUÇÃO

Desde o tempo pré-histórico, o homem utilizava os símbolos gráficos para se comunicar, demonstrando e documentando de uma maneira física, as sensações que lhes eram inerentes, registrando seu cotidiano nas paredes da sua habitação, cujos registros são objetos de estudo até os dias atuais.

A linguagem gráfica é universal, pois independe dos idiomas, além de proporcionar compreensão imediata e interpretação exata dos símbolos usados.

A forma de comunicação estabelecida pelos povos primitivos foi posteriormente aprimorada conforme os seus conhecimentos e limites tecnológicos, possibilitando o surgimento da escrita, que nada mais é do que a combinação de pequenos símbolos desenhados.

O desenvolvimento contínuo das sociedades trouxe ao homem a necessidade de adquirir outros conhecimentos.

Para os gregos que buscavam a racionalidade do universo, com explicações mais rigorosas, surgia a necessidade de dar um novo molde à matemática.

Quando os egípcios e babilônicos construíram as pirâmides e templos, surgiu a necessidade de medir terrenos, o que deu origem ao conceito de Geometria: geos (terra) e metron (medida).

A partir da Geometria, nasce o Desenho Geométrico, que tem sido entendida como forma de concretizar os conhecimentos teóricos da geometria de forma gráfica.

Com um passado tão expressivo, que possibilitou ao homem tantas conquistas, e que partiu do aprimoramento de técnicas primitivas, o Desenho Geométrico continua a desempenhar um importante papel no mundo moderno.

Porém, indagamos se seu ensino tem sido valorizado na educação brasileira, sabendo de sua importância para o desenvolvimento de novas ciências e tecnologias.

O ENSINO DO DESENHO GEOMÉTRICO NO BRASIL

Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1971 (Lei no

5.692/71)[3], os currículos escolares no Brasil foram objetos de grandes mudanças.

Dentre outras, foram criados um núcleo das disciplinas obrigatórias e outro núcleo de optativas, as quais poderiam integrar a parte diversificada do currículo. Como parte do núcleo obrigatório, criou-se a disciplina Educação Artística, a qual passou a integrar os currículos tanto de 1º quanto de 2º graus (o que corresponde hoje ao ensino fundamental e médio, respectivamente).

Em virtude da existência de tal disciplina obrigatória, e haja vista a limitação de carga horária curricular, o Desenho Geométrico passou a constituir disciplina optativa. Deste modo, muitas escolas aboliram o ensino de Desenho Geométrico, e com este o trabalho com as construções geométricas.

As Construções Geométricas executadas com instrumentos como régua e compasso também não seriam mais obrigatórias em vestibulares de Arquitetura e Engenharia na década de 70. São essas decorrências que acentuaram a dispensa do Desenho Geométrico como matéria obrigatória nas escolas (ZUIN, 2000)[4].

A disciplina Desenho Geométrico ocupou espaços de maior ou menor destaque na composição curricular brasileira, ora sendo inserido na Matemática, ora fazendo parte da Educação Artística.

Podemos dizer que o Desenho Geométrico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com