TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geometria Espacial

Artigos Científicos: Geometria Espacial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.310 Palavras (10 Páginas)  •  1.254 Visualizações

Página 1 de 10

geometria espacial

pgs

  Introdução .. .. .. .. .. .. .. .. . 4

  Desenvolvimento .. .. .. .. .. .. .. 5

   #Esfera .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. 6

   #Cone .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. 6

   #Cilíndro .. .. .. .. .. .. .. .. .. 7

   #Prisma .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 7

   #Pirâmide .. .. .. .. .. .. .. .. .. 8

   #Bloco retangular .. .. .. .. .. .. .. .. 9

   #Cubo .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 10

  Considerações finais .. .. .. .. .. .. .. 11

  Referências bibliográficas .. .. .. .. .. .. 12

  Anexos .. .. .. .. .. .. .. .. .. 13

4

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar sobre geometria espacial,esta que envolve tudo que esta em nossa volta.Nos dirá quando foi seu primeiro registro,sua definição,os grandes matemáticos que se envolveram naquela época e explicando a definição de cada elemento principal dessas figuras espaciais,como por exemplo,o cubo,o cone,a esfera,o cilíndro,a pirâmide,enfim.E assim poderemos tirar as nossas dúvidas em relação ao assunto.

5

DESENVOLVIMENTO

A Geometria Espacial,ou tambem conhecida por Geometria Euclidiana é o estudo dos objetos espaciais,esta que apresenta objetos de terceira dimensão e é responsavel pelo calculo do volume(medida do espaço ocupado por um sólido).Essas figuras recebem o nome de sólidos geométricos ou figuras geométricas espaciais e são conhecidas como:Prisma,bloco retagular,cubo,pirâmide, cilindro e esfera.

Se observarmos cada figura citada acima,iremos perceber que cada uma delas tem a sua forma representada em algum objeto na nossa realidade,como:

Prisma: caixa de sapato,caixa de fósforo;

Cone: casquinha de sorvete;

Cilindro: cano pvc,canudo;

Esfera: bola de isopor ,bola de futebol;

Bloco retangular:prédios,tijolos;

Cubo:dado;

pirÂmide:pirâmides do Êgito.

   A Geometria Espacial é considerada uma ampliação da geometria plana que,por sua vez,estuda objetos composto somente por duas dimensões,como retas,curvas,segmentos de reta,pontos,enfim.Os principais tipos de cálculos que podemos realizar são:comprimentos de curva,áreas de superfícies e volumes de regiões sólidas.

   Os primeros registro de estudo da geometria espacial é de aproximadamente dois mil anos antes de Cristo,pelos Povos habitantes da mesopotânia.Foi praticamente descoberta pelos Povos egípcios,e adotada pelos Povos gregos,que colocaram o nome de GEOMETRIA(medida da terra).Esses estudos foram encontrados em papiros e são a base de tudo que se sabe hoje sobre Geometria Espacial.Ha dois papiros que se destacam hoje,o “Papiro de Rhind” e o “Papiro de Moscou”.

   O Papiro de Moscou foi escrito por um estriba por volta de 1850 antes de Cristo.Muitos dos seus 25 problemas matemáticos foram impossiveis de interpreta-los,pois por sua linguagem utilizada,que é hierádico,e por sua degradação do documento.O Papiro de Moscou se tornou conhecido por ter uma formula para calcular o tronco de uma pirâmide quadrada.

   E o Papiro de Rhind é um dos documentos mais importantes e fundamentais sobre os conhecimentos matemáticos egípcios.Este que é

   

   

   6

composto por uma série de informações sobre aritmética,equações,trigonometria,dentre outros...

   Podemos dizer que alguns filósofos e matemáticos se destacaram quando falamos do estudo da matemática na Grécia,este que são Pitágoras,Platão,Arquimedes e Euclides(este que fez um livro importantíssimo).

   Como ja sabemos que o cubo,cone,esfera,bloco retangular,enfim,faz parte da geometria espacial,agora iremos dar a definição de cada um deles.

ESFERA :

Esta que é um sólido geométrico formado por uma superfície de curva contínua cujo os pontos estão equidistantes de um outro fixo e interior chamado centro,ou seja,é uma superfívie fechada de tal forma que todos os pontos estão a mesma distância de seu centro,ou ainda,de qualquer ponto de vista de sua superfície,a distãncia ao centro é a mesma.Uma esfera é um objeto tridimensional perfeitamente simétrico.Na matemática,o termo se refere á superfície de uma bola.

   

   

Esfera = Bola de futebol

CONE:

   Esta que podemos considerar uma região plana limitada só por uma curva suave(sem quinas),e fechada a um ponto P fora desse plano.

   

   

   7

   

Cone = Pinheiro de natal(em forma de cone)

O cone quando observarmos a posição relativa do eixo em relação à base, os cones podem ser classificados como retos ou oblíquos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com