TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

George Gamov

Dissertações: George Gamov. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  3.425 Palavras (14 Páginas)  •  1.054 Visualizações

Página 1 de 14

ESCOLA ESTADUAL

JOÃO GUIDOTTI

GEORGE ANTHONY GAMOW:

O Universo Primordial

Victor Augusto Benedicto dos Santos

Piracicaba - SP

2013

VICTOR AUGUSTO BENEDICTO DOS SANTOS

GEORGE ANTHONY GAMOW:

O Universo Primordial

Monografia apresentada a Escola Estadual João Guidotti,

como parte dos requisitos para avaliação no 4ºbimestre.

Orientador: Prof. Paulo Henrique Ferraz Rosa

Piracicaba – SP

2013

Resumo

Graças ao físico George Gamow, cativado pela astronomia e seus chutes abstratos, nos foi mostrado que é possível estar certo mesmo quando todos te acham estar errado.

Com o seu ex-aluno e alguns colegas publicou uma das teses mais importantes para a física, colaborando com a teoria da expansão do universo, para o entendimento da nucleossíntese estelar, o processo em que é criado os elementos químicos atuais e os que ainda não conhecemos, e a previsão da descoberta da radiação cósmica de fundo, suposto fóssil do big bang, que traz consigo rastros do grande acontecimento

Mesmo muito tempo depois de sua morte, seu legado não foi deixado de lado, muito menos esquecido, tornando-se assim, um dos mais importes físicos colaboradores para a física moderna.

Sumário

Introdução 6

George Gamow 7

O Big Bang 12

A Gênese 12

O surgimento dos primeiros elementos químicos 14

Nucleossíntese 16

A Nucleossíntese Estelar 16

As transformações 17

Radiação Cósmica de Fundo 19

Conclusão 21

Referências 22

Anexos 24

Introdução

Um dos grandes mistérios hoje da humanidade, é como o universo foi criado, e isso a física tenta nos mostrar desde muito tempo com a grande teoria da expansão.

Depois de a teoria ter crescido nas mãos de várias pessoas e até esquecida por um tempo, um grande físico chamado George Gamow se dispôs a levar a teoria até o fim, e foi o que ele fez, descobrindo por consequência muitas outras coisas que hoje, são fundamentais para muitas áreas de estudo e trabalho.

George Gamow

George Anthony Gamow (04/03/1904 – 19/08/1968) foi um físico russo-norte-americano que se especializou em Física Moderna.

Nasceu na cidade de Odessa, no Império Russo, hoje na Ucrânia. Seu amor pela ciência manifestou-se cedo. A astronomia, por exemplo, o cativou depois que seu pai lhe deu um pequeno telescópio para seu 13 º aniversário.

Além de desenvolver a teoria do big bang do universo em expansão, Gamow fez enormes contribuições para a compreensão do núcleo do átomo, a atividade de estrelas, a criação dos elementos, e o código genético da vida. Ele também lançou as bases para a teoria de reações termonucleares, e sua fórmula que descreve a dependência da temperatura de reações de fusão que tem sido a pedra angular da bomba termonuclear e trabalho reator.

Em 1921-1922, ele estudou na Universidade de Odessa Novorossia e 1922-1928 teve aulas na Universidade de Leningrad. Em 1928, ele frequentou a escola de verão em Göttingen, na Alemanha, na época o foco da nova teoria quântica. Lá ele conseguiu explicar a radioatividade nuclear como um fenômeno da mecânica quântica.

O significado de seu trabalho era evidente para Niels Bohr, que era para a física teórica o que Rutherford estava para a física experimental. Bohr ofereceu a Gamow uma parceria no Instituto de Física Teórica da Universidade de Copenhagen de 1928 -1929. Lá Gamow inventou o que viria a ser conhecido como o modelo de gota líquida do núcleo. Mais tarde, Bohr e o teórico americano John A. Wheeler usou o modelo para explicar o fenômeno da fissão nuclear.

Enquanto no instituto de Bohr, Gamow colaborou com o físico austríaco Fritz Houtermans e o astrofísico Inglês Robert Atkinson no primeiro cálculo de reações termonucleares estelares. Essa teoria repousava em grande parte dos conhecimentos anteriores de Gamow para o mecanismo de reações nucleares e alguns anos mais tarde mostrou o caminho para Carl von Weizäcker e Hans Bethe.

Na insistência de Bohr, Gamow passou 1929-1930 como um Rockefeller Fellow na Universidade de Cambridge, o lar de Ernest Rutherford e seus colaboradores do Laboratório Cavendish.

Gamow conseguiu demonstrar a Rutherford a viabilidade de uma proposta avançada por John Cockcroft e Ernest Walton, dois colegas de trabalho de Rutherford, para construir um acelerador de prótons a fim de estudar o núcleo atômico.

Assim Gamow desempenhou um papel importante nos aspectos teóricos da experiência de 1932, em que Cockcroft e Walton dividiram o núcleo de lítio-7 em duas partículas alfa, bombardeando-o com prótons de alta energia. (Essa realização ganhou atenção generalizada quando foi apresentada em um artigo de 1932. Einstein disse no The New York Times que os resultados fornecidos foram as evidências mais forte até agora apresentados para a equivalência entre massa e energia.) Gamow tinha se estabelecido como um dos líderes no campo em rápida expansão de física nuclear antes de seu 25 º aniversário.

Muitos intelectuais fugiram da Europa como comunista e a opressão fascista intensificou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com